Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Devolução à natureza de 1 grifo (Gyps fulvus) e 1 bufo-real (Bubo bubo) em Mértola - 14/09/2011

2 participantes

Ir para baixo

Devolução à natureza de 1 grifo (Gyps fulvus) e 1 bufo-real (Bubo bubo) em Mértola - 14/09/2011 Empty Devolução à natureza de 1 grifo (Gyps fulvus) e 1 bufo-real (Bubo bubo) em Mértola - 14/09/2011

Mensagem por RIAS.Aldeia Ter Set 20, 2011 5:17 am

No dia 29 de Outubro de 2010 foi recolhido em Mértola por vigilantes do Parque Natural do Vale do Guadiana, e entregue no RIAS, um grifo, vítima de cativeiro ilegal.

Ao chegar ao centro, apesar de se encontrar numa boa condição física, verificou-se que o animal apresentava as penas de voo e bico cortados. Perante este difícil cenário, a equipa veterinária concluiu que para recuperar a ave seria necessário: afiar o bico, para que durante a alimentação a ave possa retirar a carne dos animais mortos; esperar pelo desenvolvimento das penas em falta, para poder voar, o que obrigaria o animal a ficar no centro pelo menos um ano. Por fim seria necessário verificar o comportamento do animal após a sua recuperação.

Cerca de um mês depois de ter dado entrada no centro, procedeu-se ao afiamento do bico (ver imagem) e verificou-se que o animal conseguia alimentar-se naturalmente.

Contudo, o processo de recuperação das penas cortadas foi muito mais longo, durando cerca de um ano até à sua total substituição.

Após se verificar a substituição das penas e a restituição da sua capacidade natural de voar e alimentar, os técnicos do RIAS procederam à sua libertação em Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola.

No dia 10 de Maio deu entrada no centro uma cria de bufo-real após ter sido recolhida por vigilantes do Parque Natural do Vale do Guadiana vítima de queda do ninho.

Uma vez que não apresentava nenhum tipo de lesões, a sua recuperação consistiu em alimentação regular e, após o desenvolvimento das penas, treinos de voo e caça.

Após apresentar todas as condições, os técnicos do centro procederam à sua libertação. Esta devolução foi antecedida de uma pequena palestra no lar de idosos da Santa Casa da Mesericórdia de Mértola e contou com a presença não só dos padrinhos do animal como também da utente mais idosa do lar, a centenária D. Bárbara.

Fotos e vídeos da libertação aqui.
RIAS.Aldeia
RIAS.Aldeia

Número de Mensagens : 16
Local : Quinta de Marim - Olhão
Data de inscrição : 16/08/2011

http://rias-aldeia.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Devolução à natureza de 1 grifo (Gyps fulvus) e 1 bufo-real (Bubo bubo) em Mértola - 14/09/2011 Empty Re: Devolução à natureza de 1 grifo (Gyps fulvus) e 1 bufo-real (Bubo bubo) em Mértola - 14/09/2011

Mensagem por MMachado Ter Set 20, 2011 6:10 am

Excelente notícia!
Continuem com o bom trabalho!
Abraço
Mauro Machado
MMachado
MMachado

Número de Mensagens : 83
Idade : 41
Local : Guimarães
Data de inscrição : 18/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos