Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em busca do Bufo Real

3 participantes

Ir para baixo

Em busca do Bufo Real Empty Em busca do Bufo Real

Mensagem por luis correia Qui Abr 21, 2022 11:02 am

Bom dia.
Nunca vi nenhum bufo real, é uma espécie que tenho muita vontade de ver.
Não muito longe de onde vivo há uma zona onde os estão a registar no ebird (registo de 4 em 11 minutos no dia 9).
Como não tenho experiência com a espécie gostava que me dessem umas dicas para os conseguir encontrar.
Qual é a melhor hora? Estão activos de dia? Quando costumam vocalizar? Agora é boa altura? Onde se costumam meter? Tenho que procurar nos buracos das falésias? ..
A zona são umas margens de um rio seco.

Em busca do Bufo Real R25c3210

Muito obrigado.
luis correia
luis correia

Número de Mensagens : 599
Idade : 38
Local : Alicante - Espanha
Data de inscrição : 12/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Bufo Real Empty Re: Em busca do Bufo Real

Mensagem por HL Qui Abr 21, 2022 11:26 am

Assumindo que é esse o local onde são vistas as aves o melhor é utilizares um ponto de vantagem (alto com boa visibilidade) para varreres visualmente a escarpas opostas à tua posição.
Geralmente utilizam "parapeitos" escondidos. Procura marcas de presença, dejetos (manchas brancas), restos de presas.
Nesta altura do ano, e tendo em conta o número, deve ser um casal com crias. Se estiveres muito perto do local, as crias vão ficar imóveis, e os adultos saem do local antes que te aproximes. Deves sermpre manter uma boa distância e não prolongar muito a observação se atrapalhar o regresso dos adultos às imediações do ninho.
HL
HL

Número de Mensagens : 1448
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Gonçalo Elias, PNicolau e luis correia gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Bufo Real Empty Re: Em busca do Bufo Real

Mensagem por luis correia Qui Abr 21, 2022 11:10 pm

Obrigado pelas dicas.
Pois, também pensei que fosse um casal com as crias.
Essa foto é do local, mas não sei se estão exatamente aí, foi só para mostrar o tipo de habitat.
Há um percurso pedestre por aí, imagino que estejam mais ou menos habituados ao movimento de pessoas pela zona.
Mas claro, se encontrar o ninho vou tentar perturbar o menos possível.
luis correia
luis correia

Número de Mensagens : 599
Idade : 38
Local : Alicante - Espanha
Data de inscrição : 12/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Bufo Real Empty Re: Em busca do Bufo Real

Mensagem por João Tomás Qui Abr 21, 2022 11:22 pm

HL escreveu:Assumindo que é esse o local onde são vistas as aves o melhor é utilizares um ponto de vantagem (alto com boa visibilidade) para varreres visualmente a escarpas opostas à tua posição.
Geralmente utilizam "parapeitos" escondidos. Procura marcas de presença, dejetos (manchas brancas), restos de presas.
Nesta altura do ano, e tendo em conta o número, deve ser um casal com crias. Se estiveres muito perto do local, as crias vão ficar imóveis, e os adultos saem do local antes que te aproximes. Deves sermpre manter uma boa distância e não prolongar muito a observação se atrapalhar o regresso dos adultos às imediações do ninho.

Só quero acrescentar ao que o Hugo disse que se existirem crias no local costumam ficar bastante vocais ao entardecer. Experimenta ir uma hora antes do pôr-do-sol e fica atento e à escuta de sons meios assanhados. Experimenta antes treinar o chamamento dos juvenis no xenocanto, que são super típicos.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

HL e luis correia gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Bufo Real Empty Re: Em busca do Bufo Real

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos