Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calidris alpina

2 participantes

Ir para baixo

Calidris alpina Empty Calidris alpina

Mensagem por Araújo da Silva Dom Jun 19, 2011 4:23 pm

Olá caríssimos,

Aproveito a “boleia” da Elisabete para vir aprender convosco.

A 20 de Maio de 2011, no estuário do Cávado, observei no seio de um bando de Calidris alpina um indivíduo com uma plumagem que me é estranha.

Através das imagens que anexo (só consegui isto), será possível alguém me explicar o motivo de tal aparência? Estará relacionado com a ocorrência de algum indivíduo de outra subspécie que não a nominal?


http://verdes-ecos.blogspot.com/2011/06/observacao-de-aves-maio-2011-1-anexo_25.html


(espero que seja possível através desta "manobra de recurso" fazer-vos chegar as fotos que não estou a conseguir expor directamente nesta página)

Cumprimentos

Jorge Araújo da Silva





Última edição por Araújo da Silva em Seg Jun 27, 2011 2:19 pm, editado 1 vez(es)
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris alpina Empty Re: Calidris alpina

Mensagem por Simon Wates Dom Jun 19, 2011 4:47 pm

Bom noite Jorge,

Apesar da plumagem diferente trata de Pilrito-comum Calidris alpina. Deve ser uma ave em plumagem da primeiro verão - que seja, só na próxima primavera adquira a plumagem nupcial total. Algumas delas não mostram "tanto" da plumagem nupcial de que a tua ave (na cabeça e peito), o que podia ser a razão da confusão. Os Calidris no geral mostram variações individuais nas suas plumagens, sobretudo imaturos. Da forma arriscada diria que se trata da subsp. schinzii.

Se fosse uma espécie rara a sua estrutura chama a atenção logo que se vê. Acho que muitas vezes esta espécie é provocante e aconselha que se fixa bem na sua estrutura (como vc tem feito!). Uma vez que se conhecem estas, as outras vai ser bem mais fáceis.

Cumprimentos

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos