Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Narceja Gallinago gallinago em Valongo (distrito Porto)

2 participantes

Ir para baixo

Narceja Gallinago gallinago em Valongo (distrito Porto) Empty Narceja Gallinago gallinago em Valongo (distrito Porto)

Mensagem por João Rodrigues Seg Fev 28, 2011 12:40 pm

Amigos do Fórum Aves,

Já não escrevia aqui há muito tempo, foi preciso acontecer um observação esquisita - para mim, pelo menos.

No dia 18 de Fevereiro de 2011 observei um bando de 12 narcejas que levantou voo de uma área de mato baixo (dominado por urze e carqueja) num monte a cerca de 4km a nordeste de Valongo (coordenadas UTM 29 T 543793.60 m E 4563927.64 m N). Este local está a cerca de 250m de um ribeiro, mas a diferença de cotas é de cerca de 35m.

Não tenho a certeza absoluta que fossem narcejas. Ponho a hipótese de que pudessem se galinholas (falando só de espécies de ocorrência regular), mas não tenho experiência com essa espécie. Ouvindo os discos dos cantos, a galinhola não tem aquela vocalização como tem narceja quando levanta voo (penso que é aquilo a que se costuma chamar "beijo da narceja" - se não é peço já desculpa pela asneira), que eu ouvi.

Bom, assumindo que, de facto, eram narcejas, é uma observação fora do comum para mim, porque até agora só tinha observado a espécie em zonas húmidas.

Alguém tem experiência de ver estes bichos no tipo de habitat e/ou região em que eu vi? Sendo, de facto, uma observação pouco comum, alguém avança uma explicação? A minha hipótese (e porventura a mais óbvia) é que se tratasse de bichos em migração. Alguém tem ideia de quais são as rotas (gerais) de migração da espécie?

Desde já, agradeço a atenção.
Abraço, João

João Rodrigues

Número de Mensagens : 29
Local : Linda-a-Velha
Data de inscrição : 07/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Narceja Gallinago gallinago em Valongo (distrito Porto) Empty Re: Narceja Gallinago gallinago em Valongo (distrito Porto)

Mensagem por Rafael Matias Seg Fev 28, 2011 3:49 pm

Olá João, viva!
As narcejas têm um voo muito diferente das galinholas. As galinholas são mais lentas e com um aspecto pesadote, com as batidas de asas possíveis de contar uma a uma (mesmo quando levantam voo), em grande parte por causa da forma diferente das asas, mais largas; pelo menos aos meus olhos parece logo maior do que a narceja e o bico parece também mais curto. Há também o chamamento que referes, mas o facto de não piar não elimina narceja.
Assumindo que é uma das 2 espécies que referes também me parece mais provável que um bando de 12 aves seja constituido por narcejas e não por galinholas, que normalmente são mais solitárias. Tratando-se de aves em migração o habitat é um pouco mais flexível, e por vezes as aves são forçadas a descer em zonas nada propícias devido a algum imprevisto ou às condições meteorológicas.
Abraço,
Rafael

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos