Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cotovias ?

4 participantes

Ir para baixo

Cotovias ? Empty Cotovias ?

Mensagem por Francisco Pires Dom maio 15, 2022 12:30 pm

Local: Rosmaninhal - Vale David, Idanha-A-Nova
Data: 2022-05-06
A vossa opinião sobre estas duas Galeridas. Mesmo local mas separadas cerca de 1km uma da outra.

A da foto #2 diria ser theklae.
A da foto #1 é a que me deixa mais dúvidas. Embora a forma e tamanho do bico, coloração diferente das mandíbulas, inferior (clara) e superior (escura), possam ser notadas, pode ser uma questão de luz e ângulo fotográfico. O padrão riscado do peito é mais disperso, menos "riscado" que no indivíduo da foto #2.

Obrigado.

foto #1
Cotovias ? _a4a5113

foto #2
Cotovias ? _a4a5114
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 474
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotovias ? Empty Re: Cotovias ?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom maio 15, 2022 2:01 pm

Eu diria que são ambas theklae mas tens mais fotos do #1?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cotovias ? Empty Re: Cotovias ?

Mensagem por Francisco Pires Dom maio 15, 2022 2:46 pm

Gonçalo Elias escreveu:Eu diria que são ambas theklae mas tens mais fotos do #1?

Olá Gonçalo,

Tenho apenas mais esta, muito desfocada e de frente. Mesmo assim observa-se a mandíbula inferior ser clara e a superior escura.

Obrigado.

foto #3
Cotovias ? _a4a5115
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 474
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotovias ? Empty Re: Cotovias ?

Mensagem por Paulo Alves Dom maio 15, 2022 4:18 pm

Ambas Galerida theklae.

Notar na ave da foto #1 a crista em leque, o anel ocular marcado (parece um óculo em volta do olho), a 1ra primária mais comprida que as coberturas primárias...
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Cotovias ? Empty Re: Cotovias ?

Mensagem por Francisco Pires Dom maio 15, 2022 6:33 pm

Paulo Alves escreveu:Ambas Galerida theklae.

Notar na ave da foto #1 a crista em leque, o anel ocular marcado (parece um óculo em volta do olho), a 1ra primária mais comprida que as coberturas primárias...

Viva, Paulo Alves,
Obrigado pela informação adicional enviada.
A interpretação das diferenças (distinção) entre as duas gareridas continua a ser um exercício difícil para mim. Pedia-lhe que comentasse estas minhas observações/dúvidas.

Pela crista não vejo o leque da theklae em nenhuma das fotos. A da foto #1 eu vejo "espigada" (a pena de cima bem mais comprida que as restantes), não em leque (penas de comprimento semelhante). Igualmente espigada a da foto #2.
Pelo anel ocular marcado, é em ambas as fotos muito semelhante, mas ambas as theklae e cristata o têm, e é-me difícil graduar o "grau de marcação" do anel ocular para o poder usar como elemento de distinção.
A 1.ra primária mais comprida que as coberturas primárias: É primeira vez que vejo esta característica referida. No Handbook of Western Paleartic Birds, que consulto como referência, nada se refere a este respeito. Pode indicar-me uma publicação que o refira?
Nos dois indivíduos, para além do bico, noto ainda que o padrão do manto no da foto #1 é menos marcado que no da foto #2. Será relevante?
Mais uma vez obrigado.
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 474
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotovias ? Empty Re: Cotovias ?

Mensagem por Paulo Alves Dom maio 15, 2022 7:30 pm

Francisco Pires escreveu:Pela crista não vejo o leque da theklae em nenhuma das fotos. A da foto #1 eu vejo "espigada" (a pena de cima bem mais comprida que as restantes), não em leque (penas de comprimento semelhante). Igualmente espigada a da foto #2.

A crista em ambas as espécies pode ser caracterizada por espigada, mas enquanto que a cristata mostra um espigão de penas isolado da nuca a theklae apresenta uma crista completa, "cheia" de penas até à nuca, daí o "leque". Esta característica é algo variável, depende da postura da ave, muda, etc...

Francisco Pires escreveu:Pelo anel ocular marcado, é em ambas as fotos muito semelhante, mas ambas as theklae e cristata o têm, e é-me difícil graduar o "grau de marcação" do anel ocular para o poder usar como elemento de distinção.

As duas espécies apresentam anel ocular, mas theklae mostra um anel pronunciado, protuberante, dando a aparência oculada característica da espécie.

Francisco Pires escreveu:A 1.ra primária mais comprida que as coberturas primárias: É primeira vez que vejo esta característica referida. No Handbook of Western Paleartic Birds, que consulto como referência, nada se refere a este respeito. Pode indicar-me uma publicação que o refira?

Esta característica deverá ser usada com algum cuidado, pois há sobreposição entre as duas espécies. É útil ainda assim tê-la em conta.
Várias publicações referem esta característica, Svensson, L. (2006). Identification guide to European passerines. é uma delas.

Francisco Pires escreveu:Nos dois indivíduos, para além do bico, noto ainda que o padrão do manto no da foto #1 é menos marcado que no da foto #2. Será relevante?

A posição da ave da foto #2 não permite ver o padrão do manto, o que se vêm são as penas escapulares, portanto não é comparável com a ave da foto #1 em relação ao manto. É de notar que o "marcado" pode ser influenciado pela incidência da luz, desgaste da plumagem, etc.

Este link já foi referido várias vezes em tópicos relativos a este par de espécies, deixo-o mais uma vez: http://gullsinlusitania.blogspot.com/2013/08/some-notes-on-thekla-and-crested-lark.html
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Cotovias ? Empty Re: Cotovias ?

Mensagem por Francisco Pires Dom maio 15, 2022 7:56 pm

Viva, Paulo
Obrigado pela informação clara e completa.
Então, do link que enviou, e que eu desconhecia, o Blogue "Some notes on Thekla and Crested Lark identification in central and southern Portugal", nem se fala! Parece feito "à medida" do que precisava!! Muito obrigado!
Vou consultar e usar com cuidado.
Obrigado mais uma vez.
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 474
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotovias ? Empty Re: Cotovias ?

Mensagem por PNicolau Seg maio 16, 2022 6:18 am

Sem dúvida um artigo de referência pelo Rui Caratão e o Carlos Pacheco.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Francisco Pires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cotovias ? Empty Re: Cotovias ?

Mensagem por Francisco Pires Qui maio 19, 2022 10:38 am

É curioso que a publicação Handbook of Western Paleartic Birds, edição de 2018, de que o L. Svensson é co-autor, nada refere sobre esta característica. Obviamente se a ave não estiver na nossa mão, é difícil avaliar, observar, mas, mesmo assim, não haver essa referência deixa algo a desejar.
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 474
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotovias ? Empty Re: Cotovias ?

Mensagem por PNicolau Qua maio 25, 2022 1:16 pm

Francisco Pires escreveu:É curioso que a publicação Handbook of Western Paleartic Birds, edição de 2018, de que o L. Svensson é co-autor, nada refere sobre esta característica. Obviamente se a ave não estiver na nossa mão, é difícil avaliar, observar, mas, mesmo assim, não haver essa referência deixa algo a desejar.
Sim e é uma característica muito útil e para outros pares, como poliglota/icterina. Infelizmente não é realmente aproveitada em guias de campo.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cotovias ? Empty Re: Cotovias ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos