Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Avifauna dos Açores com portal próprio

Ir para baixo

Avifauna dos Açores com portal próprio Empty Avifauna dos Açores com portal próprio

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Abr 14, 2011 3:58 am

Avifauna dos Açores com portal próprio
Data: 8 de Abril de 2011
Fonte: auniao.com


Acaba de ser criado um novo portal na internet dedicado exclusivamente à avifauna nos Açores. O “azores.avesdeportugal.info” é um sítio que identifica os hotspots de observação de aves nas ilhas, o registo de ocorrências de aves observadas no arquipélago e lista 16 espécies de aves.

“O site Aves dos Açores foi criado a pensar em todos os que gostam de observar aves selvagens e não dispõem de informação actualizada sobre este assunto ou não sabem como a obter”, assim se identifica o projecto coordenado por Carlos Pereira, Cecília Melo e Hugo Sampaio.

Em “http://azores.avesdeportugal.info” pode encontrar um novo portal exclusivamente dedicado à avifauna dos Açores.

Trata-se, segundo os promotores, de um “microssite desenvolvido no âmbito do projecto avesdeportugal.info”. Um sítio na internet criado com o mesmo objectivo deste açoriano, ou seja, agregar num único espaço informações relacionadas com o estudo a observação de aves em Portugal.

Assim, “o principal objectivo deste site é tornar mais fácil o acesso a informação completa e actualizada sobre os melhores locais para observar as aves selvagens nos Açores, seja para as fotografar, seja simplesmente para as poder identificar”.

“Pretendemos sobretudo disponibilizar informação actualizada sobre as espécies de aves residentes/nidificantes nos Açores, sobre algumas espécies ocasionais que visitam o arquipélago com mais regularidade e elaborar uma lista, comentada, das espécies raras que têm sido observadas nos Açores desde há mais de 100 anos”.



Hotspots da Terceira

São vários os locais para a observação de aves que o portal sugere. Na ilha Terceira, por exemplo, o Cabo da Praia (ver foto, cuja legenda refere que apesar de “não ser um local muito atractivo visualmente, é seguramente o melhor local da Europa para a observação de limícolas americanas”), as Contendas, as lagoas do Ginjal e do Negro, a zona do Paul, além do Paul da Praia, o Porto de pesca da Praia da Vitória/zona do Belo Jardim, ou o Reservatório do Cabrito são tidos como “hotspots” pelos promotores.

“Nos Açores nidificam cerca de 40 espécies de aves, e ocorrem regularmente 20-30 migradores de passagem/invernantes, sendo que a lista total de espécies observada até à data ronda as 380. Neste site poderá encontrar informações sobres estas espécies, assim como dicas sobre alguns locais onde observá-las”, descreve o site.

Este portal identifica 16 espécies de aves dos Açores: bico-de-lacre, cagarro, canário-da-terra, estorninho dos Açores, ferfolha, gaivota-de-patas-amarelas, garajau, lavandeira, milhafre, narceja-comum, pardal, pato-real, pombo-das-rochas, pombo-torcaz dos Açores, priolo, vinagreira.

“Para cada espécie residente/nidificante será apresentada uma ficha, com fotografias, uma descrição sobre aspectos morfológicos que ajudem na sua identificação, informação sobre a sua abundância e fenologia, assim como alguns locais onde a sua observação é frequente”



Aves raras, regulares e mal documentadas


O novo instrumento de comunicação e divulgação quer ainda “constituir-se como uma base de dados da avifauna nos Açores”: “aqui não se aceitam só as “raridades”, mas também. Interessam-nos as espécies raras, as migradoras regulares e, muito, espécies residentes cuja distribuição/ estatuto nos Açores estejam mal documentados/definidos, como por exemplo: o pato-real, o borrelho-de-coleira-interrompida (sobretudo fora da Terceira e de Santa Maria), a garça-real, a perdiz-vermelha, a galinha-d’água dos Açores (esta, sobretudo fora dos locais de reprodução conhecidos), a rola-turca, o bufo-pequeno, o periquito-rabijunco, o verdilhão, ou o bico-de-lacre. Ou espécies muito localizadas em certas ilhas, das quais se sabe muito pouco, como: a ferfolha na Graciosa, a codorniz dos Açores nas Flores, o pombo-torcaz dos Açores no Grupo Ocidental; a observação de galinholas na Graciosa e em Santa Maria, onde as observações são muito raras e não são conhecidos registos de nidificação desta espécie nestas ilhas”.

Aqui, os registos das ocorrências de aves avistadas nas ilhas vão sendo assinalados numa base quase diária.

“Este site, dedicado apenas às Aves dos Açores, não tem como objectivo primeiro, fornecer informação aos birdwatchers estrangeiros que visitam o arquipélago, pois a motivação de grande parte desses observadores para visitar os Açores prende-se, antes de tudo, com a possibilidade de observar espécies neárticas, existindo para esse efeito outros websites que disponibilizam informação bastante actualizada”.

http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=23481
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos