Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

+17
Tissot
PNicolau
lrodrigues
Flávio Oliveira
SaraCarvalho
paulo dias
conspicillata
António A Gonçalves
João Pereira
Carlos Vilhena
Filipe Martins
pedro121
thysvalkenburg
Helder Vieira
barrento
Gonçalo Elias
Simon Wates
21 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por Simon Wates Qui Dez 09, 2010 2:17 pm

Depois quase 15 anos a viver e observando aves em Portugal continental (ainda não foi às ilhas) fiz este ano a minha lista pessoal! Normalmente só faço listas de espécies quando é significativo em termos de conservação, com por ex. listas de locais ou áreas. Não sou nada obsessivo nem faço viagens a propósito para ver espécies novas salvo que estas encontram próximo de mim. No entanto para mim é muito divertido a encontrar uma raridade!

Pessoalmente acho divertida a divulgação destes valores por vários motivos, um deles porque podia aumentar esforços no campo. Não encontro em lado nenhum quaisquer referência sobre as listas dos observadores Portugueses – será porque? Se calhar, algumas acham pouco sensível não querendo ferir sensibilidades?

Estava a pensar (sem dizer nomes) que pelo menos uma dezena de observadores deviam ter visto mais de que 330 espécies em Portugal continental. scratch

Para comprovar a minha transparência, aqui fica o meu total para Portugal continental:

316 espécies (Cat A).
Atenção que 5 espécies não foram submetidas a CPR – ainda! Embarassed

Mais 11 espécies exóticas.

Cumprimentos

Simon


Última edição por Simon Wates em Qui Dez 09, 2010 6:18 pm, editado 3 vez(es)
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 09, 2010 2:20 pm

Olá Simon,

Eu tenho 324 espécies vistas em Portugal (incluindo as ilhas).

Mas devo dizer que não actualizo a minha lista desde 2006 por isso é capaz de ter algumas falhas...

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por barrento Qui Dez 09, 2010 4:20 pm

Eh pá, eu já vi mais...fui ao zoo Razz hehehe
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por Helder Vieira Qui Dez 09, 2010 4:25 pm

Eh pá, mas isso é de facto brutal!! Mais de 300!!!... e no caso do Simon só em Portugal continental cheers cheers . Muito bom mesmo!

Eu sou algo desorganizado nos meus registos, mas seguramente estou pouco acima das 200 espécies Embarassed
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por thysvalkenburg Qui Dez 09, 2010 4:25 pm

Olá a todos,

Eu vou em 288 para Portugal continental e incluindo ilhas vou nas 322. Isto sem contar com exóticas que são mais 10 pelo menos que me recorde...

Mas falta-me aqui algumas espécies que só por não ter tempo (e algum azar) é que ainda não vi... Chasco-preto, Papagaio-do-mar, Gyps ruepellii, Grou Embarassed (só ainda não vi em PT),Calidris temminckii...

Abraços
Thijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por barrento Qui Dez 09, 2010 4:28 pm

Não sei quantas vi, mas fotografei mais de 200 (já não faço as contas há algum tempo)...
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por pedro121 Qui Dez 09, 2010 4:33 pm

Boas

Eu estou em 299, com 6 das 7 exóticas consideradas categoria C (falta-me o Lonchura malacca por falar nisso alguem o tem visto?), isto só para Portugal continental, ainda me faltam 15 espécies não consideradas raridades, as mais "faceis" das que me faltam devem ser o cruza bicos, o pombo-bravo e a narceja-galega.

A minha lista completa com os pormenores está online no site:

http://www.bubo.org/
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por Helder Vieira Qui Dez 09, 2010 4:35 pm

thysvalkenburg escreveu:Olá a todos,

Eu vou em 288 para Portugal continental e incluindo ilhas vou nas 322. Isto sem contar com exóticas que são mais 10 pelo menos que me recorde...

Mas falta-me aqui algumas espécies que só por não ter tempo (e algum azar) é que ainda não vi... Chasco-preto, Papagaio-do-mar, Gyps ruepellii, Grou Embarassed (só ainda não vi em PT),Calidris temminckii...

Abraços
Thijs

Lembram-se de coleccionar cromos, na infância (e não só!)?!?...
...falta! Falta! Falta! Falta!... já há!! Não, não, enganei-me: falta!!!

Eu tenho "Cromos" em falta mais básicos!! Naturalmente... os números não mentem What a Face
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por pedro121 Qui Dez 09, 2010 4:37 pm

Helder Vieira escreveu:[

Lembram-se de coleccionar cromos, na infância (e não só!)?!?...
...falta! Falta! Falta! Falta!... já há!! Não, não, enganei-me: falta!!!

Eu tenho "Cromos" em falta mais básicos!! Naturalmente... os números não mentem What a Face


Como eu não coleccionei cromos na infância...estou a compensar Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por Filipe Martins Sex Dez 10, 2010 8:04 am

Boas

Fico abismado com os vossos números. affraid

Eu no total vi 173 espécies em Portugal das quais apenas uma exótica - o "tamagoshi" - bico de lacre e duas espécies raras - Tic mur e Ful cri. Não conto com aves observadas em cativeiro.
Mas devo referir que me faltam "raridades" como o colhereiro, o britango ou o ganso-patola What a Face
E também que ainda só observei 186 espécies no total.
Smile
Filipe Martins
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Idade : 40
Local : Seia
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por Carlos Vilhena Sex Dez 10, 2010 10:48 am

.

Olá a todos,

Para mim foram cerca de 270 espécies em Portugal continental, excluindo as exóticas que não são aves.
Algumas espécies vi-as escandalosamente no estrangeiro e nunca em Portugal. alien
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por Helder Vieira Sáb Dez 11, 2010 6:13 am

Carlos Vilhena escreveu:.

Algumas espécies vi-as escandalosamente no estrangeiro e nunca em Portugal. alien

Isso aconteceu-me com algumas:
Gralhas (cinzenta, bico amarelo e vermelho), Abutre negro, Pardal alpino, Ferreirinha-serrana (Alpina)... e outras.

Em relação ao Abutre-negro foi particularmente curioso (já lá vão 10 anos!)... Na estrada entre Cáceres (Espanha) e a fronteira (junto a Marvão) demorei quase 2h a fazer aqueles 100km!! Lembro-me que sobrevoaram vários (alguns baixinho)...
Perto de Portugal deixei de os ver Suspect
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Dez 11, 2010 8:47 am

Helder Vieira escreveu:
Em relação ao Abutre-negro foi particularmente curioso (já lá vão 10 anos!)... Na estrada entre Cáceres (Espanha) e a fronteira (junto a Marvão) demorei quase 2h a fazer aqueles 100km!! Lembro-me que sobrevoaram vários (alguns baixinho)...
Perto de Portugal deixei de os ver Suspect

Isso acontece porque os bichos conhecem a fronteira e não se atrevem a transpô-la porque sabem que do lado de cá levam porrada pirat
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por João Pereira Sáb Dez 11, 2010 8:55 am

Olá a todos,

Ainda vou muito cedo (mais ou menos três anos desde que comecei a observar), mas já cheguei às 177 espécies. Isto sem contar com exóticas, aquelas que só ouvi e nunca consegui identificar visualmente, e outras que também vi escandalosamente bem fora do país Very Happy

Raridades só vi uma: Larus hyperboreus em Peniche no Inverno passado. Também já consegui o Aythya marila e o Aythya nyroca, com uma boa dose de sorte Cool

Algumas das que me faltam são o abutre-preto, cá em Portugal (já vi em Espanha), a ógea, o grou, o cuco-rabilongo e o cartaxo-nortenho. Hoje a ferreirinha-alpina escapou-me: procurei em todos os recantos e em todas as rochas da Peninha e não vi nem sinal de uma.......

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por António A Gonçalves Sáb Dez 11, 2010 12:23 pm

Boas,

Fui ver os meus registos e este ano este ano atingi as 304 espécies em Portugal continental: 293 da categoria A, 4 da categoria D (Cygnus olor; Anser indicus ; Tadorna ferruginea e Branta canadensis ) e as 7 exóticas da categoria C.

Com outras exóticas observadas em liberdade, como a espécie Leiothrix lutea (que penso que já justificaria a sua inclusão na categoria C) chego às 318 espécies.

Este ano tem sido bastante bom em variedade, ultrapassando já as 250 espécies, mas continuam-me a faltar cromos ditos "mais comuns" como o Abetouro, o Chasco preto e a Estrelinha de Poupa.

Abraço
António

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por conspicillata Sáb Dez 11, 2010 12:38 pm

Olá a todos,

não faço a menor ideia de quantas espécies vi em Portugal (vergonhoso...) mas com a abertura deste tópico vou correr os cadernos de campo e hei-de chegar a algum número!

abraços
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por paulo dias Seg Jan 24, 2011 10:05 am

Boas
Tendo efectuado a "contabilidade" orni. o resultado atingido de (pelo menos) 206 modestas espécies Embarassed .

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por pedro121 Seg Jan 24, 2011 11:42 am

paulo dias escreveu:Boas
Tendo efectuado a "contabilidade" orni. o resultado atingido de (pelo menos) 206 modestas espécies Embarassed .

As vezes vale mais a qualidade do que a quantidade. Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por paulo dias Seg Jan 24, 2011 12:44 pm

pedro121 escreveu:

As vezes vale mais a qualidade do que a quantidade. Very Happy

Boas
Sim, mas o bom mesmo (mesmo mesmo!!!) era unir em simbiose (quase) perfeita a qualidade com quantidade Cool .

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por SaraCarvalho Dom Jan 30, 2011 9:28 am

Portugal continental: 54 Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed incluindo 3 exóticas
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por pedro121 Qua Jul 15, 2015 2:33 pm

pedro121 escreveu:
Eu estou em 299, com 6 das 7 exóticas consideradas categoria C (falta-me o Lonchura malacca por falar nisso alguem o tem visto?), isto só para Portugal continental, ainda me faltam 15 espécies não consideradas raridades, as mais "faceis" das que me faltam devem ser o cruza bicos, o pombo-bravo e a narceja-galega.
/

Bons tempos estes, tinha ainda tanto para ver... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Jul 15, 2015 2:56 pm

Não conhecia este tópico... está giro...

Quase cinco anos depois, comparar os totais de então com os de agora causa alguma nostalgia Smile
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por pedro121 Qua Jul 15, 2015 3:12 pm

Flávio Oliveira escreveu:Não conhecia este tópico... está giro...

À tópicos giros que estão bem no fundo do baú. Very Happy

Flávio Oliveira escreveu:Quase cinco anos depois, comparar os totais de então com os de agora causa alguma nostalgia Smile

Sem duvida, principalmente pela sugestão do Simon de que haveria uma dezena de observadores acima das 330 em PTc em 2010, mas será que havia? não é certo, mesmo agora quantos estão acima das 330? 9 pelo menos porque tem as listas publicadas, mas só 1 teria mais de 330 em 2010, depois obviamente que o CCM também está acima, mas quantos mais? eu sinceramente não vejo mais que 4-5 observadores que podem estar acima das 330 em PTc e que não tem listas publicas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por pedro121 Ter Jun 12, 2018 8:48 am

Repesco novamente este tópico, actualmente pelo menos 22 observadores viram mais de 330 espécies em PTc, e 13 viram mais de 350! Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por lrodrigues Ter Jun 12, 2018 9:18 am

Bem bom. Eu com 278 ainda tenho muito que andar... Smile
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas espécies tens visto em Portugal continental? Empty Re: Quantas espécies tens visto em Portugal continental?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos