Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espécie representante do esquema do guia

2 participantes

Ir para baixo

Espécie representante do esquema do guia Empty Espécie representante do esquema do guia

Mensagem por Miguel Ruivo Qui Nov 25, 2021 10:58 am

Boa tarde! encontro-me a fazer um trabalho e de facto surgiu-me uma questão: No guia de campo de aves da assírio e alvim figura um passeriforme em que este apresenta uma data de marcas de plumagem, a minha questão é se existe alguma ave que possua de facto essas marcas ou se é apenas para efeito esquemático e representativo, para dar ao leitor a conhecer as possíveis manchas que um passeriforme pode ter?

Agradeço todo o tempo despendido a ler a minha questão,

Grande abraço!

Miguel Ruivo

Número de Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécie representante do esquema do guia Empty Re: Espécie representante do esquema do guia

Mensagem por Paulo Alves Qui Nov 25, 2021 12:18 pm

Olá Miguel.
A que ilustração especificamente te referes?
Se te referes aos desenhos da contracapa estes procuram informar o leitor/observador acerca da topografia de uma ave.
Neles encontras os nomes dados a cada grupo de penas que cobrem uma ave e marcações de plumagem.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Miguel Ruivo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Espécie representante do esquema do guia Empty Re: Espécie representante do esquema do guia

Mensagem por Miguel Ruivo Qui Nov 25, 2021 3:27 pm

Olá Paulo! Sim são esses mesmos, as da contracapa! Então são esquemáticos, correcto? não representam uma espécie concreta, é isso? Obrigado pela resposta rápida!

(Btw parabéns pelas tuas ilustrações tenho ali um suplemento do publico, creio eu, com uma das tuas aves)

Miguel Ruivo

Número de Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécie representante do esquema do guia Empty Re: Espécie representante do esquema do guia

Mensagem por Paulo Alves Qui Nov 25, 2021 4:20 pm

A felosa no canto superior esquerdo é uma Phylloscopus proregulus, a do canto superior direito é uma escrevedeira Emberiza sp. e a meio da página um tordo/melro Turdus sp.
No canto inferior esquerdo tens representada a parte superior da asa de um passeriforme típico.

Na secção das limícolas e das gaivotas é também apresentado um esquema das plumagens e topografia destes grupos, que são diferentes dos passeriformes, embora apresentem os mesmos grupos de penas.


Espero ter ajudado.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Miguel Ruivo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Espécie representante do esquema do guia Empty Re: Espécie representante do esquema do guia

Mensagem por Miguel Ruivo Sex Nov 26, 2021 2:26 am

Ui ajudaste imenso! muito obrigado Paulo!! Grande abraço!

Miguel Ruivo

Número de Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécie representante do esquema do guia Empty Re: Espécie representante do esquema do guia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos