Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lagoa de Albufeira - 28 Dezembro 2007

2 participantes

Ir para baixo

Lagoa de Albufeira - 28 Dezembro 2007 Empty Lagoa de Albufeira - 28 Dezembro 2007

Mensagem por Pedro Fernandes Sáb Dez 29, 2007 1:54 pm

Boas,

em parte sequência dos mails do Bipbip, em parte influência de outros fóruns em que é habitual enviar listas de observações, aqui vai uma.

Ontem eu mais o Pedro Fondinho decidimos dar uma saltada à Lagoa de Albufeira, para tentar relocalizar a Mobelha-grande (Gavia immer), que tinha sido avistada por lá uns dias antes. Tempo bom, luz maravilhosa, fomos um bocadinho tarde mas por volta das 10h30 estavamos já junto a Lagoa da Estacada a ser sobrevoados por uma Águia-pesqueira (Pandion haliaetus), e de olho em cinco Camões (Porphyrio porphyrio) que se passeavam e guerreavam por ali. Ao fundo um juvenil de Águia-sapeira espantava a pataria, mormente uma boa centena de Patos-colhereiros (Anas clypeata) e Marrquinhas (Anas crecca). Um bando de quatro Frisadas (Anas strepera) também levantou vôo, assim como uns quantos Patos-reais (Anas platyrhynchos). Só os Corvos-marinhos-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo) e os Galeirões (Fulica atra) permaneceram impávidos e serenos. Segunda paragem na Lagoa Pequena, onde a vedação se encontra vandalizada, dá ideia que alguém passou com um todo o terreno pela vedação ao lado do portão junto à ribeira. Umas quantas Ferreirinhas (Prunella modularis) e muitos Piscos-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) davam o toque Invernal ao local, juntamente com um bando de vinte e um Abibes (Vanellus vanellus) que repousava nas margens. Um grupo de limícolas chamou-me a atenção, dois Fuselos (Limosa lapponica), uma Tarambola-cinzenta (Pluvialis squatarola) e um Tringa que me pareceu um Perna-verde (Tringa nebularia), mas havia vezes em que as patas pareciam suspeitamente amareladas (só que o tipo estava enfiado na água até as penas... mais intrigante foi o facto de quando levantou vôo, para além das asas totalmente pretas não me recordo de lhe ver o branco no dorso... se quiserem e puderem ir lá tirar este Tringa a limpo, agradecia! Very Happy). Centenas de Galeirões e vários Mergulhões-pequenos (Tachybaptus ruficollis) nadavam pela Lagoa Pequena, sendo constantemente espantados por pessoas de canoa (e vá lá não ser motas de água!). A dada altura fomos sobrevoados por uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), que nos deixou intrigados pois tinha a cauda arruivada (e disto não tenho dúvidas, o bicho estava perto e a luz perfeita). Penso agora que poderia ser um Buteo buteo vulpinus, que entretanto seguiu para Sul na direccção do Cabo Espichel. Seguimos finalmente para a Lagoa Grande, onde grandes bandos de Corvos-marinhos-de-faces-brancas se alimentavam. No meio de muita procura (e de sete Cagarrazes (Podiceps nigricollis) bem catitas), lá demos com a Mobelha junto ao Bicão do Pássaro (ou lá como aquilo se chama), mas do lado da Herdade da Apostiça (nós estavamos do lado do Parque de Campismo, junto à vedação que, uma vez mais, estava arrombada). Um pouco por todo o lado se viam moto-quatros, que é sempre boa companhia de se ter, espantando a passarada e adicionando uma suave melodia ao piar das Estrelinhas (Regulus ignicapillis). Estavamos bastante longe do bicho, mas como já foi referido num outro fórum, ficamos convencidos de se tratar de um 1ºInverno. O fim do passeio levou-nos a barra onde uma dezena de Borrelhos-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) tentava descansar, e dezenas de Garajaus (Sterna sandvicensis) se alimentavam nas águas calmas da Lagoa.

OK, esta foi a parte da prosa. Assim resumido o dia foi (e, Bipbip, é isto mais ou menos que registo nas minhas notas de campo, que depois transitam para uma folha EXCEL - cada um terá a sua maneira de recolher dados, eu levo uma ou duas folhas soltas)

LAGOA DE ALBUFEIRA, 28/DEZ/2007
Eu, Pedro Fondinho
10h30-17h00
Gavia immer - 1 ind. 1ºInverno
Tachybaptus ruficollis - >10
Podiceps nigricollis - 7
Phalacrocorax carbo - >100
Egretta garzetta - ~10
Ardea cinerea - ~10
Anas strepera - 4
Anas platyrhynchos - >10
Anas clypeata - ~100
Anas crecca - ~40
Circus aeruginosus - 1 juvenil
Buteo buteo vulpinus - 1
Pandion haliaetus - 1
Rallus aquaticus - ~2
Porphyrio porphyrio - 5
Fulica atra - ~1000
Charadrius alexandrinus - ~10
Pluvialis squatarola - 1
Vanellus vanellus - 21
Limosa lapponica - 2
Tringa sp. (nebularia?) - 1
Actitis hypoleucos - ~5
Larus ridibundus - ~10
Larus michahellis - 2
Larus fuscus - ~30
Sterna sandvicensis - ~50
Columba livia ~40
Streptopelia decaocto - 2
Alcedo atthis - 3
Anthus pratensis - 2
Motacilla cinerea - 1
Motacilla alba - ~10
Prunella modularis - 2
Erithacus rubecula - ~20
Saxicola torquata - ~20
Turdus merula - ~10
Cettia cetti - ~5
Phylloscopus collybita/ibericus - ~15
Regulus ignicapillis - ~5
Parus caeruleus - ~5
Certhia brachydactyla - ~5
Corvus corone - ~5
Fringilla coelebs - ~10
Serinus serinus - ~100
Carduelis chloris - ~5
Carduelis carduelis - ~100

e claro...

Estrilda astrild - ~70

E um Bom Ano ao Fórum!

Pedro Fernandes
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lagoa de Albufeira - 28 Dezembro 2007 Empty Re: Lagoa de Albufeira - 28 Dezembro 2007

Mensagem por João Rodrigues Sex Jan 04, 2008 7:15 pm

Oi Pedro.

Podes dizer quais são os fóruns que referiste?

Obrigado
João

João Rodrigues

Número de Mensagens : 29
Local : Linda-a-Velha
Data de inscrição : 07/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lagoa de Albufeira - 28 Dezembro 2007 Empty Re: Lagoa de Albufeira - 28 Dezembro 2007

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Jan 04, 2008 7:33 pm

Alô João,

neste caso referia-me essencialmente ao SEO AvesForum de nuestros hermanos (por algum motivo obscuro deixei de receber mails de lá há já algum tempo - alguém teve o mesmo problema?) que subscrevia por proximidade geográfica, um outro Italiano de aves da região de Puglia (Argonauti) e por último o CayugaBirds da região norte de Nova Iorque (bacia do lago Cayuga). Em qualquer destes fóruns é (era?) comum o pessoal escrever sobre o que quer que tivesse visto, fosse lá o que fosse, mesmo que fosse só "oi, hoje andavam três pintassilgos no meu comedor" - o que por vezes se torna um pouco mais pesado de ler, mas por outro lado promove o saudável hábito de não calar a observação seja por que razão fôr, nomeadamente o "ah, se calhar não é importante ou não é nada de especial..." - nunca sabemos, pois dependendo do nosso grau de conhecimento uma coisa que não é nada de especial para ti, para mim pode ser uma ave que gostaria muito de ver.
Uma das grandes vantagens destas descrições é que rapidamente se ganha uma noção do que há nas áreas abrangidas pelos fóruns.
Enfim, estes são três, milhentos fóruns haverá por aí. Se quiseres abre um campo novo nos links e pergunta, a ver o que os outros membros têm a dizer.

Boas observações!
Pedro

PS O tal Tringa suspeito tudo indica ser um nebularia com pernoca de tons amarelados.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lagoa de Albufeira - 28 Dezembro 2007 Empty Re: Lagoa de Albufeira - 28 Dezembro 2007

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos