Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

+4
pedro121
José Frade
RuiCaratao
ACarvalho
8 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 06, 2011 3:02 pm

pedro121 escreveu:venha o proximo!!!!

Se quiseres adicionar Gypaetus à lista dá um salto ao Museu de Coimbra, também tens lá Turnix bounce
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por pedro121 Ter Set 06, 2011 3:03 pm

ACarvalho escreveu:
Então,
durante o dia porzana, ao fim da tarde argentatus.
Calha de caminho e o investimento é diluído por o 2 em 1.

A porzana já valia a pena, talvez se for relocalizada, gaivotas para mim só no molhe leste... ok a Larus pipixcan da Gambia foi uma excepção mas fora ela só mesmo molhe leste.

Alem de que tenho que fazer economias para o proximo perna.... espero é que seja amarelo e dos grandes.... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por pedro121 Ter Set 06, 2011 3:04 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:venha o proximo!!!!

Se quiseres adicionar Gypaetus à lista dá um salto ao Museu de Coimbra, também tens lá Turnix bounce

Não percebi, sabes que o pessoal da província é um bocado denso.... Embarassed Embarassed
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 06, 2011 3:04 pm

pedro121 escreveu:A porzana já valia a pena, talvez se for relocalizada, gaivotas para mim só no molhe leste... ok a Larus pipixcan da Gambia foi uma excepção mas fora ela só mesmo molhe leste.

E audouinii? cat

E genei? pirat
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 06, 2011 3:05 pm

pedro121 escreveu:sabes que o pessoal da província é um bocado denso.... Embarassed Embarassed

Aqui não se desmente ninguém Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por pedro121 Ter Set 06, 2011 3:07 pm

Gonçalo Elias escreveu:

E audouinii? cat

E genei? pirat

Bem.... Embarassed Embarassed Embarassed , essas não são gaivotas, são princesas.. e audouinii já vi no molhe, mas apenas um juvenil Sad Sad Sad

Mas não compares essas duas joias com a máfia do molhe leste... Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por pedro121 Ter Set 06, 2011 3:08 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:sabes que o pessoal da província é um bocado denso.... Embarassed Embarassed

Aqui não se desmente ninguém Cool

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Set 07, 2011 2:03 am

Pois Pedro, é um facto que me dedico pouco a procurar raridades na net, mas sou subscritor do serviço de email "raridades". É pena que, pelos vistos, nem todos o usem (pelo menos do lado do "send"). Mas aceito de bom grado sugestões dos sites alternativos onde se podem encontrar essas especialidades.
Não tenho tempo para andar em "random searches"

Abraço
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por pedro121 Qua Set 07, 2011 2:22 am

Carlos Pacheco escreveu: Mas aceito de bom grado sugestões dos sites alternativos onde se podem encontrar essas especialidades.
Não tenho tempo para andar em "random searches"

Eu tambem preferia que houvesse um unico canal, mas já que existem varios, tudo bem consulto varios, não demoras mais de 10 minutos a ver este forum, o grupo do flirck aves de portugal, o mail do grupo raridades e a pagina do Birds and nature, isto se andares só a ver o que se passa em termos de raridades, basta teres os sites todos alinhados e clicares. Very Happy

Se vires algo que interesse ai perdes mais algum tempo a pesquisar a informação relevante já que na maior parte das vezes a informação fornecida é insuficiente.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Set 07, 2011 2:39 am

Ok, obrigado.

Como passo muito tempo em trabalho externo e muitas vezes sem acesso à net sou muito irregular a visitar os sites (como se pode ver pela minha participação neste fórum). O mail vou vendo quando é possível, por isso ser bom para mim haver o "raridades".
De qualquer forma penso que esses apanhados por fora deveriam ser lá divulgados. Sempre chegam a mais potenciais interessados. Eu digo isto mas raramente faço mais do que os 50km para ir ver uma raridade. Mas pode haver excepções Very Happy
Abraço
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 07, 2011 3:23 am

Carlos Pacheco escreveu:De qualquer forma penso que esses apanhados por fora deveriam ser lá divulgados.

Pois deviam, mas para isso é preciso que "alguém" trate disso. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por pedro121 Qua Set 07, 2011 3:41 am

Gonçalo Elias escreveu:
Carlos Pacheco escreveu:De qualquer forma penso que esses apanhados por fora deveriam ser lá divulgados.

Pois deviam, mas para isso é preciso que "alguém" trate disso. Smile

Eu não acho preocupante os registos que são divulgados noutros canais desde que o sejam de forma imediata, dão mais trabalho mas do mal o menos, o que a mim me preocupa são os registos não divulgados (se consultarem a TDR vem que foram submetidos registos que não foram na altura divulgados) e os registos que só são enviados para o noticiario da spea (ou seja que não são divulgados em tempo útil) essas situações é que me causam desconforto.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por ACarvalho Qua Set 07, 2011 2:37 pm

ACarvalho escreveu:
Bem, para ir amanhã (7-9-2011), tentar ver a argentatus, ...
Fui até lá, mas não vi o bicho.
Estavam lá milhares de gaivotas (hoje havia pesca. Acho que que ao Domingo nunca há), e nada do que eu tinha visto.
Haveria, 98% fuscus e 2% michahellis.
O Isidoro Soares Teodoro, foi lá ontem e também apanhou com milhares de gaivotas, mas esta nada.
Pode já não estar na zona, ou estar perto mas noutros grupos com outros milhares de gaivotas.
Não sei se vale o esforço.

Nos dias de pesca, andar lá com máquinas fotográficas, tripés, etc, nem é estranho.
Há lá sempre fotografos (de todos os tipos) a fotografar a pesca (ainda não percebi bem, porque tantos, e sempre a fotografar o mesmo).

Abraço,
Alberto


ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por José Frade Qua Set 07, 2011 2:42 pm

[quote="ACarvalho"]
ACarvalho escreveu:
Nos dias de pesca, andar lá com máquinas fotográficas, tripés, etc, nem é estranho.
Há lá sempre fotografos (de todos os tipos) a fotografar a pesca (ainda não percebi bem, porque tantos, e sempre a fotografar o mesmo).

Abraço,
Alberto


Deve ser para ver se alguem apanha um tubarão... Smile Smile
Eles andam no Algarve. Very Happy
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por ACarvalho Qua Set 07, 2011 2:59 pm

[quote="José Frade"]
ACarvalho escreveu:
ACarvalho escreveu:
Nos dias de pesca, andar lá com máquinas fotográficas, tripés, etc, nem é estranho.
Há lá sempre fotografos (de todos os tipos) a fotografar a pesca (ainda não percebi bem, porque tantos, e sempre a fotografar o mesmo).

Abraço,
Alberto


Deve ser para ver se alguem apanha um tubarão... Smile Smile
Eles andam no Algarve. Very Happy
Laughing Laughing

Vou habitualmente aquela praia e não é deste ano.
Comecei a notar à 3 ou 4 anos, e cada vez há mais e mais equipados.


ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por pedrocardia Qua Set 07, 2011 4:05 pm

Olá,

pedro121 escreveu:Eu não acho preocupante os registos que são divulgados noutros canais desde que o sejam de forma imediata, dão mais trabalho mas do mal o menos, o que a mim me preocupa são os registos não divulgados (se consultarem a TDR vem que foram submetidos registos que não foram na altura divulgados) e os registos que só são enviados para o noticiario da spea (ou seja que não são divulgados em tempo útil) essas situações é que me causam desconforto.

Compreendo e partilho em parte a opinião.
No entanto confesso que já me abstive de revelar potenciais raridades ainda num passado bem recente.
O motivo que me levou a fazer isso foi a existência de uma clausula no meu contrato que me impede de o fazer, dado que as observações foram efectuadas no âmbito de um trabalho profissional.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Paulo Alves Qua Set 07, 2011 5:02 pm

pedrocardia escreveu:No entanto confesso que já me abstive de revelar potenciais raridades ainda num passado bem recente.
O motivo que me levou a fazer isso foi a existência de uma clausula no meu contrato que me impede de o fazer, dado que as observações foram efectuadas no âmbito de um trabalho profissional.

Sempre achei que aprendemos muito mais com a partilha do que permanecermos fechados em nós próprios. Mas para mim a observação de aves é um prazer.

Para as empresas de "birdwatching" é um negócio, e todos sabemos que o "segredo é a alma do negócio".




Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 07, 2011 5:04 pm

pedrocardia escreveu:
No entanto confesso que já me abstive de revelar potenciais raridades ainda num passado bem recente.
O motivo que me levou a fazer isso foi a existência de uma clausula no meu contrato que me impede de o fazer, dado que as observações foram efectuadas no âmbito de um trabalho profissional.

Tenho conhecimento de outros casos de pessoas que colaboram em projectos tipo levantamentos e que estão impedidas contratualmente de divulgar as observações que fazem. Este tipo de projectos, pelo menos aqueles que conheço (são bastantes, por todo o país), estão relacionados com levantamentos mais ou menos exaustivos de aves nidificantes ou migradoras (sob a forma de transectos, pontos de escuta, trabalhos tipo atlas e outros censos desta natureza) têm geralmente por objectivo a avaliar a importância ornitológica de uma determinada zona ou quantificar as populações de aves, para efeitos de conservação, nomeadamente quando ali têm lugar determinadas intervenções susceptíveis de afectar a avifauna - por exemplo devido a alterações de uso do solo ou a perturbação resultante da implantação de certas estruturas - e em que se torna necessário conhecer ou monitorizar as populações de espécies de aves que ali ocorrem.

Em parte compreendo este tipo de restrições à divulgação de registos: nos dias de hoje a informação sobre as distribuições das aves tem "valor de mercado" (coisa que não acontecia há 15 ou 20 anos atrás) e por isso é natural que quem paga para obter estas informações não a queira divulgar de borla.

No entanto, também me parece importante salientar um aspecto: as raridades são completamente irrelevantes em termos de conservação e por isso as observações de espécies raras ou acidentais, ainda que efectuadas no âmbito de tais projectos, não têm qualquer significado para a conservação das zonas estudadas; por isso, em minha opinião não faz muito sentido sujeitar estes registos ao mesmo tipo de restrições no que concerne à sua divulgação, até porque muitas vezes esses registos acabam por se perder, o que é pena.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Set 08, 2011 2:43 am

Pessoalmente nunca me abstive de revelar raridades, ou mesmo outras observações relevantes feitas no âmbito de trabalho profissional (por exemplo no NO ou no raridades). Como o Gonçalo diz, o impacto negativo que isso tem para o trabalho em si é nulo.

No que respeita a empresas de birdwatching, e dado que sou parte interessada, nem eu nem o meu não sócio até hoje omitimos uma raridade a pensar no negócio. As pessoas são como são e nós não somos assim. Talvez até nos prejudiquemos, mas é a vida.
Até digo mais, já ajudei por algumas vezes a "concorrência" prestando info muito detalhada para que lá pudessem levar clientes. E estou a contar que um dia que necessite me aconteça o mesmo. Acho que ganhamos todos com isso.
As aves são acima de tudo um prazer
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 08, 2011 7:58 am

Paulo Alves escreveu:
Para as empresas de "birdwatching" é um negócio, e todos sabemos que o "segredo é a alma do negócio".
Carlos Pacheco escreveu:No que respeita a empresas de birdwatching, e dado que sou parte interessada, nem eu nem o meu não sócio até hoje omitimos uma raridade a pensar no negócio. As pessoas são como são e nós não somos assim. Talvez até nos prejudiquemos, mas é a vida.
Até digo mais, já ajudei por algumas vezes a "concorrência" prestando info muito detalhada para que lá pudessem levar clientes. E estou a contar que um dia que necessite me aconteça o mesmo. Acho que ganhamos todos com isso.
As aves são acima de tudo um prazer

No caso das empresas de birdwatching o que acontece é que são exactamente as raridades que têm mais "valor de mercado" (ao contrário do que acontece com as empresas que realizam estudos e levantamentos, para as quais as raridades têm pouco ou nenhum interesse e o "valor de mercado" está nas espécies de ocorrência regular).

Pelas mesmas razões que expus no post anterior, algumas pessoas com interesses económicos neste assunto (neste caso, pelos registos de raridades) optam por não tornar pública a informação de que dispõem, presumivelmente com o propósito de dispor de uma vantagem competitiva se a informação não for divulgada.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por pedrocardia Qui Set 08, 2011 8:20 am

Olá a todos,

Julgo que provoquei um pequeno terramoto com a minha mensagem anterior neste tópico.
Vou tentar esclarecer melhor a minha posição pessoal:

Á partida considero que qualquer raridade pode e deve ser divulgada. Isto permite que outros tenham a chance de a ver e pode até vir a descobrir-se que a ID inicial estava errada, situação em que aprendemos sempre mais qualquer coisa.

No entanto, já assisti a situações em que a busca da observação/foto perfeita levou à evidente perturbação da espécie "alvo" e de muitas outras que com ela partilhavam o habitat. Este tipo de situação leva-me a pensar duas vezes sobre qual será o efeito da divulgação da presença de uma ave rara ou acidental que eu, porventura, esteja a observar num dado local.

Dito (escrito) isto, a não divulgação de observações potencialmente interessantes que eu fiz em tempos recentes deve-se única e exclusivamente à dita clausula contratual. Concordo e partilho da opinião que a divulgação de observações de aves raras tem pouca ou nenhuma relevância no âmbito de estudos de monitorização. No entanto esta opinião não prevaleceu junto da "entidade patronal"...

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por pedro121 Qui Set 08, 2011 8:24 am

Gonçalo Elias escreveu:
Pelas mesmas razões que expus no post anterior, algumas pessoas com interesses económicos neste assunto (neste caso, pelos registos de raridades) optam por não tornar pública a informação de que dispõem, presumivelmente com o propósito de dispor de uma vantagem competitiva se a informação não for divulgada.

Talvez, mas não sei até que ponto é que as raridades são importantes para as empresas de birdwatching, acho que são mais importantes as espécies raras, como a Águia-imperial, a Ganga, o Chasco-preto, o Andorinhão-cafre etc... do que as espécies consideradas raridades que acabam por funcionar como a cereja em cima do bolo e o que interesse principal é no bolo e não necessariamente na cereja. A única maneira de uma empresa lucrar a sério seria uma Mega raridade a nível do WP aparecer num sitio em que a entrada pudesse ser controlada, uma charca numa herdade privada por exemplo e aí sim, mas nesse caso a empresa faria tanta divulgação quanta a possível para atrair clientes.

Além de que não estou a ver quais as empresas de Birdwatching que suprimem registos, a Bird and Nature não o faz e a Relevos penso que também não, quanto aos guias no Algarve podem não divulgar as espécies raras mas penso que sempre divulgaram as raridades.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por pedro121 Qui Set 08, 2011 8:33 am

pedrocardia escreveu:
Á partida considero que qualquer raridade pode e deve ser divulgada. Isto permite que outros tenham a chance de a ver e pode até vir a descobrir-se que a ID inicial estava errada, situação em que aprendemos sempre mais qualquer coisa.
Sim, também há o efeito que com o aumento da cobertura podem aparecer mais coisas interessantes, basta ver o que aconteceu com a S. elegans em que um observador que foi á procura desta encontrou uma S. bengalensis no mesmo local, ou no ano passado em que um observador que veio a Peniche observar o ganso-de-bico-curto encontrou um Galeirão-de-crista na Etar da A.D.B.

pedrocardia escreveu:No entanto, já assisti a situações em que a busca da observação/foto perfeita levou à evidente perturbação da espécie "alvo" e de muitas outras que com ela partilhavam o habitat. Este tipo de situação leva-me a pensar duas vezes sobre qual será o efeito da divulgação da presença de uma ave rara ou acidental que eu, porventura, esteja a observar num dado local.

Sim, também é verdade, a atitude de alguns observadores/fotógrafos aquando do Pato-de-olho-dourado em Peniche deixou-me francamente chateado, no entanto o interesse que a zona ganhou teve efeitos benéficos a longo prazo com a tomada de consciência por parte dos responsáveis da ETAR do interesse daquela área e posterior autorização para instalação de um Observatório. Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 08, 2011 8:46 am

pedro121 escreveu:
Talvez, mas não sei até que ponto é que as raridades são importantes para as empresas de birdwatching, acho que são mais importantes as espécies raras, como a Águia-imperial, a Ganga, o Chasco-preto, o Andorinhão-cafre etc...

Nessas também não há muito para esconder porque os locais de ocorrência são conhecidos. Very Happy

pedro121 escreveu:Além de que não estou a ver quais as empresas de Birdwatching que suprimem registos, a Bird and Nature não o faz e a Relevos penso que também não, quanto aos guias no Algarve podem não divulgar as espécies raras mas penso que sempre divulgaram as raridades.

Pedro, não quero fulanizar a questão, pois não me parece que se ganhe alguma coisa com isso. Muito menos pretendo fazer juízos de valor sobre esta matéria, pois independentemente daquilo que cada um de nós "acha", a verdade é que ninguém é obrigado a divulgar o que quer que seja.

No meu post anterior apenas referi que sei de quem não divulgue observações de aves raras e especulei um pouco sobre o que creio serem as razões para não fazer essa divulgação.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Set 08, 2011 8:49 am

Obrigado Paulo! Agora sim, já percebi
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica - Página 2 Empty Re: Provável Larus Angentatus, na Costa da Caparica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos