Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Salreu (Estarreja)

+33
António Martins
PNicolau
VozdoBerço
Carlos
nunes
Tissot
HL
scirpaceus
Pedro Lopes Moreira
António A Gonçalves
Upupa epops
bteixeira
jheitor
kasko
Inocêncio Oliveira
Luis Silva
Alexandre Agostinho
Miguelito
Flávio Oliveira
David Rodrigues
Paulfer
Henk Feith
Paulo Alves
Ricardo Vieira
Júlio Neto
Rafael Matias
Pedro Andrade
Simon Wates
Camilo Carneiro
paulo dias
pedro121
Gonçalo Elias
Helder Vieira
37 participantes

Página 3 de 11 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por paulo dias Qui Jul 14, 2011 5:41 am

Boas

Estas observações foram efectuadas no Percurso de Salreu.

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Helder Vieira Qui Jul 14, 2011 7:12 am

paulo dias escreveu:Boas

Estas observações foram efectuadas no Percurso de Salreu.

Boas observações

Obrigado.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Helder Vieira Dom Jul 31, 2011 3:14 pm

Hoje em Salreu:
- Jynx torquilla, 1 ind a vocalizar bem cedo no percurso do rio jardim
- Tringa ochropus, entre 5 a 8 ind em vários charcos do percurso de Salreu
- Acrocephalus schoenobaenus, vários ao longo deste mesmo percurso.

Em relação a esta última espécie, já em passagem pós nupcial, achei curioso o facto de se mostrarem muito curiosas em relação ao chamamento. Um dos machos inclusive cantou... Já as tinha ouvido, mas nunca observado, daí o uso do MP3... foram só 5 minutinhos Embarassed

Ainda observei uma Sterna, que me pareceu albifrons, transição de juv-1º inv.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por pedro121 Seg Ago 01, 2011 9:35 am

Helder Vieira escreveu:

Em relação a esta última espécie, já em passagem pós nupcial, achei curioso o facto de se mostrarem muito curiosas em relação ao chamamento. Um dos machos inclusive cantou... .

Muito provavelmente Juvenis, são mais curiosos e os machos estão a formar o canto. Mas é preciso cuidado porque os Rouxinois-pequenos respondem as vezes ao canto da felosa-dos-juncos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Helder Vieira Seg Ago 01, 2011 3:19 pm

pedro121 escreveu:
Mas é preciso cuidado porque os Rouxinois-pequenos respondem as vezes ao canto da felosa-dos-juncos.

Sim, o canto tem semelhanças, e os scirpaceus são também muito curiosos. Não tenho por hábito usar sons para atrair aves, mas confesso que já o fiz uma ou outra vez (sempre por periodos muito curtos, como ontem p.ex), e os rouxinois pequenos são muito territoriais e curiosos.

No caso da Felosa dos juncos, basicamente eu estava parado num ponto do percurso e comecei a ouvir o que me pareceu o chamamento de uma... fiz a experiência, e logo apareceram 2 ou 3. Como disse atrás, foi a primeira vez que as observei, embora já as tivesse ouvido noutra altura.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Helder Vieira Dom Ago 28, 2011 2:24 pm

Hoje de manhã no percurso do rio jardim... CAÇA!!!

Fiquei aparvalhado, sem saber que atitude tomar. Confesso que sobre caça pouco, ou nada, mais sei do que datas de início, dias de permissão e algumas espécies permitidas... No percurso de Salreu as placas de proibição estão lá... no rio jardim não reparei, mas suponho que também não será permitido. Afinal estamos a falar de um percurso devidamente sinalizado, dedicado ao lazer, patrocinado pela Câmara de Estarreja, etc

O que é perturbador é que contei entre 8 a 10 viaturas estacionadas nos locais onde se inicia/termina este percurso. Carros ligeiros, pick-ups, jeeps, etc. Geralmente até tenho receio de deixar lá o carro pelas 6h30-7h00... estamos (quase) sempre sós!!
Ao longo do percurso por vezes grupos de 4-6 elementos (caçadores, mulheres e crianças pelo meio)... no interior do percurso outras viaturas estacionadas/camufladas. Portanto, estamos a falar de algumas dezenas de indivíduos ao longo de um percurso de menos de 2 km (afastados do trilho algumas 2 a 3 dezenas de metros), que compreende uma área de cerca de 20 hectares (?)... Os disparos eram por demais, abandonamos o local ainda antes das 8:00h. No final da manhã, já no C.Intrepretação constatamos que dois fotógrafos também tinham sido "corridos" pelos tiros.

No final fomos à GNR de Estarreja tentar saber se tal era permitido. Esta semana vou moer a cabeça ao Comandante do posto (não estava presente), e vou comunicar a um dos Engenheiros do Projecto Bioria, da Câmara Municipal de Estarreja...

Em relação ao percurso de Salreu:
- algumas centenas de Andorinhas (as 4 espécies migradoras... essencialmente Hirundo rustica e Delichon urbica) a sobrevoar os campos húmidos.
- grandes bandos (largas dezenas) de Anas platyrhynchos e Sturnus unicolor.
- Ardea purpurea, Motacilla flava e Phylloscopus ibericus (ainda canta um ou outro) contam-se já pelos dedos de uma mão.
- Ciconia ciconia já não vi nenhuma por lá.
- Milvus migrans pareceu-me ver ainda um... mas estava tão ratado, e um pouco distante que não tenho certeza.
- Elanus caeruleus começam a surgir em maior número, assim como Corvus corone.
- Alguns Acrocephalus schoenobaenus (a saltitar entre os caniços) e Phylloscopus trochilus.
- Algumas limícolas. A sobrevoar, aqui e ali, Tringa ochropus, Tringa nebularia, Numenius arquata (1 ind), Numenius phaeopus, e uma ou outra dúvida em voo rápido... Tive ainda uma bela estreia, 5 Philomachus pugnax.
- Frangas d'água a ganir por todo o lado... Aliás Frangos (era bom Pedro Wink )
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Ago 28, 2011 2:47 pm

Olá Helder,

Não sei se o SEPNA tem competência para intervir nestes casos, mas fica a sugestão para ocorrências futuras.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Helder Vieira Dom Ago 28, 2011 2:56 pm

Obrigado Gonçalo.
Acho que lhes vou mandar um mail a explicar o sucedido, e para que me aconselhem a quem contactar numa futura ocorrência do género.

abraço,
Helder
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Helder Vieira Ter Ago 30, 2011 4:51 pm

Hoje contactei a Camara municipal de Estarreja, e esclareci o sucedido no passado Domingo. De facto é permitido caçar nos percursos do rio Jardim e Bocage Evil or Very Mad Evil or Very Mad , já nos de Salreu e do rio Antuã foi conseguida a proibição. É possivel que nos próximos anos os dois primeiros percursos fiquem também ao abrigo dessa proibição. A ver vamos...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Ricardo Vieira Ter Ago 30, 2011 4:56 pm

Pois, mas entretanto essa cambada de broncos desmiolados continuam a disparar a tudo que bate asas pois duvido que eles respeitem coisa alguma em relação às aves permitidas e as proibidas..viva Portugal Evil or Very Mad , este país de fantásticos "caçadores".. Evil or Very Mad
Ricardo Vieira
Ricardo Vieira

Número de Mensagens : 730
Idade : 41
Local : Vila Nova de Gaia - Valadares
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Henk Feith Qua Ago 31, 2011 1:00 pm

Caro Ricardo,

Não sou caçador nem tenho grande simpatia pela caça, em que forma que for.

No entanto, penso que está a exagerar na sua apreciação generalista dos caçadores. É preciso ter contenção quando a emoção toma conta da nossa expressão, porque é certo que estamos a ser incorretos com muitos.

Muita coisa podia melhorar em Portugal se, em vez de andarmos a insultarmos uns aos outros, abríamos o diálogo com quem discordamos. É seguro que aprendíamos muitos, tanto do "nosso" lado como o dos "outros".

Henk Feith

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Helder Vieira Qua Ago 31, 2011 2:00 pm

Henk Feith escreveu:Caro Ricardo,

Não sou caçador nem tenho grande simpatia pela caça, em que forma que for.

No entanto, penso que está a exagerar na sua apreciação generalista dos caçadores. É preciso ter contenção quando a emoção toma conta da nossa expressão, porque é certo que estamos a ser incorretos com muitos.

Muita coisa podia melhorar em Portugal se, em vez de andarmos a insultarmos uns aos outros, abríamos o diálogo com quem discordamos. É seguro que aprendíamos muitos, tanto do "nosso" lado como o dos "outros".

Henk Feith

Concordo com o Henk Ricardo.
Como teu irmão mais velho, antes de te "dar nas orelhas" pessoalmente, faço-o aqui no fórum perante todos. Exageraste. Provavelmente 100% dos membros aqui do fórum, se por sua iniciativa, acabariam com a caça já amanhã. No entanto, e como todos sabemos da impossibilidade de tal, temos lidar com isso da melhor forma... mas não assim.

Desculpa lá maninho, mas teve de ser...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Ricardo Vieira Qua Ago 31, 2011 2:44 pm

Henk Feith escreveu:Caro Ricardo,

Não sou caçador nem tenho grande simpatia pela caça, em que forma que for.

No entanto, penso que está a exagerar na sua apreciação generalista dos caçadores. É preciso ter contenção quando a emoção toma conta da nossa expressão, porque é certo que estamos a ser incorretos com muitos.

Muita coisa podia melhorar em Portugal se, em vez de andarmos a insultarmos uns aos outros, abríamos o diálogo com quem discordamos. É seguro que aprendíamos muitos, tanto do "nosso" lado como o dos "outros".

Henk Feith

Olá boa noite

desde já peço desculpa a todos os membros do fórum pelo meu palavreado..foi um desabafo emotivo sem qualquer lógica e sem querer ferir a opinião de alguém, familiar ou mesmo conhecido.

Henk, agradeço as tuas palavras e peço desculpa pelas minhas. Realmente as minhas palavras foram generalistas e por isso mesmo foram muito injustas. Uns gostam de ver aves, outros gostar de fotografar, outros de caçar..são gostos e não devo criticar da forma que critiquei por não ter esse gosto. Realmente com o diálogo aprende-se mais e dá-se a aprender como fizeste comigo.

Mais uma vez, peço imensa desculpa a todos..

cumprimentos
Ricardo Vieira
Ricardo Vieira

Número de Mensagens : 730
Idade : 41
Local : Vila Nova de Gaia - Valadares
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Helder Vieira Dom Set 04, 2011 1:16 pm

Hoje, percurso de salreu:

- Hieraaetus pennatus (fase clara), 3 ind a voar bem alto.
- Accipiter gentilis, 1 ind. primeira vez que observo em Salreu.
- Gallinago gallinago, pela curiosidade dos números. Cerca de 30 ind levantaram voo, ao longo de 5 min, de um campo alagado com erva de 30-50cm.
- Os meus primeiros Papa-moscas do ano. Vários Ficedula hypoleuca e um Muscicapa striata.
- Acrocephalus schoenobaenus, relativamente fáceis de observar nos caniços. Acr paludicola e Locustella naevia... infelizmente ainda não foi desta.

A finalizar, a cereja no topo do bolo, um Coracias garrulus. Observamo-lo logo pelas 7:20h e mais tarde pelas 11:15h. O tempo hoje melhorou significativamente, não sei se vai continuar por lá muito mais tempo. Se alguém cá do Norte, que nunca teve oportunidade de os observar, quiser tentar a sua sorte, ele andava por aqui. Numa zona com cerca de 10 eucaliptos, e várias árvores secas/desfolhadas. No mapa os trilhos de cima são do percurso de Salreu (perto do centro de interpretação), e o de baixo é do percurso do rio Bocage.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Paulfer Dom Set 04, 2011 4:41 pm

A última vez que fui lá também vi o Rolieiro. Foi a 15/08/2011.
A foto não é grande coisa, não me deixou aproximar mais, mas fica como registo.
LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 180vqn


Cumprimentos,

Paulo Ferreira
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 04, 2011 4:44 pm

Um bom registo, esse do Rolieiro.

Tenho conhecimento de apenas mais uma observação para o distrito de Aveiro, datada de 1993, podem ver em http://www.avesdeportugal.info/files/Lista_de_especies_Aveiro_05-Mar-2011.pdf
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 05, 2011 2:37 am

Gonçalo Elias escreveu:Um bom registo, esse do Rolieiro.

Tenho conhecimento de apenas mais uma observação para o distrito de Aveiro, datada de 1993, podem ver em http://www.avesdeportugal.info/files/Lista_de_especies_Aveiro_05-Mar-2011.pdf

No ano passado também foi visto por lá:
http://www.flickr.com/photos/lgordinho/4690293943/
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por pedro121 Seg Set 05, 2011 3:18 am

Helder Vieira escreveu:
- Acrocephalus schoenobaenus, relativamente fáceis de observar nos caniços. Acr paludicola e Locustella naevia... infelizmente ainda não foi desta.

Nada mal, especialmente o Rolieiro!!

Em relação á Felosa-malhada a melhor opção é comprares umas botas

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Wellies.jpg

E arranjares um pau, e depois.... Smile Smile sim porque para se conseguir ver essa menina em condições só com sorte ou fazendo com que ela saia do mato, diga-se que é um investimento com retorno garantido já que para a narceja-galega é mais do mesmo... Very Happy Very Happy

Eu vi uma recentemente quando andava as frangas em que a felosa só levantou quando eu a ia pisando, elas são mesmo chatinhas... Mas depois pousou meio a descoberto durantes uns segundos antes de se enfiar de novo nas ervas, mas mesmo assim foi a melhor observação da espécie.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 05, 2011 3:11 pm

pedro121 escreveu:
Em relação á Felosa-malhada a melhor opção é comprares umas botas


Já tive essa experiência, há uns 8-10 anos, em Salreu com umas destas. Até nem me ficavam mal What a Face
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por pedro121 Ter Set 06, 2011 1:52 am

Helder Vieira escreveu:
Já tive essa experiência, há uns 8-10 anos, em Salreu com umas destas. Até nem me ficavam mal What a Face

A minha proxima aquisição, a poça onde ando a procurar as frangas é uma antiga turfeira e tem alguns buracos... já enviei a bota em alguns, nada agradavel.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty sobre a caça em Salreu...

Mensagem por David Rodrigues Dom Set 11, 2011 4:20 pm

O tema da caça é sempre polémico em alguns meios mas se Salreu foi o exemplo do que a caça não deve ser, actualmente também é o exemplo do que pode ser mal feito nas relações entre a dita Conservação da Natureza e a Caça.
Convém informar que não sou caçador mas defendo a caça e a actividade cinegética como uma das melhores formas de gerir e fomentar um recurso natural que é a fauna silvestre, logo a Natureza...
Conheci a zona de Salreu antes de estar incluída na zona de caça municipal actual, e era o expoente máximo do que eu chamava a toda a Ria de Aveiro - o "Vietname da caça aos patos", pois de caça tinha muito pouco. Foi a própria zona de caça que propôs grande parte de Salreu como zona onde não se caça, pois isso faz sentido até do ponto de vista cinegético. Depois surgiu o BioRia e muitas "tricas" e "diz que disse" aconteceram e perdeu-se uma grande oportunidade para mostrar que Caça e Conservação da Natureza podem co-existir e só têm a ganhar com isso. O resultado é que o furtivismo voltou a Salreu (os furtivos não são caçadores) e se a zona de caça acabar a situação tenderá a voltar ao "antigamente" e nem Salreu nem o Município de Estarreja ganharão com isso...
Já agora, em termos de caça aos patos a Ria de Aveiro passou do 8 para o 80 (actualmente pode ser considerada a zona de Portugal onde a caça é mais sustentada) e só não está melhor por falta de recursos financeiros para colocar um Plano Global de Gestão a funcionar.

David

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Flávio Oliveira Dom Set 11, 2011 6:31 pm

No passado sábado (10-9-2011), entre as 7h30 e as 15h30, em Salreu:

Percurso de Salreu:

- Peneireiro cinzento (Elanus caeruleus) em bom número
- Tartaranhão-dos-pauis (Circus aeruginosos) também em bom número, parece que criaram bem, vê-se sobretudo juvenis
- uma Águia calçada (Hieraaetus pennatus), fase clara, praticamente por cima do centro de interpretação
- uma ou outra garça-real (ardea cinerea)
- uma ou outra garça-branca-pequena (Egretta garzetta)
- uma garça-vermelha (Ardea purpurea)
- dois pombos torcazes (Columba palumbus) e várias rolas turcas (Streptopelia decaoto)
- inúmeras e barulhentas gralhas-pretas (Corvus corone)
- bastantes guarda-rios (Alcedo atthis) e alguns maçaricos-das-rochas (Actitis hypoleucos)
- alguns passeriformes, dos quais destaco grandes bandos de verdilhões (Carduelis chloris)

Percurso de Bocage:

- mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis)
- garça-branca-pequena
- gavião (Accipiter nisus)
- águia-d'asa-redonda (Buteo-buteo)
- guarda-rios
- mais gralhas na companhia de uma rapina que não consegui identificar (estava um pouco longe e a ave estava de costas), mas que não devia ser Buteo buteo porque era razoavelmente maior que as gralhas)
- pisco-de-peito-ruivo

Fiz este percurso sempre a andar, ainda não conhecia e foi para reconhecimento do terreno. De resto, parece-me um local extraordinário para ver rapinas. Para quem conhece, aquele descampado que surge à direita logo a seguir aos campos de milho (pela entrada norte) é especialmente apreciado por estas aves que também se empoleiram nas árvores circundantes.

Infelizmente não pude confirmar porque mal avistei a ave no ar ela escondeu-se atrás de umas árvores, mas vi uma rapina que tinha a cauda branca. Será possível ou teria sido efeito da luz do sol? Realmente só vi o animal pelos binóculos durante 1 ou dois segundos e foi o que me chamou mais à atenção.

Cumprimentos
Flávio
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Miguelito Qui Set 22, 2011 3:27 pm


Hoje, o meu pai fotagrafou uma codorniz em Salreu....como posso postar a foto???

Miguelito

Número de Mensagens : 98
Data de inscrição : 20/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 22, 2011 3:48 pm

Miguelito, podes ver aqui as instruções para inserir uma foto.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Helder Vieira Dom Set 25, 2011 2:10 pm

Hoje no percurso de salreu (calorão brutal!) vários passeriformes em passagem:
- Hirundo daurica, vários ind (nunca tinha observado mais de 1-2 por lá)
- Luscinia svecica, 5-6 ind, muito activos e bem "fotografáveis", bem cedo no inicio do percurso.
- Oenanthe oenanthe, 1 ind
- Saxicola rubetra, várias observações. Cheguei a ter no campo de visão do telescópio um Sax rub e um Lus sve... se fosse o Faisca!!!
- Phylloscopus trochilus, 2-3 ind
- Muscicapa striata, 2 ind
- Ficedula hypoleuca, várias observações.

Logo ao inicio da manhã sobrevoou-nos um Falco subbuteo.

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 3 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 11 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos