Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tringa glareola?

2 participantes

Ir para baixo

Tringa glareola? Empty Tringa glareola?

Mensagem por Jorge Leitão Qua Jan 11, 2023 9:41 am

Santo Estêvão de Briteiros, Guimarães, 2017-10-14

Encontrei por acaso esta gravação sonora https://xeno-canto.org/774982 por mim registada no Xeno-canto na data e local referidos. Está atribuída a um Tringa glareola e a verdade é que no portal não sofreu qualquer observação.
No entanto ao reouvi-lo eu próprio fiquei com algumas incertezas, independentemente do local e data tardia.
Gostaria de saber a vossa opinião. Obrigado. Nota: não consegui ver a ave, apenas escutei a vocalização.
O certo é que ouvida cinco anos depois a vocalização parece-me de um Cyanistes caeruleus e neste caso a data já não é relevante.
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Número de Mensagens : 175
Idade : 71
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa glareola? Empty Re: Tringa glareola?

Mensagem por João Tomás Qui Jan 12, 2023 4:44 am

Jorge eu também acho que seja um Cyanistes caeruleus. Para além da estrutura do chamamento não ser boa para T. glareola, pela sua intensidade parece que a ave estava parada e o habitat (considerando as coordenadas do teu registo) não me parece o mais indicado para a espécie. Apenas se estivesse em passagem.
Encontrei esta gravação minha que é parecida à tua: https://xeno-canto.org/763342
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa glareola? Empty Re: Tringa glareola?

Mensagem por Jorge Leitão Qui Jan 12, 2023 7:26 am

Obrigado João. Vou alterar o registo no Xeno-canto para Cyanistes caeruleus. De facto a tua gravação é muito semelhante. E para ser glareola tinha mesmo de ser de passagem como dizes, mas pouco provável, apesar de no dia 8 ter registado no mesmo local dois Apus apus vocalizando em voo. Mas esses vi.
Gostei de falar contigo. Saudades. Abraço amigo.
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Número de Mensagens : 175
Idade : 71
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa glareola? Empty Re: Tringa glareola?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos