Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching

5 participantes

Ir para baixo

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching Empty algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching

Mensagem por DanielaRFC Ter Set 07, 2010 7:50 am

Olá a todos!

Apenas uma mensagem de quem é iniciado nestas actividades, mas que já há muito é apaixonado por aves (e observação de fauna em geral) e fotografia.

Para iniciar-me, decidi alugar on-line, por uma semana, uma objectiva Nikon VR 80-400mm f/4.5-5.6. Tenho estado a viver nos Alpes franceses, por isso, oportunidades de captar boas imagens de animais de montanha não faltam, mas a lente só a tenho por uma semana, e o tempo esse está a contar....
Já me têm surgido dúvidas (de principiante) que até vou colocar no meu blogue documentário de fauna e flora de montanha, mas talvez posso já partilhar com vocês, que entendem melhor do assunto.

- « Reparei, no modo de visualização das fotos, que a maioria das imagens das marmotas não estavam focadas a 100%, e pensei que talvez fosse de eu ter estado a fotografar com a mesma velocidade de obturação com que fotografava as aves em movimento (por volta de 1/1250, ISO 400-500)... Ou talvez por estar seleccionado o modo de disparo contínuo, para assuntos em movimento, quando estas marmotas mantinham-se quase imóveis...»

- «Avistavam-se uns quantos mais e tentei obter as melhores imagens possíveis, a grande distância, e sem ajuda de tripé. Tem sido extremamente decepcionante ter de eliminar fotografias por falta de nitidez da imagem. Quando se trata de pouca luminosidade, entendo; também a focagem é manual e adaptada a todas as capturas, não deve ser esse o problema; penso que só pode ser por instabilidade da objectiva, por não ter um tripé. Bem que tenho feito mil e um malabarismos e contorcionismos para obter imagens de qualidade!»

Adorei ver as vossas fotos aqui publicadas no blogue, são muito boas, e ao vê-las, soube que ainda tenho muito que aprender de técnica de fotografia. Ainda assim, aqui fica uma das fotos conseguidas de águia-real.

Cumprimentos!

DanielaRFC
DanielaRFC

Número de Mensagens : 116
Idade : 40
Local : Albi, França
Data de inscrição : 07/09/2010

http://www.aiso600.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching Empty águia-real

Mensagem por DanielaRFC Ter Set 07, 2010 7:59 am

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching Imagemuti.th
DanielaRFC
DanielaRFC

Número de Mensagens : 116
Idade : 40
Local : Albi, França
Data de inscrição : 07/09/2010

http://www.aiso600.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching Empty Re: algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching

Mensagem por pedro121 Qui Set 09, 2010 7:03 am

Bem, não tenho conhecimentos em fotografia para te auxiliar nessa área, mas a águia não é uma real, é um Buteo sp. provavelmente uma Águia de asa redonda.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching Empty Re: algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching

Mensagem por João Dias Qui Set 09, 2010 7:21 am

Sim a águia real tem asas mais compridas, não tão redondas, maior e nota-se bem as pequenas manchas brancas nas asas.

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching Empty Re: algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching

Mensagem por João Dias Qui Set 09, 2010 7:26 am

Por exemplo esta fotografia no Flickr tirada pelo Gonçalo Elias.

http://www.flickr.com/photos/62658069@N00/4431151549/

Nota-se bem a diferença.

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching Empty Re: algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching

Mensagem por L_Almeida Qui Set 09, 2010 7:56 am

Olá Daniela,

Em primeiro lugar devo dizer que, por aqui, há fotógrafos fantásticos que te podem esclarecer melhor do que eu. Como tu, sou um amador. Mas deixo-te algumas dicas:

1) verifica se tens o VR activo na objectiva. caso não esteja, activa. é sempre uma ajuda.
2) o facto de usares uma velocidade de obturação alta só contribui para a nitidez. se usares uma velocidade de 1/400 deverá ser suficiente caso o animal não esteja em deslocação. se o animal não se mexer muito, com o VR activo, 1/200 deverá ser suficiente. 1/1200 para uma marmota deve ser mais do que suficiente. O VR acaba por ser redundante a estas velocidades.
3) a focagem em modo contínuo deverá dar bons resultados, mesmo com o ponto de focagem estático. No entanto podes passar para one-shot.
4) verifica com cuidado onde estás a focar. Tenta sempre focar nos olhos do animal e antes de disparar vê sempre quais os pontos de focagem activos. para maior segurança, escolhe só um ponto de focagem e verifica que ele está activo (focado) antes de disparar. o ponto central costuma ser o mais preciso.
5) com grandes distâncias focais a profundidade de campo é muito reduzida, se focares ligeiramente atrás do animal, ele vai ficar desfocado. com uma abertura de f/4 ou f/5.6, e se estiveres muito próximo, se focares nas orelhas do animal, o focinho pode ficar desfocado. podes seleccionar o modo de prioridade à abertura e escolher uma abertura maior, f/8 por exemplo


activa o VR
mantem a velocidade obturação razoavelmente alta
usa o auto-focus no modo one-shot
usa um ponto de focagem
foca nos olhos
aumenta ligeiramente a abertura

espero que estas dicas ajudem em alguma coisa. boa sorte!

L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching Empty Re: algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching

Mensagem por DanielaRFC Qui Set 09, 2010 9:12 am

Pedro e João, obrigada pela correcção. É verdade, é um Buteo buteo, talvez um jovem pelas manchas ainda clarinhas... Fiquei tão fixada no meu guia de animais de montanha que parece que quis acreditar que o que estava a fotografar eram águias-reais... Bem me parecia extraordinário de mais que houvesse por aqui tantas...! Que pena que afinal ainda não vi uma...
DanielaRFC
DanielaRFC

Número de Mensagens : 116
Idade : 40
Local : Albi, França
Data de inscrição : 07/09/2010

http://www.aiso600.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching Empty Re: algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching

Mensagem por DanielaRFC Qui Set 09, 2010 9:30 am

L_Almeida,

muito obrigada pelas dicas!

Acho que o problema estará, realmente, nos pontos 4 e 5 (focagem e abertura). Tenho de estudar melhor estes temas e fazer experiências para treinar.

Acho que com a vossa ajuda vou mais longe! Merci! =)
DanielaRFC
DanielaRFC

Número de Mensagens : 116
Idade : 40
Local : Albi, França
Data de inscrição : 07/09/2010

http://www.aiso600.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching Empty Re: algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching

Mensagem por ACarvalho Qui Set 09, 2010 3:55 pm


"Que pena que afinal ainda não vi uma..."

Não deves ter pena, e sim esperança de ver uma verdadeira Águia-real. Não tem nada a ver com Buteo Buteo.
Quando vires uma, vais ver a diferença.

Até hoje, já terei identificado, direi milhares de Buteo Buteo. Mas Águia-real por acaso, só vi duas vezes e não vou esquecer.

Alberto
ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching Empty Re: algumas dúvidas de quem inicia o birdwatching

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos