Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LPN lança apelo para não se caçar na segunda quinzena de Agosto

Ir para baixo

LPN lança apelo para não se caçar na segunda quinzena de Agosto Empty LPN lança apelo para não se caçar na segunda quinzena de Agosto

Mensagem por Carlos Vilhena Sáb Ago 13, 2011 10:43 am

LPN lança apelo para não se caçar na segunda quinzena de Agosto

Data;12.08.2011
fonte:www.publico.pt

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) lançou hoje um apelo para não se caçar durante a segunda quinzena de Agosto porque patos, galinhas-de-água, rolas-bravas e outras aves ainda estão em época de criação.

O apelo é dirigido “a todos os caçadores e gestores de zonas de caça do Continente”, diz a Liga, a primeira organização não governamental de Ambiente em Portugal, criada em 1948. “Abdicar de caçar nestes 15 dias é garantir a continuidade das espécies que ainda se encontram a criar, elevar os números para os anos cinegéticos seguintes e aumentar a qualidade do acto de caça”, justificou.

No seu entender, a medida beneficia os próprios caçadores. Estes “têm vindo a exprimir (...) um desgosto cada vez maior pelo declínio acentuado das populações cinegéticas devido à má gestão da caça, nomeadamente da rola-brava, coelho-bravo e alguns tordos”, sublinhou Ana Maria Costa, da LPN, em comunicado. Na verdade, acrescentou, anteriores tutelas insistiram em considerar que “era óptimo o estado actual das populações cinegéticas, autorizando o alargamento dos períodos de caça, para a maioria das espécies, e a inclusão de novas espécies caçáveis”.

A nova portaria que regula a caça, publicada a 7 de Abril, não satisfaz a LPN. “O actual diploma não teve em conta a necessidade de salvaguardar algumas destas espécies cinegéticas nem a sua gestão responsável”. Por isso, a Liga enviou esta semana uma carta à ministra com a pasta, Assunção Cristas, a pedir a revogação da Portaria e a reavaliação do calendário venatório “ajustando-o às oscilações populacionais anuais”.

Esta terça-feira, o secretário de Estado das Florestas, Daniel Campelo, anunciou que o melro foi retirado da lista das espécies a caçar, uma medida defendida pela LPN e pela Spea (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves). Mas ainda há outras espécies em situações que requerem intervenção, como a rola-brava. Domingos Leitão, da Spea, disse recentemente ao PÚBLICO que esta ave está em regressão na Europa e que "poderá desaparecer se não se fizer nada". O especialista defende que se deveria implementar uma "moratória durante três ou quatro anos para estudar o que se passa. O seu caso mostra como é possível fazer desaparecer uma espécie, que já foi abundante, com a caça".


http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1507414
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos