Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

+5
PNicolau
Gonçalo Elias
pedro121
HL
Bruno Morais
9 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Bruno Morais Dom Nov 27, 2022 6:28 pm

Boa noite senhores,

Hoje não trago uma foto para identificar, mas uma observação que me deixou confuso (perplexo?).

Neste fim de semana dei uma boa volta entre o cabo espichel e a lagoa de albufeira, na zona de Sesimbra. O tempo estava bom, depois de uma semana de borrasca e como havia potencial para nevoeiro nas primeiras horas da manhã, deixei a Lagoa para "menos cedo". Cheguei ao Espaço da Lagoa Pequena já eram quase 10h e estavam uns 8 carros estacionados. Dei uma pequena volta e segui para os abrigos. Nos abrigos encontrei os donos dos carros: um abrigo com 4 fotógrafos(as) bem equipados(as) (e outro que entrou quando eu lá estive um bocadinho), no outro mais 2 pessoas. Estavam, portanto, cheios a abarrotar. Falei um bocadinho com dois simpáticos senhores - se pelas máquinas fotográficas já tinha dado para perceber que não eram turistas ocasionais, com a conversa tornou-se claro que eram observadores de aves experimentados.

Isto não me deixou perplexo. O que me deixou perplexo é que no e-bird, à parte as minhas listas apressadas, ninguém viu nada nas lagoas no dia 26. Eu estava convencido e pelos vistos, mal, que o e-bird era usado pela maioria dos observadores de aves. Para mim, como autodidata e observador completamente fora do meio, o e-bird foi/é a grande fonte de informação (assim como este forum). A aplicação e o site são de grande utilidade para educar, para multiplicar dados científicos, etc e, pessoalmente, acho que é uma ferramenta muito útil para manter os nossos registos pessoais. Não lhe vejo problemas de maior, nem sobre os princípios, nem sobre a facilidade de uso.

Portanto este post é um pedido para os regulares aqui do forum e conhecedores do meio: que me ajudem a compreender. Não deve ser desconhecimento da plataforma, pois não? Nem é por ser difícil, porque é mais simples do que manobrar o menu de uma DSLR de mihares de euros... É má vontade? É desconfiança (daquela que já não se tem relativamente ao facebook, ao instagram, etc)? É uma forma, consciente ou inconsciente, de fechar o meio a outsiders? ... É outra razão que nem imagino?

Bruno Morais

Número de Mensagens : 194
Local : Lisboa
Data de inscrição : 08/01/2021

https://ebird.org/profile/MTg0ODE0MQ/PT

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por HL Dom Nov 27, 2022 11:40 pm

Pode ser um misto de fatores: desconhecimento da plataforma ou de como usar, falta de disponibilidade para usar, diferentes objectivos (fotografar vs reportar), etc.
O melhor é perguntar aos próprios.
Mas há várias ebirders fotógrafos ou vice-versa :p
HL
HL

Número de Mensagens : 1449
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por pedro121 Seg Nov 28, 2022 2:25 am

Bruno Morais escreveu:
Portanto este post é um pedido para os regulares aqui do forum e conhecedores do meio: que me ajudem a compreender. Não deve ser desconhecimento da plataforma, pois não? Nem é por ser difícil, porque é mais simples do que manobrar o menu de uma DSLR de mihares de euros... É má vontade? É desconfiança (daquela que já não se tem relativamente ao facebook, ao instagram, etc)? É uma forma, consciente ou inconsciente, de fechar o meio a outsiders? ... É outra razão que nem imagino?

Bem, há uma variedade de razões, a mais simples é não ter aparecido nada digno de nota. Isso acontece-me, quando vou a um dos meus locais costumeiros, sítios onde tenho centenas de listas, muitas vezes não faço lista se só estiverem presentes as espécies regulares.

Outra razão simples é terem feito listas mas por causa da extensão das mesmas estarem ocultas.

ps: outra razão simples é terem colocado as listas em pontos pessoais
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Bruno Morais Seg Nov 28, 2022 6:03 am

Pois, pode ter sido um misto de fatores e uma conjugação acidental de todos eles. Também me ocorreu que há utilizadores que escolhem manter as listas ocultas e que não havendo nada de especial, algumas pessoas não se dão ao trabalho de fazer lista. Os pontos pessoais também apareceriam na lista do concelho.

A proporção é que me pareceu muito "off"... Em menos de uma hora que lá estive, contando comigo, a proporção foi 1:8... 12,5% dos observadores. Esta amostra da realidade está muuuito longe do que eu imaginava e também não imaginava que existisse uma distinção entre "fotógrafos" e "ebirders" (mesmo que para muitos não haja).


Última edição por Bruno Morais em Seg Nov 28, 2022 3:50 pm, editado 1 vez(es)

Bruno Morais

Número de Mensagens : 194
Local : Lisboa
Data de inscrição : 08/01/2021

https://ebird.org/profile/MTg0ODE0MQ/PT

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 28, 2022 7:41 am

Há dados que sugerem que a utilização do eBird em Portugal está a diminuir por comparação com os anos anteriores, e por isso não me surpreende que haja um número crescente de pessoas que não utilizam a plataforma, mesmo que a tenham utilizado no passado. Pode haver várias razões a concorrer para isso.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por pedro121 Ter Nov 29, 2022 2:50 am

Gonçalo Elias escreveu:Há dados que sugerem que a utilização do eBird em Portugal está a diminuir por comparação com os anos anteriores, e por isso não me surpreende que haja um número crescente de pessoas que não utilizam a plataforma, mesmo que a tenham utilizado no passado. Pode haver várias razões a concorrer para isso.

Bem, falando por mim eu faço menos listas do que no passado, mas temos distorções por causa de 2020-2021

Assim, desde 2012 o meu numero anual de listas completas

2012: 409
680
774
628
719
752
599
352
218
179
2022: 166

Bom, no meu caso há uma tendência decrescente clara, que não tem a ver com o Covid, mas mesmo assim faço um pouco menos de 200 listas/ano, sendo estas listas completas e significativas. O ponto de viragem parece ter sido 2014, quando fui pai, isso implicou muitas mudanças, especialmente porque não sou na realidade um observador de fim-de-semana, a maioria das minhas observações era feita antes ou depois do meu trabalho, e o tempo para isso diminuiu, o mesmo fenómeno afetou o numero de raridades/escassas que encontro, 2014 foi o ultimo ano em que descobri um numero decente de raridades.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Samuel Patinha gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 29, 2022 6:42 am

pedro121 escreveu:
Bem, falando por mim eu faço menos listas do que no passado, mas temos distorções por causa de 2020-2021

Sim há distorções, o que é estranho é que em 2022 o número de listas e fotos face a 2021 diminuiu (apesar de 2021 ter sido um ano com muito mais restrições que 2022).

Certamente que cada um terá as suas razões, mas o ponto relevante aqui não são as razões de A ou de B e sim o padrão.

E o padrão que encontro é este: o número de listas e de fotos diminuiu qualquer que seja o critério de análise. Concretamente:

  • Quando analisamos por mês, verificamos que diminuiu em todos os meses de 2022 face a 2021, excepto em Janeiro e Fevereiro.
  • Quando analisamos por distrito verificamos que diminuiu em todos os distritos, excepto em Bragança em que aumentou (mas este distrito tem pouca expressão no total nacional)
  • Quando analisamos por observador, verificamos que diminuiu fortemente para a maioria dos observadores regulares.

Ou seja diminuiu temporalmente, diminuiu geograficamente e diminuiu individualmente.

E há aqui um elemento adicional: no resto dos países europeus, houve um aumento de 2021 para 2022 e não uma diminuição.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por pedro121 Ter Nov 29, 2022 7:42 am

Gonçalo Elias escreveu:
Certamente que cada um terá as suas razões, mas o ponto relevante aqui não são as razões de A ou de B e sim o padrão.

E o padrão que encontro é este: o número de listas e de fotos diminuiu qualquer que seja o critério de análise. Concretamente:

Bem, mas lá está, há varias explicações para isso, nomeadamente o pessoal que vai muitas vezes ao mesmo sitio fazer menos listas, ou não fazer listas completas, a questão das fotos é simples de explicar, colocar fotos no ebird é trabalhoso e um bocado seca para quem não faz upload imediato, eu ainda tenho fotos de 2021 para carregar.

Mas volto a frisar, qualquer comparação que seja feita entre anos recentes é meramente indicativa, ou mesmo inútil, 2020 e 2021 são outliers, e 2019 teria provavelmente menos observadores que 2022, dado a possível taxa de crescimento.

Portanto poderemos ter dados significativos em 2026, quando tivermos outro intervalo de 5 anos seguidos para vermos tendências.



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por PNicolau Ter Nov 29, 2022 8:27 am

Eu penso que há um pouco o fenómeno do pessoal só submeter listas com espécies novas, para a life, ou para a anual, ou para o concelho, etc.

Com o passar dos anos vai havendo menos coisas para ver, logo menos para submeter... Muita gente hoje em dia é apenas motivada por novas espécies
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 29, 2022 9:13 am

pedro121 escreveu:
Mas volto a frisar, qualquer comparação que seja feita entre anos recentes é meramente indicativa, ou mesmo inútil, 2020 e 2021 são outliers, e 2019 teria provavelmente menos observadores que 2022, dado a possível taxa de crescimento.

Claro, Mas como referi acima, parece que em PT foram outliers ao contrário, na medida em que os valores em 2022 diminuíram.
Nos outros países europeus não se notou esse efeito, e no entanto todos eles foram afectados pelo covid e pelas restrições, confinamentos, etc.[/quote]

PNicolau escreveu:Eu penso que há um pouco o fenómeno do pessoal só submeter listas com espécies novas, para a life, ou para a anual, ou para o concelho, etc.

Com o passar dos anos vai havendo menos coisas para ver, logo menos para submeter... Muita gente hoje em dia é apenas motivada por novas espécies

Esse deve ser um dos efeitos, que provavelmente só é compensado através do "recrutamento" de novos observadores.

Mas essa motivação deveria ser igual noutros países, e no entanto lá fora parece continuar a aumentar, tanto o número de listas como o número de fotos. Em PT não.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por PNicolau Ter Nov 29, 2022 10:03 am

Não deveria ser necessariamente igual. Para começar, em Portugal o ebird estabeleceu-se muito primeiro do que no resto dos países da Europa. Depois, a cultura de birdwatching não é igual em todo o lado. E tens de ter em conta o número de potenciais observadores de cada país. Em Portugal há muitos fotógrafos mas quantos são observadores também?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 29, 2022 10:13 am

PNicolau escreveu:Não deveria ser necessariamente igual. Para começar, em Portugal o ebird estabeleceu-se muito primeiro do que no resto dos países da Europa. Depois, a cultura de birdwatching não é igual em todo o lado. E tens de ter em conta o número de potenciais observadores de cada país. Em Portugal há muitos fotógrafos mas quantos são observadores também?

Sim, é verdade que em PT começou primeiro e é verdade que há muitos fotógrafos que não são observadores (não sei se lá fora é igual).

E é verdade que para quem procure feedback das fotos há outros canais onde esse feedback é mais visível.

Ainda assim, como referi acima, notei um decréscimo em todos os meses do ano, em quase todos os distritos e em quase todos os observadores (dentro de uma amostra que escolhi ao acaso). Pode ser uma questão temporária... ou não.

Independentemente dos motivos e do perfil dos utilizadores, o facto de estar a diminuir sugere alguma saturação. / cansaço / desinteresse. Posso estar enganado, claro, mas é o que me parece.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

PNicolau gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por pedro121 Qua Nov 30, 2022 2:40 am

Gonçalo Elias escreveu:
Mas essa motivação deveria ser igual noutros países, e no entanto lá fora parece continuar a aumentar, tanto o número de listas como o número de fotos. Em PT não.

Pela simples razão que o eBird pegou em Portugal muito mais cedo. Estamos anos à frente na curva.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Bruno Morais Qua Nov 30, 2022 6:53 am

Ainda não tinha tido tempo de responder neste tópico, mas acompanho a hipótese do Pedro:

- o eBird, em Portugal, instalou-se mais rapidamente (comunidade pequena (não sei se é) e culturalmente somos quase sempre "ealy adopters");
- ao fim de uns anos, a manutenção de listas no eBird pode tornar-se repetitiva levando a saturação do utilizador;
- uma curva ascendente mais abrupta pode vir acompanhada de uma curva descendente antecipada.

A hipótese só pode ser comprovada dando tempo ao tempo. Exceto na verificação das premissas - somos early adopters em geral? no ebird a curva de adoção foi acentuada/explosiva?

Para já, do que se discutiu, tiro uma conclusão que não imaginaria de todo: em Portugal (pelo menos) existem "bird photographers" e "bird watchers". Em retrospetiva é natural que sejam hobbies diferentes, mas nunca tinha pensado nisso.
... Preciso de refletir sobre em que posição me coloco no espectro "apenas fotos" <--> "apenas observação" Very Happy

Um tópico subsequente desta discussão será o que fazer para subir, de novo, os níveis de utilização do eBird. Muitas vezes, no início do mês, Portugal aparece em 9.º ou 10.º no ranking do número de listas, depois descemos. Eu fico contente de ver ali o nome deste pequeno país. Neste momento, em 2022, estamos 8000 listas atrás da Argentina, 5000 listas à frente do Chile. Eu já fiz 190 listas este ano e (fui ver ao eBird agora) isso coloca-me num espantoso 83º lugar, em Portugal. Bastavam 20 como eu (ou três Alexandres Rica Cardoso, primeiro nesse ranking) para ultrapassar a Argentina.

Bruno Morais

Número de Mensagens : 194
Local : Lisboa
Data de inscrição : 08/01/2021

https://ebird.org/profile/MTg0ODE0MQ/PT

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 30, 2022 7:43 am

pedro121 escreveu:Pela simples razão que o eBird pegou em Portugal muito mais cedo. Estamos anos à frente na curva.

Estás a sugerir que estamos a atingir a saturação mais cedo porque começámos mais cedo, não é?

Acontece que nos países do lado de lá do Atlântico (Canadá, USA, México) já levam uns 8 ou 9 anos de avanço face a Portugal e a utilização continua a aumentar, ou seja por aqueles lados não se nota esse efeito de saturação.

Bruno Morais escreveu:Um tópico subsequente desta discussão será o que fazer para subir, de novo, os níveis de utilização do eBird.

Bem, isso leva-nos a outra questão: qual seria o objectivo de fazer subir os níveis de utilização?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por pedro121 Qua Nov 30, 2022 8:37 am

Gonçalo Elias escreveu:

Acontece que nos países do lado de lá do Atlântico (Canadá, USA, México) já levam uns 8 ou 9 anos de avanço face a Portugal e a utilização continua a aumentar, ou seja por aqueles lados não se nota esse efeito de saturação.

Não é comparável pelo tamanho da população e pelo numero crescente de observadores, alem disso nos USA há muitos, mas mesmo muitos BcB fanáticos que levam a coisa mesmo muito a serio, cá não sei se temos nenhum sequer, e há actividades para publico em geral como o CBC que trazem muitos utilizadores pontuais, mas literalmente MUITOS, que façam 2-3 listas por ano, se forem meio milhão, são na mesma muitas listas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por pedro121 Qua Nov 30, 2022 8:39 am

Bruno Morais escreveu:

Para já, do que se discutiu, tiro uma conclusão que não imaginaria de todo: em Portugal (pelo menos) existem "bird photographers" e "bird watchers". Em retrospetiva é natural que sejam hobbies diferentes, mas nunca tinha pensado nisso.
.

Em Portugal e em qualquer lado, o ponto é que é um espectro, e todos estamos algures no espectro.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 30, 2022 8:44 am

pedro121 escreveu:Não é comparável pelo tamanho da população e pelo numero crescente de observadores, alem disso nos USA há muitos, mas mesmo muitos BcB fanáticos que levam a coisa mesmo muito a serio, cá não sei se temos nenhum sequer, e há actividades para publico em geral como o CBC que trazem muitos utilizadores pontuais, mas literalmente MUITOS, que façam 2-3 listas por ano, se forem meio milhão, são na mesma muitas listas.

Resumindo: achas que Portugal tem idiossincrasias que o tornam diferente de todos os outros países do mundo Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por pedro121 Qua Nov 30, 2022 8:51 am

Gonçalo Elias escreveu:

Resumindo: achas que Portugal tem idiossincrasias que o tornam diferente de todos os outros países do mundo Laughing

Acho que se deve comparar com países com uma população semelhante, e com um numero de observadores equivalente.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Bruno Morais Qua Nov 30, 2022 8:56 am

Gonçalo Elias escreveu:
Bruno Morais escreveu:Um tópico subsequente desta discussão será o que fazer para subir, de novo, os níveis de utilização do eBird.

Bem, isso leva-nos a outra questão: qual seria o objectivo de fazer subir os níveis de utilização?

A ciência precisa de dados. Nas tuas apresentações, que vejo sempre que as publicas no youtube, usas dados do e-bird. Portanto, os dados são úteis e quanto mais dados existirem, regra geral, mais fiáveis são as conclusões que se podem tirar deles.
E as conclusões que se retiram fundamentam (ou podem fundamentar) decisões, por exemplo, decisões a favor da conservação da natureza.

É por essa razão que acho que os níveis de utilização do eBird, num país ou numa região, são importantes.

De forma inversa, questionar a fiabilidade dos dados obtidos pelo eBird ou a sua utilidade é questionar as conclusões que se obtém a partir deles e o uso que se faz desses dados. Academicamente, essa conversa também pode fazer sentido, mas já é uma discussão muito mais fina.

Bruno Morais

Número de Mensagens : 194
Local : Lisboa
Data de inscrição : 08/01/2021

https://ebird.org/profile/MTg0ODE0MQ/PT

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 30, 2022 9:29 am

Bruno Morais escreveu:A ciência precisa de dados. Nas tuas apresentações, que vejo sempre que as publicas no youtube, usas dados do e-bird. Portanto, os dados são úteis e quanto mais dados existirem, regra geral, mais fiáveis são as conclusões que se podem tirar deles.

Sim é verdade, uso com alguma frequência dados do eBird, que considero muito interessantes a vários níveis, mas muitas vezes tenho a sensação de que sou o único a fazê-lo neste país (posso estar equivocado, claro, mas até hoje não vi mais ninguém a fazer o que quer que fosse com os dados do eBird).

E portanto parece-me que a maioria, para não dizer a quase totalidade dos utilizadores, não valorizam esse potencial dos dados do eBird.

Bruno Morais escreveu:E as conclusões que se retiram fundamentam (ou podem fundamentar) decisões, por exemplo, decisões a favor da conservação da natureza.

É por essa razão que acho que os níveis de utilização do eBird, num país ou numa região, são importantes.

Em teoria sim. Ou seja, sim, em teoria os dados podem ter essas aplicações que referes.

Na prática, parece-me que isso não acontece. Possivelmente porque não há pessoas interessadas nesse tipo de análise ou por outra razão qualquer.

Ora, se ninguém fizer nada com os dados, eu aí questiono-me sobre que sentido faz continuar a ter o trabalho de inserir dados que depois não são aproveitados (é que há uma diferença entre "poderem vir a ser aproveitados" e "virem a ser efectivamente aproveitados").
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Francisco Pires Qua Nov 30, 2022 10:53 am

Desculpem só agora entar na conversa, mas o tópico é-me caro e portanto li o rol completo das mensagens.

Bruno Morais escreveu: .... "bird photographers" e "bird watchers". Em retrospetiva é natural que sejam hobbies diferentes, mas nunca tinha pensado nisso.
... Preciso de refletir sobre em que posição me coloco no espectro "apenas fotos" <--> "apenas observação" Very Happy

O meu início foi 95% como "bird photographer" no tempo em que ia um dia inteiro até ao Gerês à procura de Águia-real e outras rapinas e estoirar com dois rolos de 36 slides cada, da Fuji, inteirinhos!
Hoje, como o Bruno, também preciso de refletir sobre onde me situo. No entanto, quando saio pode nem haver fotografias (o que é raro) mas, se houver aves há lista no eBird. Penso que isto não me fará um "bird watcher" como penso que este deverá ser, mas gosto de me sentir como tal.
Contrariamente ao que vi em cima escrito, eu estou em crescendo desde a pandemia: 81 listas completas em 2020, 273 em 2021 e 372 em 2022 and counting!
Uma coisa é certa: se houver fotografias quase sempre há fotos uploaded no eBird para compor a lista.
Quando a coisa se proporciona até um registo áudio pode "pintar" para colocar nos "media".

Bruno Morais escreveu: Um tópico subsequente desta discussão será o que fazer para subir, de novo, os níveis de utilização do eBird. Muitas vezes, no início do mês, Portugal aparece em 9.º ou 10.º no ranking do número de listas, depois descemos. Eu fico contente de ver ali o nome deste pequeno país. Neste momento, em 2022, estamos 8000 listas atrás da Argentina, 5000 listas à frente do Chile. Eu já fiz 190 listas este ano e (fui ver ao eBird agora) isso coloca-me num espantoso 83º lugar, em Portugal. Bastavam 20 como eu (ou três Alexandres Rica Cardoso, primeiro nesse ranking) para ultrapassar a Argentina.

Esta questão do Bruno é muito pertinente, tão pertinente quanto o ranking do número de listas.
Se eu não tiver nenhuma descontinuidade temporal numa sessão de observação, nessa sessão faço UMA LISTA. Podem ser 100 metros ou 8 kilómetros. Quinze minutos ou quatro horas. Se parar de observar, fecho a lista. Se me desloco de carro de um local para o outro, aí inicio uma nova lista. Se fizer nova lista de 30 em 30 minutos ou a cada 500 metros, então eu facilmente poderei triplicar e meu número de listas e assim "trabalhar para o número" de listas. Mas não considero ser correcto.
Que guidelines são seguidas para, quando uma observação é prolongada no tempo ou no terreno, ou outra alteração significativa, se fazerem múltiplas listas?
Existem estas guidelines? Penso que no eBird a resposta é não. Mas há alguma piblicação de "boas práticas" neste sentido?
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 472
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 30, 2022 11:22 am

Francisco Pires escreveu:Contrariamente ao que vi em cima escrito, eu estou em crescendo desde a pandemia: 81 listas completas em 2020, 273 em 2021 e 372 em 2022 and counting!

Claro, há sempre novas pessoas a entrar.

As afirmações que acima produzi dizem respeito à comunidade como um todo, isso é perfeitamente compatível com o aparecimento de novos observadores e de outros cujo número de listas aumenta.

O que me parece que acontece é que o número de listas produzidas por novos observadores ou por observadores que estão a aumentar não tem sido suficiente para compensar a diminuição de listas por parte de outros observadores. Daí o saldo ser negativo, não só em listas mas principalmente em fotos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Francisco Pires Qua Nov 30, 2022 11:49 am

Gonçalo Elias escreveu:
Francisco Pires escreveu:Contrariamente ao que vi em cima escrito, eu estou em crescendo desde a pandemia: 81 listas completas em 2020, 273 em 2021 e 372 em 2022 and counting!

Claro, há sempre novas pessoas a entrar.

A minha primeira lista completa no eBird data de 20 fev 2012.
O crescendo desde a pandemia deve-se, não tanto a ser uma nova pessoa a entrar (sim, com dez anos disto ainda sou um novato!), mas ao facto de, desde Março de 2020, ter mais tempo para passear.
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 472
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 30, 2022 12:49 pm

Para perceber melhor as variações no número de listas dei-me ao trabalho de analisar, distrito a distrito, a forma como evoluiu o número de listas nos últimos 5 anos.

Apenas considerei listas completas (ou seja excluí as casuais e outras listas incompletas).

Como isto dá algum trabalho apenas fiz para o mês de Julho - podia ter escolhido outro qualquer mas escolhi este.

Os resultados estão no quadro abaixo. Conclusões gerais:
- o número de listas em 2022 diminuiu face a 2021 em quase todos os distritos do país - excepto Aveiro, Lisboa, Viseu e ilhas
- em termos nacionais, a diminuição face ao ano anterior foi de 5% mas se considerarmos só o continente essa diminuição foi de 12,5%, já que nas ilhas aumentou 84%
- a diminuição foi mais acentuada no norte, tendo o total de listas nessa região diminuído 35% face ao ano anterior

- se compararmos com a média dos quatro anos anteriores (2018 a 2021) houve uma diminuição em seis distritos, sendo particularmente expressiva em Vila Real
- as regiões onde o aumento foi maior percentualmente face à média dos quatro anos anteriores são: Aveiro, Portalegre, Viseu e Madeira
- em termos globais, o distrito de Lisboa e as ilhas têm vindo a ganhar importância relativa e representam actualmente um terço das listas do país (em 2018 representavam um sexto)

Oportunamente farei para outro mês para ver se as conclusões são semelhantes.

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Analis11
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Rogerio e Francisco Pires gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird... Empty Re: Reflexões de um novato (e autodidata) - o e-bird...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos