Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pombo Torcaz

5 participantes

Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Pombo Torcaz

Mensagem por Convidad Sáb Jun 18, 2011 2:59 pm

Pombo Torcaz P1010975k


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Re: Pombo Torcaz

Mensagem por jheitor Sáb Jun 18, 2011 3:02 pm

e impressão minha ou ele esta no ninho

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Re: Pombo Torcaz

Mensagem por Convidad Sáb Jun 18, 2011 3:09 pm

Sim está! deve estar a incubar!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Re: Pombo Torcaz

Mensagem por Lemuel Silva Ter Jun 21, 2011 5:10 pm

Fez o ninho num Carvalho português (Quercus faginea broteroi) parece-me. Acho piada e fico feliz. Lá está, fauna e flora autóctone andam de mãos dadas Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 39
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Re: Pombo Torcaz

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 21, 2011 5:21 pm

Lemuel Silva escreveu:Fez o ninho num Carvalho português (Quercus faginea broteroi) parece-me. Acho piada e fico feliz. Lá está, fauna e flora autóctone andam de mãos dadas Smile

Sabes uma coisa? Tenho a sensação (nunca fiz uma análise quantitativa) que isso é especialmente verdade no caso das espécies migradoras. Isto é, a quantidade de espécies estivais nidificantes é mais elevada nas zonas onde a vegetação autóctone está mais bem preservada. É só uma sensação, não fundamentada em coisa nenhuma para além da minha percepção pessoal...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Re: Pombo Torcaz

Mensagem por ribeiroa Qua Jun 22, 2011 2:36 am

Já num outro post comuniquei a observaçao de um ninho de torcaz numa oliveira o ano passado.

Este ano no mesmo local confirmei a nidificaçao de 2 pombos torcaz no mesmo olival.
Os ninhos estavam a cerca de 50 metros de distancia um do outro.

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Re: Pombo Torcaz

Mensagem por Lemuel Silva Qua Jun 22, 2011 5:35 am

Gonçalo Elias escreveu:
Lemuel Silva escreveu:Fez o ninho num Carvalho português (Quercus faginea broteroi) parece-me. Acho piada e fico feliz. Lá está, fauna e flora autóctone andam de mãos dadas Smile

Sabes uma coisa? Tenho a sensação (nunca fiz uma análise quantitativa) que isso é especialmente verdade no caso das espécies migradoras. Isto é, a quantidade de espécies estivais nidificantes é mais elevada nas zonas onde a vegetação autóctone está mais bem preservada. É só uma sensação, não fundamentada em coisa nenhuma para além da minha percepção pessoal...

Pois é Gonçalo, não me ademira nada que isso seja verdade, parece-me muito lógico até. A nossa avifauna estival, portanto aquela que não está cá todo o ano, ao longo de milhares de anos, sempre que regressou, deparou-se com o mesmo mosaico de flora no nosso país, tendo adaptado os seus hábitos reprodutores a esse mesmo ambiente, hábitos que se transformaram em necessidades e que se materializaram com a escolha de determinados locais para fazer o ninho conforme a espécie. Estes "costumes" anuais, transmitidos aos longo de gerações, chegaram até nós. É verdade que a flora do nosso país mudou substancialmente, grande parte dos carvalhais foram substituídos por monoculturas de Eucaliptus e também por imensos pinhais mas provavelmente as aves estivais, por só estarem cá uma parte do ano, não têm tido tanta necessidade de adaptação, mantendo-se fiéis aos seus "velhos costumes". Provavelmente a avifauna residente já terá começado a dar mais provas de adaptação, pelo menos algumas espécies sei que sim, outras não. Mas a avifauna estival, estando cá tão pouco tempo, não tem tanta necessidade de explorar novos habitats, havendo provavelmente menos exemplos de capacidade de adaptabilidade ao novo mosaico florestal por parte deste grupo de espécies. Faço sentido? Tudo teorias claro, tentei apenas pensar de um ponto de vista lógico. Mas a natureza é perita em quebrar a lógica humana Razz
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 39
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Re: Pombo Torcaz

Mensagem por pedro121 Qua Jun 22, 2011 6:12 am

Gonçalo Elias escreveu: Isto é, a quantidade de espécies estivais nidificantes é mais elevada nas zonas onde a vegetação autóctone está mais bem preservada. É só uma sensação, não fundamentada em coisa nenhuma para além da minha percepção pessoal...

Tirando os noitibós-cinzentos, sim porque a esses ninguém lhes tira os eucaliptais Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Re: Pombo Torcaz

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 22, 2011 6:47 am

pedro121 escreveu:
Tirando os noitibós-cinzentos, sim porque a esses ninguém lhes tira os eucaliptais Very Happy Very Happy

Olha que os noitibós não são exclusivos de eucaliptais.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Re: Pombo Torcaz

Mensagem por pedro121 Qua Jun 22, 2011 7:01 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:
Tirando os noitibós-cinzentos, sim porque a esses ninguém lhes tira os eucaliptais Very Happy Very Happy

Olha que os noitibós não são exclusivos de eucaliptais.

Sim, mas podendo escolher... os primeiros do ano aqui no oeste aparecem normalmente sempre em eucaliptais, este ano então tem sido um abuso, acho que só vi/ouvi dois que não estavam ligados a eucaliptos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Re: Pombo Torcaz

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 22, 2011 9:27 am

O que eu quis dizer é que tens muito noitibó em regiões onde nem sequer existem eucaliptais.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo Torcaz Empty Re: Pombo Torcaz

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos