Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

+2
Tissot
Gonçalo Elias
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 10:05 am

Há um debate antigo sobre o nome português correcto do Falco subbuteo.

O nome que eu aprendi para a espécie é falcão-tagarote, no entanto há quem defenda que esse nome se aplica ao Falco pelegrinoides e que F. subbuteo é ógea.

A verdade é que já o Reis Júnior no seu Catálogo publicado em 1931 utiliza o nome tagarote para o subbuteo e não menciona ógea.

Em relação ao nome ógea, ainda não consegui perceber de onde é que ele vem e quem o usa pela primeira vez.
Segundo o dicionário online da priberam, a palavra ógea é de origem obscura e é sinónimo de falcão-tagarote.

Em que ficamos?

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Ogea_p10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Tissot Dom Abr 25, 2021 11:48 am

Cândido de Figueiredo, no Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de 1913, refere “ógea f. Ave de rapina”.

Na "Arte da Caça de Altanaria", de Diogo Fernandes Ferreira, datado de 1616, refere que: "As ógeas são aves de rapina no voar velocíssimas. Sua caça é todo o género de passarinhos, são do tamanho de francelhos, no talho semelhantes aos falcões". Este dado vem referido no “Nomes Portugueses das Aves do Paleártico Ocidental” de Costa et al.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Jorge Saraiva gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 1:09 pm

"Do tamanho de francelhos" suscita uma questão: o que são francelhos?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Tissot Dom Abr 25, 2021 1:36 pm

Na mesma publicação de Diogo Fernandes Ferreira:
“Os gaviões são como francelhos maiores algum pouco, os esmerilhões são mais pequenos de todas as aves de rapina...”
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 1:46 pm

Tissot escreveu:Na mesma publicação de Diogo Fernandes Ferreira:
“Os gaviões são como francelhos maiores algum pouco, os esmerilhões são mais pequenos de todas as aves de rapina...”

Não esclarece o que são francelhos...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Tissot Dom Abr 25, 2021 1:55 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:Na mesma publicação de Diogo Fernandes Ferreira:
“Os gaviões são como francelhos maiores algum pouco, os esmerilhões são mais pequenos de todas as aves de rapina...”

Não esclarece o que são francelhos...

...pois não...mas a tua pergunta era sobre a ógea...e só referi este ponto porque dá a indicação que o tamanho do francelho, do gavião e da ógea seriam semelhantes para o autor.

Mas na publicação vi utilizado o termo francelho e francelho lagarteiro.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 2:09 pm

Correcto, a minha pergunta era sobre ógea.

A dúvida aqui é se a obra do Diogo Fernandes Ferreira é uma boa referência para nomes vernáculos.
Se a resposta é sim, então nas referências a outras espécies tem de ficar bem claro a que espécies se refere.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Tissot Dom Abr 25, 2021 2:58 pm

Na mesma publicação:

“Nas ilhas de Cabo Verde criam falcões tagarotes, que são mui excelentes perdigueiros...”

“A primeira e segunda parte, tratei da criação e caça de gaviões e açores, nesta se dirá da de falcão, debaixo do qual o nome se contém sete géneros deles, Nebris, outros Bafaris, Tagarotes, alguns Gerifaltes, outros Bornis, e também Alfaneques, outros Sacres, e Aletos, os quais são tão diferentes na grandeza, talhe e plumagem, como dissonantes no nome, e todos serem naquela real caça de altanaria, que os reis e grandes do mundo tanto estimam, uns tomando as garças metidas nas nuvens, outros os grous, andando às voltas com eles nesse ar, deles aserrando (?) os cisnes, cegonhas pretas, outros nas abetardas, e patas bravas...”

Ele coloca o tagarote no mesmo "lote" de Nebri (Falco peregrinus peregrinus), Bafari (Falco peregrinus brookei), gerifalte, Borni (será uma subespécie de alfaneque?), alfaneque, sacre e Aleto (Falco femoralis??). E as presas não encaixam nas presas caçadas por Falco subbuteo.

na publicação "Nomes Portugueses das Aves do Paleártico Ocidental” de Costa et al. referem:

" O termo Tagarote muitas vezes utilizado para designar esta espécie é incorrecto e deriva possivelmente de um erro de interpretação dos antigos livros de cetraria", indicando como fonte bibliográfica um artigo para a problemática do nome "tagarote" que não consigo ter acesso online:

Coelho, A. B. 1971. Estudos Sobre o Género Falco I - o falcão-tagarote Falco peregrinoides Temminck. Cyanopica Vol. 1 (3) 85-90.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Jorge Saraiva gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 3:07 pm

Bem, a lista de Costa et al. atribui o nome tagarote ao Falco pelegrinoides.

No entanto, se olharmos para esta parte que citaste:
“Nas ilhas de Cabo Verde criam falcões tagarotes, que são mui excelentes perdigueiros...”
parece-me que o Diogo Fernandes Ferreira se refere a outra espécie.

É que o Falco pelegrinoides não cria nem nunca criou em Cabo Verde. Nesse arquipélago nidifica sim o Falco peregrinus.



Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Tissot Dom Abr 25, 2021 3:11 pm

Gonçalo Elias escreveu:Bem, a lista de Costa et al. atribui o nome tagarote ao Falco pelegrinoides.

No entanto, se olharmos para esta parte que citaste:
“Nas ilhas de Cabo Verde criam falcões tagarotes, que são mui excelentes perdigueiros...”
parece-me que o Diogo Fernandes Ferreira se refere a outra espécie.

É que o Falco pelegrinoides não cria nem nunca criou em Cabo Verde. Nesse arquipélago nidifica sim o Falco peregrinus.




pelegrinoides não é uma subespécie de Falco peregrinus? Very Happy
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Tissot Dom Abr 25, 2021 3:14 pm

Gonçalo Elias escreveu:
No entanto, se olharmos para esta parte que citaste:
“Nas ilhas de Cabo Verde criam falcões tagarotes, que são mui excelentes perdigueiros...”
parece-me que o Diogo Fernandes Ferreira se refere a outra espécie. [/i].

Pois, mas aproxima-se certamente mais de uma espécie próxima de Falco peregrinus do que Falco subbuteo.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por pedro121 Dom Abr 25, 2021 3:19 pm

Gonçalo Elias escreveu:Bem, a lista de Costa et al. atribui o nome tagarote ao Falco pelegrinoides.

No entanto, se olharmos para esta parte que citaste:
“Nas ilhas de Cabo Verde criam falcões tagarotes, que são mui excelentes perdigueiros...”
parece-me que o Diogo Fernandes Ferreira se refere a outra espécie.

É que o Falco pelegrinoides não cria nem nunca criou em Cabo Verde. Nesse arquipélago nidifica sim o Falco peregrinus.

Em Cabo Verde nidifica F. p. madens que tal como F. p. brookei tem semelhanças com F. p. pelegrinoides sendo provavelmente distinguindo pelo autor com base na origem já que isso pode ter diferenças no tamanho e técnicas de caça.

De qualquer modo toda a descrição do comportamento deixa claro de que não se esta a referir a um Falco subbuteo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Jorge Saraiva gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por pedro121 Dom Abr 25, 2021 3:26 pm

Gonçalo Elias escreveu:

No entanto, se olharmos para esta parte que citaste:
“Nas ilhas de Cabo Verde criam falcões tagarotes, que são mui excelentes perdigueiros...”
parece-me que o Diogo Fernandes Ferreira se refere a outra espécie.


A outra espécie que não Falco subbuteo. Smile Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 3:31 pm

Tissot escreveu:pelegrinoides não é uma subespécie de Falco peregrinus? Very Happy

Há quem o trate como uma espécie distinta, seja como for não é esse taxon que nidifica em Cabo Verde e sim o Falco peregrinus madens.

Fico sem perceber a associação do nome tagarote ao pelegrinoides.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 3:33 pm

pedro121 escreveu:De qualquer modo toda a descrição do comportamento deixa claro de que não se esta a referir a um Falco subbuteo.

Não estou a questionar isso.

O meu ponto é que se tomamos a nomenclatura do DFF como uma boa referência, então temos de esclarecer duas coisas, pelo menos:
- a que espécie ou espécies se aplica o nome tagarote
- o que é um francelho
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Tissot Dom Abr 25, 2021 3:40 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:pelegrinoides não é uma subespécie de Falco peregrinus? Very Happy

Há quem o trate como uma espécie distinta, seja como for não é esse taxon que nidifica em Cabo Verde e sim o Falco peregrinus madens.

Fico sem perceber a associação do nome tagarote ao pelegrinoides.

Só estava a tentar ajudar.Very Happy Mas se tivermos em conta esta publicação de 1616, não consigo associar de todo o termo "tagarote" a Falco subbuteo.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Jorge Saraiva gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 3:53 pm

Tissot escreveu:Só estava a tentar ajudar.Very Happy  Mas se tivermos em conta esta publicação de 1616, não consigo associar de todo o termo "tagarote" a Falco subbuteo.

Essa parte ficou claríssima e eu agradeço Very Happy

Eu só fico é sem perceber muito bem em que medida o livro do DFF é uma boa referência para nomes vulgares - tanto mais que, segundo julgo saber, se trata de uma obra traduzida (do português antigo?), e por isso fica por esclarecer até que ponto a tradução é rigorosa. Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 4:12 pm

Tenho por aqui uma outra referência que é o "catálogo das Aves de Portugal existentes actualmente no Museu de Coimbra", da autoria de Albino Giraldes e com data de 1879.

Nesta lista consta o Falco subbuteo com o nome de Falcão tagarote. Não aparece o nome ógea.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Tissot Dom Abr 25, 2021 4:25 pm

Gonçalo Elias escreveu:
- o que é um francelho

Pelo que percebi será certamente um peneireiro, ou tinnunculus ou naumanni.

Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:Só estava a tentar ajudar.Very Happy  Mas se tivermos em conta esta publicação de 1616, não consigo associar de todo o termo "tagarote" a Falco subbuteo.

Essa parte ficou claríssima e eu agradeço Very Happy

Eu só fico é sem perceber muito bem em que medida o livro do DFF é uma boa referência para nomes vulgares - tanto mais que, segundo julgo saber, se trata de uma obra traduzida (do português antigo?), e por isso fica por esclarecer até que ponto a tradução é rigorosa. Rolling Eyes

Fiquei com a sensação que estava a ler uma edição original de 1616.

Eu estava a tentar responder à tua pergunta no post inicial:
"Em relação ao nome ógea, ainda não consegui perceber de onde é que ele vem e quem o usa pela primeira vez."

Julgo que esta publicação de 1616 parece ser um bom ponto de partida.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 4:30 pm

Tissot escreveu:"Em relação ao nome ógea, ainda não consegui perceber de onde é que ele vem e quem o usa pela primeira vez."

Julgo que esta publicação de 1616 parece ser um bom ponto de partida.

De acordo quanto a esta parte (com a ressalva de que nessa altura ainda não havia nomes científicos e por isso todas as correspondências de nomes são 'tentative', por assim dizer).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 4:42 pm

Resumindo o que até aqui conseguimos apurar (acrescento algumas referências que aqui tenho).

1616 - Diogo Fernandes Ferreira usa o nome ógea, provavelmente é a publicação mais antiga em que aparece este nome; pela descrição presume-se que se trate do Falco subbuteo (digo presume-se porque na altura não havia nomes científicos)

1862 - Nas Instrucções Práctias, de Barboza du Bocage, já aparece o nome falcão-tagarote para o Falco subbuteo.

1879 - Albino Giraldes na lista das aves do Museu de Coimbra refere-se ao F. subbuteo como falcão-tagarote

1931 - Reis Júnior volta a usar o nome falcão-tagarote para esta espécie

1989 - o primeiro atlas de nidificantes recupera o nome ógea; penso que este atlas segue a lista do Sacarrão (a qual não tenho aqui para confirmar)

Resumindo: ao longo dos últimos 400 anos houve diversas publicações que usaram um e outro nome.

Fica ainda por esclarecer quando é que o nome tagarote começa a ser usado para designar Falco subbuteo.

Obrigado Matthias pela ajuda  Smile - Já agora, não tens aqueles guias fotográficos do Círculo de Leitores que têm uma barra verde? Podes por favor confirmar o nome que lá vem? Tenho ideia que é tagarote.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

lrodrigues gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Tissot Dom Abr 25, 2021 4:46 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:"Em relação ao nome ógea, ainda não consegui perceber de onde é que ele vem e quem o usa pela primeira vez."

Julgo que esta publicação de 1616 parece ser um bom ponto de partida.

De acordo quanto a esta parte (com a ressalva de que nessa altura ainda não havia nomes científicos e por isso todas as correspondências de nomes são 'tentative', por assim dizer).

Mas eu não me estou a basear só nos nomes, também me estou a basear em descrições, comparações e comportamentos descritos na obra.

por exemplo:

“Por industria dos caçadores entram os gaviões em as buracas dos francelhos e os trazem presos à terra, e para fazerem isto, se ensinam, o que se faz tomando um francelho dos lagarteiros...”

Sabes bem que lagarteiro é um dos nome por que é conhecido o Falco tinnunculus.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Tissot Dom Abr 25, 2021 4:51 pm

Não tenho os tais guias do C de Leitores.


Última edição por Tissot em Dom Abr 25, 2021 4:53 pm, editado 1 vez(es)
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 4:52 pm

Tissot escreveu:Sabes bem que lagarteiro é um dos nome por que é conhecido o Falco tinnunculus.

Sei, sei, mas também sei que com essa descrição que é dada não consegues excluir naumanni.

Os nomes vulgares no passado muitas vezes eram usados indistintamente para duas ou mais espécies próximas entre si.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 25, 2021 4:52 pm

Tissot escreveu:Sim, Sacarrão e Soares usa o termo Ógea.

Ah, obrigado pela confirmação.

Vem acompanhado de alguma anotação que explique a origem do nome?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea? Empty Re: Falco subbuteo: falcão-tagarote ou ógea?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos