Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gansos e companhia no estuario do Tejo

+2
António A Gonçalves
pedro121
6 participantes

Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por pedro121 Dom Fev 13, 2011 1:04 am

Boas

Os gansos observados inicialmente dia 30/01 continua presentes, no entanto após segunda observação tenho que modificar umas das ID, um deles não é um fabalis como inicialmente eu pensei mas um ganso de bico curto como o João Jara já tinha posteriormente identificado.

O pato-rabilongo também continua presente.

E o Abetouro que lá tem estado tambem apareceu, não foi possível localizar a ave no chão, mas ele passou a voar ao anoitecer na direcção do mouchão das garças, sugiro que se o não conseguirem ver durante o dia esperem aqui por ele:

http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=38.880406,-8.978649&spn=0.001027,0.002411&t=h&z=19
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Re: Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por António A Gonçalves Dom Fev 13, 2011 2:22 am

Bom dia Pedro,

Ontem finalmente vi 2 das 3 espécies raras de gansos, que por lá andam (o B. leucopsis e o A. brachyrhynchus).
O B. leucopsis não oferece dúvidas, mas a distinção entre o A. brachyrhynchus e o A. fabalis da subespécie rossicus não é fácil e ainda por cima estava pousado na água e nunca lhe consegui ver as patas. De qualquer forma pareceu-me efectivamente o A. brachyrhynchus e pensei que em vez de 3 espécies de Gansos raros, tinhamos 4.
A observação que fiz foi em 38 moios, quando um bando enorme pousou ao largo no tejo relativamente longe.
A caminho de 38 moios encontrei 2 A. richardi, já referenciadas anteriormente pelo Magnus Robb, mas o Abetouro, que andei à procura em Alcamé, não vi e a única coisa menos habitual que vi ao fim do dia foi um javali. Very Happy
Envio o registo muito distante do A. brachyrhynchus e um da Petinha.

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Anserbrachyrhynchus1




Gansos e  companhia no estuario do Tejo Anserbrachyrhynchus



Gansos e  companhia no estuario do Tejo Anthusrichardi1



Abraço
António

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Re: Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por pedro121 Dom Fev 13, 2011 4:50 am

António A Gonçalves escreveu:Bom dia Pedro,

Ontem finalmente vi 2 das 3 espécies raras de gansos, que por lá andam (o B. leucopsis e o A. brachyrhynchus).
O B. leucopsis não oferece dúvidas, mas a distinção entre o A. brachyrhynchus e o A. fabalis da subespécie rossicus não é fácil e ainda por cima estava pousado na água e nunca lhe consegui ver as patas.


Pois, eu claramente precipitei-me na observação de dia 30, quando o vi ontem percebi o meu erro, em Peniche vi sempre o Ganso-de-bico-curto mais perto e as suas características eram mais "visíveis" na ponta da erva a ave parecia mais castanha, e deixei-me levar e vi laranja em vez de rosa...infelizmente Sad Sad


A petinha de richard que eu vi foi na recta da ponta da erva, portanto estão provavelmente 3.

Quanto ao abetouro uma tatica que pode funcionar é chegar a Alcame de madrugada e esperar pela chegada do bicho, sem saber em que talhão é que ele pousou é muito difícil dar com ele.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Re: Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por Pedro Marques Dom Fev 13, 2011 10:28 am

Quanto ao abetouro uma tatica que pode funcionar é chegar a Alcame de madrugada e esperar pela chegada do bicho, sem saber em que talhão é que ele pousou é muito difícil dar com ele.

Sim, pode ser uma boa tática!!!

1 Abraço,
Pedro

PS: Hoje à tarde estava a alimentar-se no talhão do lado (a 10-20 metros do local das fotos) lol!
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Re: Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por pedro121 Dom Fev 13, 2011 10:33 am

Pedro Marques escreveu:

PS: Hoje à tarde estava a alimentar-se no talhão do lado (a 10-20 metros do local das fotos) lol!

És um cómico.... Very Happy Very Happy Very Happy

Ao menos conseguiste uma fotografia decente do bicho? É que as outras estão fraquinhas... Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Re: Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por Pedro Marques Dom Fev 13, 2011 10:36 am

E tu se tivesses bateria no telelé ou o voice-mail activo lol!
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Re: Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por pedro121 Dom Fev 13, 2011 10:43 am

Pedro Marques escreveu:E tu se tivesses bateria no telelé ou o voice-mail activo lol!

Sim, sim, historia da minha vida, mas ao menos não fico com a angustia de ir ou não, eu ontem vi-o bem, passou quase por cima, claro que preferia vê-lo em acção, mas outras oportunidades vão existir, portanto só posso ficar em casa a roer-me de inveja Cool Cool ,mas acredita que se não o tivesse visto ontem ficava seriamente deprimido, sempre que não tenho tlm alguém me telefona a avisar de alguma coisa... vocês parece que adivinham!!! Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Re: Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por RuiCaratao Dom Fev 13, 2011 5:33 pm

Tenho mesmo de ir tirar o cartão, já não vou á Ponta da erva à uns anos, e um Abetouro com habitos diários conhecidos é sempre um incentivo Wink

cumps,

Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Re: Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por barrento Dom Fev 13, 2011 5:46 pm

Onde é que se tira esse cartão?...
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Re: Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Fev 13, 2011 5:58 pm

Eduardo,

Dá uma olhadela neste tópico e depois vai a este site.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Re: Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por barrento Seg Fev 14, 2011 5:16 am

Pois, obrigado Gonçalo, depois de ter clicado é que me lembrei desse post... Smile
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gansos e  companhia no estuario do Tejo Empty Re: Gansos e companhia no estuario do Tejo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos