Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na identificação: espécie de pilrito

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Empty Ajuda na identificação: espécie de pilrito

Mensagem por Lemuel Silva Dom Set 11, 2011 5:16 pm

Boas. Hoje trago até vós um pilrito fotografado nas praias do litoral de Vila Nova de Gaia. Será que alguêm podia dar-me a certeza de que espécie se trata? Os guias não tem ajudado muito. Calculo que seja um pilrito-comum mas gostava de ter a certeza, uma vez que o pilrito pequeno é muito parecido e os meus guias de campo só estão a conseguir confundir-me. Abraço Smile

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Pilrito2
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Empty Re: Ajuda na identificação: espécie de pilrito

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 11, 2011 5:22 pm

Olá Lemuel,

É um pilrito-sanderlingo, ou pilrito-das-praias Calidris alba.

Uma característica que considero muito útil para identificar esta espécie é o "ombro" preto, bem visível na foto que colocaste.

Outro elemento útil é o aspecto "preto e branco" desta ave, sem os tons acastanhados da maioria dos outros pilritos.

Bem, e por fim temos o habitat: esta espécie aprecia especialmente solos arenosos.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Empty Re: Ajuda na identificação: espécie de pilrito

Mensagem por José Frade Dom Set 11, 2011 5:26 pm

A mim parece-me um Pilrito-das-praias.

Abraço
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4825
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Empty Re: Ajuda na identificação: espécie de pilrito

Mensagem por José Frade Dom Set 11, 2011 5:27 pm

Atrasei-me... Razz
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4825
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Empty Re: Ajuda na identificação: espécie de pilrito

Mensagem por Lemuel Silva Dom Set 11, 2011 5:30 pm

Muito obrigado pela ajuda Gonçalo, realmente devia ter reparado no ombro preto do espécime, as duas outras espécies que referi realmente não a tem e esta é bem vísivel no desenho do Calidris alba. Daqui a bocado vou publicar mais fotografias de pilrito, desta vez penso que de um juvenil de pilrito comum. Por favor, ainda hoje, ou amanhã, confirma-me também. Abraço Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Empty Re: Ajuda na identificação: espécie de pilrito

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 11, 2011 5:33 pm

Lemuel Silva escreveu:Por favor, ainda hoje, ou amanhã, confirma-me também. Abraço Smile

Com certeza, hoje segunda ou amanhã terça terás a resposta geek
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Empty Re: Ajuda na identificação: espécie de pilrito

Mensagem por PNicolau Dom Set 11, 2011 5:56 pm

Gonçalo Elias escreveu:Olá Lemuel,

É um pilrito-sanderlingo, ou pilrito-das-praias Calidris alba.

Uma característica que considero muito útil para identificar esta espécie é o "ombro" preto, bem visível na foto que colocaste.

Outro elemento útil é o aspecto "preto e branco" desta ave, sem os tons acastanhados da maioria dos outros pilritos.

Bem, e por fim temos o habitat: esta espécie aprecia especialmente solos arenosos.

1 abraço,
Gonçalo
Uma questão Gonçalo. Todos os pilritos-d'areia têm ombros pretos? É que ando a identificar todas as aves da minha biblioteca e ando a ter alguma dificuldade em distingui-los do pilrito-pequeno (em plumagem de Inverno quando não tenho outros elementos de referência).

Outra "pain in the a$$" tem sido distinguir alguns maçaricos-galegos de reais. Rolling Eyes
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Empty Re: Ajuda na identificação: espécie de pilrito

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 11, 2011 6:28 pm

PNicolau escreveu:Uma questão Gonçalo. Todos os pilritos-d'areia têm ombros pretos? É que ando a identificar todas as aves da minha biblioteca e ando a ter alguma dificuldade em distingui-los do pilrito-pequeno (em plumagem de Inverno quando não tenho outros elementos de referência).

Pois, na verdade esta é uma característica dos juvenis. No Inverno identificam-se sobretudo pela plumagem muito branca (claro que o habitat e a tendência para correr na praia junto à rebentação ajudam bastante).

PNicolau escreveu:Outra "pain in the a$$" tem sido distinguir alguns maçaricos-galegos de reais. Rolling Eyes

Bem, eu recorro essencialmente a três aspectos: coroa, bico e vocalização

1 - Coroa: o maçarico-galego tem duas riscas escuras na coroa, que o maçarico-real não tem - se procurares este pormenor ele torna-se incrivelmente óbvio (embora seja difícil de ver ao longe).
2 - Bico: uma vez ensinaram-me esta descrição que considero muito apropriada: o bico do maçarico-galego é longo mas não é exagerado; o do maçarico-real é exagerado. Pese embora a subjectividade desta apreciação, tem-me sido muito útil
3 - O maçarico-real emite um longo "coooouuuliiii" (em inglês: "curlew" é o nome da ave); o maçarico-galigo emite um trinado; esta característica só é útil quando a ave vocaliza e quando não estejam as duas juntas (caso contrário não sabemos qual piou!)

Além disso mais um aspecto importante que tem a ver com a fenologia:
- o maçarico-galego é essencialmente um migrador de passagem, podendo aparecer centenas em bando na passagem migratória; no Inverno é incomparavelmente mais escasso, aparecendo quase sempre isoladamente, sobretudo no sul do país (mas há registos de bandos invernantes no Algarve); aparece em zonas húmidas de qualquer dimensão e até junto ao mar;
- o maçarico-real é sobretudo invernante, embora possa aparecer durante o resto do ano, em pequenos números; aparece principalmente nos grandes estuários.

Espero ter ajudado Wink

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Empty Re: Ajuda na identificação: espécie de pilrito

Mensagem por PNicolau Dom Set 11, 2011 6:48 pm

Muito obrigado Gonçalo! Very Happy

Relativamente aos C. alba, só tenho mesmo dúvidas fora da praia Laughing . Geralmente se vir que são mais pequenos que os C. alpina, identifico-os como C. minuta, quando são maiores não há dúvidas.
Mas quando me aparecem isolados tenho de ir pela "pinta" deles Very Happy .

No que toca aos Numenius, costumo ter dúvidas quando os vejo a voar. Habitualmente recorro à tua segunda técnica, mas por vezes o bico parece ser nem demasiado grande para um arquata, nem demasiado pequeno para ser phaeopus - está lá no meio! A coroa nem sempre é fácil de observar, e por vezes quando vejo a lista supraciliar relativamente bem marcada vou logo para phaeopus - o que pode nem sempre estar certo.
Bem, acho que vou ter de abrir um tópico para esclarecer melhor isto.

Mas muito obrigado! Parece que agora vou ter de andar com os ouvidos mais bem abertos!
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Empty Re: Ajuda na identificação: espécie de pilrito

Mensagem por Flávio Oliveira Dom Set 11, 2011 7:08 pm

PNicolau escreveu:

Outra "pain in the a$$" tem sido distinguir alguns maçaricos-galegos de reais. Rolling Eyes

A técnica que eu uso (não serve com a ave em voo) é comparar o tamanho do bico com o tamanho da cabeça. Nos galegos esta relação é aproximadamente 1,5 e nos reais é quase 3.
Cumprimentos

Flávio
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação: espécie de pilrito Empty Re: Ajuda na identificação: espécie de pilrito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos