Rómulo e Remo
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Rómulo e Remo
Boas!
Este é um pormenor de uma pintura a óleo que retrata rómulo e Remo, gémeos fundadores de Roma.
Para dar dinamismo à composição coloquei este Cartaxo em voo.
Esta é a pinytura original:
Abraço!
Paulo Alves
Este é um pormenor de uma pintura a óleo que retrata rómulo e Remo, gémeos fundadores de Roma.
Para dar dinamismo à composição coloquei este Cartaxo em voo.
Esta é a pinytura original:
Abraço!
Paulo Alves
Re: Rómulo e Remo
ó venha masé a muraria eheehe
fora de brincadeira, está muito bem conseguido, como de costume. parabéns.
fora de brincadeira, está muito bem conseguido, como de costume. parabéns.
Re: Rómulo e Remo
Óleo! Como te admiro!
ABraço!
ABraço!
João T. Tavares- Número de Mensagens : 70
Local : Faro
Data de inscrição : 28/06/2007
Re: Rómulo e Remo
Paulo, não querendo ser desmancha-prazeres, as asas estão muito curtas (aliás, acho que é o que te falta mais: as proporções). Espero que não leves a mal.
Re: Rómulo e Remo
Barrento não és desmancha-prazeres!!
Ainda bem que criticas. Realmente é uma falha que tenho e que espero melhorar com o tempo. Tens alguma dica para ajudar?
Abraço e obrigado a todos!
Ainda bem que criticas. Realmente é uma falha que tenho e que espero melhorar com o tempo. Tens alguma dica para ajudar?
Abraço e obrigado a todos!
Re: Rómulo e Remo
Apanhar as formas gerais, reduzindo-as a formas mais ou menos geométricas é um bom princípio.
Aquela técnica tradicional de medir com um lápis, com o braço esticado, quantas vezes uma parte cabe no todo (em desenho à vista, imagina que estavas a desenhar a ave a partir de uma foto). Seria do tipo: a asa cabe 1,5 vezes no comprimento do corpo (fui claro?).
Depois há os desenhos rápidos de poucos minutos, apenas para tirar as formas gerais (geometrizando). Vais desenhando um objecto, à tua escolha, e desenhas vários esboços, cada vez mais rápidos. Analisando cada um deles e depois tentando melhorar, mas mais rapidamente (cronometrando mesmo! ).
Outro, muito fixe, que fazia nas aulas de desenho nas Belas Artes, é fechar os olhos e sentires o objecto, apalpando-o (não, não foi a modelo de nús, infelizmente, lol, eu andei um ano lectivo inteiro a desenhar um Gaio embalsamado! lol). Depois desenhas de memória tb rapidamente...
Outro que fazia muito em miúdo: tenta imaginar uma malha (rede) que envolvesse todo o objecto e desenha essa rede imaginária (não o objecto). É difícil, mas é espectacular. Ao fim de algum tempo ficas com uma noção 3D fantástica!
Treino, treino, treino...acredita que se aprende com o treino. Já vim pessoal que não fazia um risco ficarem grandes desenhadores. E tu, já tens jeito! Continua!...
Abraço
Aquela técnica tradicional de medir com um lápis, com o braço esticado, quantas vezes uma parte cabe no todo (em desenho à vista, imagina que estavas a desenhar a ave a partir de uma foto). Seria do tipo: a asa cabe 1,5 vezes no comprimento do corpo (fui claro?).
Depois há os desenhos rápidos de poucos minutos, apenas para tirar as formas gerais (geometrizando). Vais desenhando um objecto, à tua escolha, e desenhas vários esboços, cada vez mais rápidos. Analisando cada um deles e depois tentando melhorar, mas mais rapidamente (cronometrando mesmo! ).
Outro, muito fixe, que fazia nas aulas de desenho nas Belas Artes, é fechar os olhos e sentires o objecto, apalpando-o (não, não foi a modelo de nús, infelizmente, lol, eu andei um ano lectivo inteiro a desenhar um Gaio embalsamado! lol). Depois desenhas de memória tb rapidamente...
Outro que fazia muito em miúdo: tenta imaginar uma malha (rede) que envolvesse todo o objecto e desenha essa rede imaginária (não o objecto). É difícil, mas é espectacular. Ao fim de algum tempo ficas com uma noção 3D fantástica!
Treino, treino, treino...acredita que se aprende com o treino. Já vim pessoal que não fazia um risco ficarem grandes desenhadores. E tu, já tens jeito! Continua!...
Abraço
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