Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Turdus torquatus - Melro de colar

3 participantes

Ir para baixo

Turdus torquatus - Melro de colar Empty Turdus torquatus - Melro de colar

Mensagem por Ricardo Belo Qua Nov 07, 2007 5:13 pm

Viva.
Esta é a minha primeira incursão no forum.
Desde já agradeço ao Gonçalo Elias por me ter dado conhecimento do dito.
Dei uma volyinha pelos temas e achei interessantissimo.

E agora vamos lá ao q interessa........
Na passada 6ª. Feira, dia 2 de Novembro, tive a sorte de observar um melro de colar no alto da Serra da Arrábida. Estava na mata junto ao Km 13 ao pé de um miradouro que dá para o lado Sul da serra, portanto para o lado do Oceano Atlântico. O bicho estava a cerca de 7 ou 8m em grande assafama de um lado para o outro vocalizando e entrando e saindo dos arbustos. infelizmente não consegui fotografa-lo pq entretanto chegou um simpático "observador de paisagem" q meteu conversa e o bicho escondeu-se e não o vi mais....
Apesar de não ser uma raridada, conforme o Gonçalo já me disse, no Guia das Aves vem registado como invernante ou Migrador de passagem
de abundância 5.
Ricardo Belo

Ricardo Belo

Número de Mensagens : 3
Idade : 64
Data de inscrição : 07/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Turdus torquatus - Melro de colar Empty Re: Turdus torquatus - Melro de colar

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 20, 2007 6:36 am

Olá Ricardo,

Antes de mais devo felicitar-te pela observação. Eu que ando há anos a anilhar e a observar aves na Serra da Arrábida nunca tive a sorte de lá ver um Turdus torquatus. Trata-se da primeira observação na zona de que tenho conhecimento.

A data do teu registo enquadra-se no padrão característico para esta espécie, que tipicamente ocorre em pequenos números durante a passagem migratória outonal, principalmente ao longo da costa, havendo diversas observações em Sagres e em Monchique, por exemplo.

Aproveito para acrescentar que no dia 3 de Novembro observei alguns indivíduos no Cântaro Magro, Serra da Estrela - neste sítio tenho-os observado em anos anteriores ao longo do Inverno, pelo que suspeito que haja uma pequena população invernante na zona. A principal região de invernada desta espécie situa-se no Magreb (Norte de África).

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Turdus torquatus - Melro de colar Empty Re: Turdus torquatus - Melro de colar

Mensagem por Francisco Barros Qua Nov 21, 2007 12:27 am

Boas,
No início dos anos 90 (não me recordo exactamente do ano, mas lembro-me que o inverno era frio) manteve-se um bando ainda razoável (mais de 10 indivíduos) a invernar na serra de Aire. Daí para cá, só tenho observado casos pontuais (e não todos os anos) aqui na zona.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Turdus torquatus - Melro de colar Empty Re: Turdus torquatus - Melro de colar

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 10, 2007 7:20 am

Aqui ficam duas imagens do Cântaro Magro, Serra da Estrela. Os melros-de-peito-branco observam-se com alguma frequência junto à base da escarpa, do lado esquerdo (e vêem-se com relativa facilidade a partir do miradouro junto à estrada).

Turdus torquatus - Melro de colar 42407_10

Turdus torquatus - Melro de colar 42549_10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Turdus torquatus - Melro de colar Empty Re: Turdus torquatus - Melro de colar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos