Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hirundo rustica

5 participantes

Ir para baixo

Hirundo rustica Empty Hirundo rustica

Mensagem por SaraCarvalho Qua Mar 30, 2011 6:17 pm

Hirundo rustica 20110330181104-322ad616

Hirundo rustica 20110330181127-d8a66887

Hirundo rustica 20110330181141-a940c591

F-stop F/5.6
Tempo de exposição 1/250
ISO 200
Distância focal 300mm

São as minhas novas vizinhas e quando digo vizinhas é porque moram na CASA em frente.

Não sei porque ficaram assim baças :S estão muito más para mim
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Hirundo rustica Empty Re: Hirundo rustica

Mensagem por Lemuel Silva Qua Mar 30, 2011 7:09 pm

Boas Sara! Eu adoro Andorinhas-das-Chaminés, obrigado por partilhares! Very Happy

A distância focal ficou boa, a andorinha está bem focada e bem perto. Quanto a mim, de resto, os teus inimigos foram apenas dois. O primeiro, a hora a que tiras-te a foto, depois das 10:00 da manhã a luz já não é tão boa para fotografar, há demasiado claridade! O segundo ponto é o fio que está acima da cabeça da andorinha, estraga a harmonia da foto, o ideal era não estar lá! A tua última foto a esse nível já acho que está muito bem pois alêm de teres feito desaparecer esse fio ainda traças aqueles dois fios simétricos de uma a outra ponta da imagem, o que dá muita força à imagem! Gostei mesmo da última, inclusívé ainda da expressão da andorinha que olha para ti, curiosa, demais! Para ser uma imagem perfeita era só mesmo não a teres tirado ao 12:00. A essa hora há demasiada claridade, o que elimina detalhes e pormenores alêm de criar sombras! Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hirundo rustica Empty Re: Hirundo rustica

Mensagem por SaraCarvalho Qui Mar 31, 2011 10:03 am

Obrigada pelo teu comentário Lemuel.
As fotografias foram tiradas as 4 da tarde que, regra geral, tem sido a hora de maior movimento.
Vou tentar apanha-las mais cedo (antes das 10).
Quanto aos cabos nada posso fazer elas arranjaram um poleiro privado em frente há própria janela da casa onde moram Smile

(lá venho eu quebrar as regras mas não queria fazer um tópico só para isto, acham possível os melros cantarem em resposta a instrumentos musicais, isto é, ao ouvirem música?)
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Hirundo rustica Empty Re: Hirundo rustica

Mensagem por Filipe Martins Qui Mar 31, 2011 10:11 am

Olá Sara

Da experiência que tenho, sim, há uma resposta do melro (e de outras espécies) à música sobretudo quando o som se assemelha ao som "natural" das aves.
Aqui na serra, já observei em mais que uma situação, melros a "acompanhar" a flauta-de-pastor usada, por exemplo, pelos grupos etnográficos da região.

Filipe

Filipe Martins
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Idade : 40
Local : Seia
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hirundo rustica Empty Re: Hirundo rustica

Mensagem por barrento Qui Mar 31, 2011 11:05 am

Olá Sara,

As fotos ficaram baças porque a exposição não está correta, está sobre-exposta. Basta olhar para as zonas claras e verificar que não têm pormenor. As altas luzes estão “rebentadas”, como se costuma dizer na gíria fotográfica. Com 200 ISO, e sol direto a essa hora, nunca poderia dar essa exposição de 1/250 e f/5,6, seria mais 1/1000 (ou mais).

Depois há o problema do excesso de contraste resultante da hora e do ângulo com que a luz incidia nas aves. Se a exposição estivesse correta, as zonas escuras ficariam...muito escuras Smile mas tal seria melhor do que um foto queimada. A solução é fotografar a outra hora, ou usar um flash para aclara as zonas mais na sombra ou ainda, se nenhuma das outras for possível, expor corretamente para as altas luzes em RAW, depois é fácil recuperar pormenor na sombra...

A velocidade do obturador teria de ser mais rápida também por outra razão: com 300mm tem de se usar 1/300 ou mais rápido (e se usamos uma APS-C, que aumenta a distância focal em 1,5 ou 1,6 vezes, a velocidade também tem de aumentar nessa proporção). Aqui, as fotos não me parecem tremidas, mas não estou a ver as imagens a 100% (esse é um problema de vermos as imagens na internet, às vezes parecem bem, mas depois se vemos o original, p. ex., para imprimirmos, notam-se erros que não se viam nas pequenas cópias que enviamos para a net...). Também podem não estar tremidas, por teres apoiado a máquina ou usado um tripé.

Espero ter ajudado.
Beijinhos
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hirundo rustica Empty Re: Hirundo rustica

Mensagem por SaraCarvalho Qui Mar 31, 2011 3:41 pm

Obrigada Eduardo, as tuas explicações ajudam sempre! E muito! Very Happy
E eu vou apontando tudo num caderninho! Smile

Quanto ao Melro, o meu tio é compositor e mora na mesma rua que eu, acontece que o melro todas as tardes se põe no telhado da casa a cantar, hoje, em conversa com a minha tia, fiquei a saber que enquanto ele está a compor no estúdio, o melro canta em cima do telhado de tal forma que se ouve na rua toda! Laughing
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Hirundo rustica Empty Re: Hirundo rustica

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Mar 31, 2011 7:16 pm

Eu não quero estragar a teoria do instrumento musical, porque a teoria é fixe Very Happy, mas em minha opinião o melro canta porque estamos na Primavera. Ou seja, ele tem um território para defender, e com ou sem instrumento ele vai cantar.

Para testarmos a eventual influência do instrumento seria necessário fazer a experiência noutra época do ano Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hirundo rustica Empty Re: Hirundo rustica

Mensagem por Filipe Martins Sex Abr 01, 2011 10:05 am

Olá Gonçalo

Os casos que eu observei reportam ao período entre Novembro e Janeiro, altura em que existem diversas manifestações etnográficas (cantares das janeiras, são martinho, etc) que decorrem de dia, e em meio rural.
No resto do ano não possuo dados que possam atestar a esta teoria Smile

Abraço
Filipe Martins
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Idade : 40
Local : Seia
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hirundo rustica Empty Re: Hirundo rustica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos