Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Insólito com Andorinha das Chaminés

2 participantes

Ir para baixo

Insólito com Andorinha das Chaminés Empty Insólito com Andorinha das Chaminés

Mensagem por PauloMFPires Qui Ago 11, 2011 3:47 pm

Penso ser esta a secção mais apropriada para descrever uma pequnea historia , a qual me deixou com algumas "questões".

Tive que me deslocar a um cliente ( ainda mais que era a 5 minutos de eu sair ) e numa curva deparei-me com duas andorinhas adultas de volta de algo na estrada e tive mesmo que travar para não as levar à frente. Resolvi averiguar do que se tratava, e qual o meu espanto ( e admito tristeza ) que era uma andorinha juvenil. peguei-lhe e tinha a cabeça virada ao contrário.

Sinceramente não sei o que me levou a fazê-lo, mas virei-lhe a cabeça e estava..viva! Muito imobilizada, pouco reagia, e lá pensei que levou alguma pancada de um carro e coloquei-a a poucos metros , numa horta, em sitio que me apareceu apropriado ( com acesso aos adultos e pouco visivel a olhos alheios ).

Lá fui ao cliente e passado pouco menos de uma hora, passei novamente no local, pois estava indeciso sobre o que fazer ao bicho, e até acreditava mais que o iria encontrar morto, e qual o meu espanto que ficou onde eu a deixei, mas já estava de pé, e olho bem arregalado! deixou-se apanhar ( à 2ª , pois voou meio metro ). Mesmo com o pouco conhecimento vi que tinha patas e asas com "bom aspecto" e lá a deixei. De longe observei que 2 adultos regressaram ao mesmo local.

Assim, pergunto aos mais entendidos:

- Como avaliar até que ponto se deve seguir a regra do "cai do ninho e lá deve ficar perto, pois os adultos tratam do resto"?
- Será que ela se estava a passar por "morta" no meio da estrada?
- Se eu tivesse tomado a decisão ( errada ou não ) de recolher a mesma para tratar dela, sendo uma ave migratória, ela adiaria a viagem?

Agradeço desde já a atenção prestada Very Happy






PauloMFPires

Número de Mensagens : 79
Idade : 46
Local : Pombal
Data de inscrição : 03/07/2011

http://pmfpires@hotmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Insólito com Andorinha das Chaminés Empty Re: Insólito com Andorinha das Chaminés

Mensagem por Luscinia Megarhynchos Sex Ago 19, 2011 4:26 am

Vivam

Realmente era bom os entendidos responderem a estas questões!

Mas penso que ela estaria a passar se por morta.Já me aconteceu ver um juvenil de Cartaxo no meio da estrada e só quando peguei nele é que reagiu.

Felizmente conhecia o ninho e voltei lá a coloca-lo e safou se. Mas deixa los na estrada ou recolher aves é sempre má opção na minha opinião.

Por vezes o vento e a falta de força "empurram" as aves para situações complicadas.

É sempre gratificante salvar um animal bounce

Abraço Luscinia
Luscinia Megarhynchos
Luscinia Megarhynchos

Número de Mensagens : 1446
Idade : 37
Local : Peraboa-Covilha
Data de inscrição : 09/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Insólito com Andorinha das Chaminés Empty Re: Insólito com Andorinha das Chaminés

Mensagem por PauloMFPires Sex Ago 19, 2011 6:44 pm

Apesar de tudo, na estrada é que não a ia deixar, e coloquei-a aonde me pareceu nem muito longe dos adultos que a "alimentavam", tal como exposta a menos perigos.

Pelo que vi em outros tópicos , o mais correcto caso a ave esteja sozinha ou feriada é contactar um centro de ajuda, mas existem poucos.


PauloMFPires

Número de Mensagens : 79
Idade : 46
Local : Pombal
Data de inscrição : 03/07/2011

http://pmfpires@hotmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Insólito com Andorinha das Chaminés Empty Re: Insólito com Andorinha das Chaminés

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos