Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estuário do Douro

+2
Helder Vieira
pedrocardia
6 participantes

Ir para baixo

Estuário do Douro Empty Estuário do Douro

Mensagem por pedrocardia Qua Out 06, 2010 5:18 pm

Olá a todos,

Só para dar conta que no passado dia 5 de Outubro (2010) estive no estuário do Douro a fazer os censos, junto com o Hugo Lousa (e onde encontrei o Helder Vieira). Posso dizer que saí com a barriga cheia!

O dia teve um começo de categoria com a observação de 1 Falaropo-de-bico-grosso (Phalaropus fulicarius) nadando entre os barcos atracados frente ao porto de pesca da Afurada. Foi a primeira vez que consegui observar esta espécie, o que me deixou logo com um sorriso na cara. Passei pelo mesmo local à tarde (16:15-17h) mas não consegui re-localizar o falaropo.

Entre a afurada e o Cabedelo saiu do bosque 1 fêmea imatura de Açor (Accipiter gentilis), espantando umas quantas centenas de gaivotas e limícolas.

Mais à frente, já no sapal da RNLED (Reserva Natural Local do Estuário do Douro), viam-se alguns andorinhões (Apus apus), que teimam em manter-se por cá. Mais rente ao solo, andavam outros migradores, entre os quais se contavam pelo menos dois Piscos-de-peito-azul (Luscinia svecica), um Chasco-cinzento (Oenanthe oenanthe), 2 Felosas-musicais (Phylloscopus trochilus) e uma Felosa-comum (Phylloscopus collybita).

Já quando pensava que o melhor tinha passado, houve uma Coruja-do-nabal (Asio flammeus) que levanta voo bem perto, apenas para pousar a curta distância, permitindo uma excelente observação com o telescópio. E não é que também foi a minha primeira observação de Asio flammeus em liberdade?

Com o passar dos anos são cada vez menos frequentes os momentos em que me deparo com "coisas" novas, pelo que me soube especialmente bem observar o falaropo e a coruja nesta manhã.

Boas observações a todos!

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Estuário do Douro Empty Re: Estuário do Douro

Mensagem por Helder Vieira Qui Out 07, 2010 4:45 am

Pois eu não cheguei a tempo do Falaropo... e já lá não estava para pisco de peito azul, nem coruja do nabal (esta seria estreia!!) Evil or Very Mad

Ainda deu para fazer cerca de 30 espécies... também com a ajuda do Pedro, pois o açor eu não o identifiquei, e os maçaricos reais estavam loooooonge!

pedrocardia escreveu:
onde encontrei o Helder Vieira


... e o mano Ricardo Vieira lol! lol!

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estuário do Douro Empty Re: Estuário do Douro

Mensagem por pedro121 Qui Out 07, 2010 5:20 am

Hum exelente inicio de dia, uma coruja do nabal vista em condições é outra coisa, eu só as vi até hoje ao escurecer e á distancia, e quanto ao falaropo...bem, se ele tivesse ficado por ai lá teria eu que ir dar um salto ao Porto.... Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Estuário do Douro Empty Re: Estuário do Douro

Mensagem por lrodrigues Qui Out 07, 2010 7:14 am

:-((((

Que inveja... só me apetece dizer palavrões... :-)

Fui lá hoje de manhã para ver se via o Falaropo mas nada. O ano passado andou lá um no mesmo sítio durante três dias, mas também não o consegui ver.

Na Afurada também anda um Zarro-comum fêmea, mas parece-me que não é a mesma que passou lá o Inverno passado.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Estuário do Douro Empty Re: Estuário do Douro

Mensagem por nunes Qui Out 07, 2010 7:50 am

Existe a possibilidade de consultar os resultados dos censos?

nunes

Número de Mensagens : 73
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Estuário do Douro Empty Re: Estuário do Douro

Mensagem por António A Gonçalves Qui Out 07, 2010 2:04 pm

Belas observações!

Coruja do Nabal, já não vejo há cerca de 2 anos e sempre a observei durante o dia, ou a ser perseguida por rapinas diurnas ou mesmo a caçar. Curiosamente a melhor observação (em termos de proximidade, duração e interesse) que tenho da espécie foi por volta desta altura (4 de Outubro) mas já no ano de 2002, em que observei um ind uma tarde inteira a caçar em voo baixo (lembrando um Tartaranhão) precisamente sobre um campo de nabos aqui na zona saloia entre Sintra e Mafra. Smile

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Estuário do Douro Empty Re: Estuário do Douro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos