Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

+4
PNicolau
Ricardo Vieira
Paulo Alves
jheitor
8 participantes

Ir para baixo

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Empty Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

Mensagem por jheitor Qua Set 07, 2011 11:59 am

corrijam-me se eu estiver errado.... com gaivotas deixo aos mais entendidos as semelhanças entre algumas espécies deixam duvidas

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Img4326k
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Empty Re: Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

Mensagem por Paulo Alves Qua Set 07, 2011 2:57 pm

Não sou um "carola" das gaivotas Razz mas acho que é uma Gaivota-argêntea
(Larus michahellis).
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Empty Re: Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

Mensagem por Ricardo Vieira Qua Set 07, 2011 3:12 pm

Viva Jheitor..

gaivotas são sempre um grande desafio, 1º Inverno, 2º Inverno..bla bla!!!

Dentro da minha pouca sabedoria a nível de gaivotas eu apostaria em Gaivotão Real, Larus marinus, mas como te disse, destas não sei muito..

abraços..

P.S. Grande foto
Ricardo Vieira
Ricardo Vieira

Número de Mensagens : 730
Idade : 41
Local : Vila Nova de Gaia - Valadares
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Empty Re: Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

Mensagem por PNicolau Qua Set 07, 2011 6:18 pm

Aposto em Larus michahellis. As asas são demasiado claras para ser uma L. fuscus, ou até mesmo L. marinus!
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Empty Re: Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Set 08, 2011 2:28 am

Larus michahellis, sub-adulto, devido à presença de primárias, grandes coberturas e algumas penas do corpo típicas da plumagem dos jovens. O bico também ainda não atingiu a coloração do adulto
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Empty Re: Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 08, 2011 3:30 am

Carlos Pacheco escreveu:Larus michahellis, sub-adulto, devido à presença de primárias, grandes coberturas e algumas penas do corpo típicas da plumagem dos jovens. O bico também ainda não atingiu a coloração do adulto

Será um quarto Inverno? Tenho ideia que por vezes ainda é possível determinar a idade até ao quarto ano...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Empty Re: Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Set 08, 2011 4:45 am

Não quis atirar logo com essa sugestão e fui cauteloso ao chamar-lhe sub-adulto porque não tinha nada à mão (entenda-se bibliografia) onde me basear. Mas assim de cabeça também atiro para aí.
Mas é melhor confirmar a coisa como deve ser senão depois apanhamos :-)
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Empty Re: Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 08, 2011 6:13 am

Carlos Pacheco escreveu:Mas é melhor confirmar a coisa como deve ser senão depois apanhamos :-)

Exaaaaacto What a Face
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Empty Re: Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

Mensagem por pedro121 Qui Set 08, 2011 7:06 am

As duas hipoteses possiveis são 3º ou 4º inverno, para ser 3º teria que ser adiantado, ora estamos em Setembro e a ave está em muda, logo vou para 4º inverno sem bibliografia e correndo o risco de levar na cabeça... Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Empty Re: Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

Mensagem por RuiCaratao Qui Set 08, 2011 4:53 pm

Há aves que são dificeis, sem vermos a totalidade da plumagem... parece um 4ª ano em muda para Inverno, pelos espelhos brancos grandes nas primarias iguais a um adulto.

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-d'asa-escura  .....  Larus fuscus Empty Re: Gaivota-d'asa-escura ..... Larus fuscus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos