Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

4 participantes

Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por pedro121 Dom Out 02, 2011 12:07 pm

Boa tarde

Hoje é tarde enquanto procurava o pilrito semipalmado encontrei um adulto de tarambola dourada em muda quase completa para plumagem de inverno, no entanto ainda tinha algum preto em sítios estratégicos, nomeadamente nas subcaudais e nos flancos onde a europeia apresenta branco, fiquei a observar a ave e uma coisa que estranhei é que ela pareceu-me demasiado dourada mas podia ser devido á luz, mas a projecção das primarias era pequena (talvez demasiado pequena) entretanto dois ciclistas assustaram a ave que passou por mim a voar revelando as axilas castanhas.

A ave estava aqui

http://maps.google.com/?ll=39.403844,-9.192469&spn=0.001047,0.002411&t=h&z=19&vpsrc=6



e depois vou para aqui ficando completamente em contra luz

http://maps.google.com/?ll=39.403457,-9.19568&spn=0.001047,0.002411&t=h&z=19&vpsrc=6

Portanto continuam a aparecer nearticas... Smile (ou talvez não Twisted Evil )
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por pedro121 Dom Out 02, 2011 3:03 pm

https://www.youtube.com/watch?v=h2HB53FJX8A

https://www.youtube.com/watch?v=YTWmvPvpMz0
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por RuiCaratao Dom Out 02, 2011 5:53 pm

Lá está Pedro, tem tanto de projecção de primarias quanto 1 das 2 tarambolas das lezirias de Vila franca de Xira deste ano.
Curiosamente ambas as aves (essa de Óbidos e a da Leziria), apresentam muda para inverno bastante avançada, e ambas tinham projeções menores (podem faltar as 2 ultimas primarias), do que a outra ave da Leziria, com bastante preto da plumagem nupcial, e projeções maiores.

A dificuldade de identificação entre dominica e fulva é sobejamente conhecida,e a diferença estrutural comprimento das pernas/corpo, não me parece em fotos tão evidente como é ilustrado no collins, embora o supercilio me pareça menos contrastado em fulva e talvez mais estreito. A vocalização será talvez a forma mais segura de as diferenciar.

cumps,

Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por pedro121 Seg Out 03, 2011 2:20 am

RuiCaratao escreveu:1 das 2 tarambolas das lezirias de Vila franca de Xira deste ano.
Curiosamente ambas as aves (essa de Óbidos e a da Leziria), apresentam muda para inverno bastante avançada, e ambas tinham projeções menores (podem faltar as 2 ultimas primarias), do que a outra ave da Leziria, com bastante preto da plumagem nupcial, e projeções maiores.

Sim, mas eu tenho uma foto da ave em voo (má) em que não parece faltar nenuma primaria. mas sim fizemos asneira em não termos olhado melhor para a 2ª ave na Ponta da erva

RuiCaratao escreveu:A dificuldade de identificação entre dominica e fulva é sobejamente conhecida,e a diferença estrutural comprimento das pernas/corpo, não me parece em fotos tão evidente como é ilustrado no collins, i

A minha questão principal com esta ave é que ela é claramente mais dourada do que as da Ponta da erva, se não fosse por isso eu ficaria satisfeito como sendo mais uma TDA precisamente porque não vi grande diferença estrutural, mas estou com duvidas. De qualquer modo é uma das pequenas.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 04, 2011 5:24 am

Pedro121 escreveu:Sim, mas eu tenho uma foto da ave em voo (má) em que não parece faltar nenuma primaria. mas sim fizemos asneira em não termos olhado melhor para a 2ª ave na Ponta da erva

Ás vezes não é facil de ver, sobretudo se não conseguires contar o nº de primarias, e mesmo que não falte primarias, porque supostamente mudam de dentro para fora, o desgaste da pena pode encurtar a projeção. Muitos guias referem que esta caracteristica não é fiável em aves em muda (dominica e fulva), ou seja entre Setembro e Dezembro.

Existe uma identificação de fulva documentada em Espanha em Agosto http://www.rarebirdspain.net/arbsi020.htm, as duas observações de Portugal, são tambem de Julho e Agosto.

E um outro artigo onde se discute a id de uma ave na costa este dos states em Setembro, ou seja em muda http://www.oceanwanderers.com/NJPGP.html, e onde é referida a muda mais tardia em P.dominica "According to Byrkjedal and Thompson (1998, see below), the body feather molt of adult American Golden Plovers tends to occur slightly later than in Pacific Golden-Plover, so one might expect a Pacific Golden-Plover to have replaced more body feathers"

Quem tiver mais experiência em muda de limicolas, ou tenha mais experiência com estas espécies, poderá talvez levantar mais umas luzes sobre o assunto....já que se têm visto várias aves, um maior conhecimento e debate da id poderia aumentar a probabilidade de haver um maior numero de registos de P.fulva

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por pedro121 Ter Out 04, 2011 6:00 am

RuiCaratao escreveu:o desgaste da pena pode encurtar a projeção. Muitos guias referem que esta caracteristica não é fiável em aves em muda (dominica e fulva), ou seja entre Setembro e Dezembro.

Sim, esse aspecto preocupa-me particularmente, já que me pareceu que a ave não tinha mudado as primarias, portanto ate que poto podia estar desgastadas?
Eu não a encontrei ontem e hoje de manha estava muito nevoeiro, volto a tentar amanha
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por JFMeneses Qua Out 05, 2011 1:34 pm

Há interesse em verem fotos das aves da ponta da erva?
Saudações
Jorge Meneses

JFMeneses

Número de Mensagens : 228
Data de inscrição : 08/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por pedro121 Qua Out 05, 2011 1:56 pm

JFMeneses escreveu:Há interesse em verem fotos das aves da ponta da erva?
Saudações
Jorge Meneses

Interesse há sempre, eu vi as duas que lá estavam, mas se tiveres fotos avança... Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por JFMeneses Qua Out 05, 2011 3:08 pm

Aqui vão: uma com as duas e outra com a mais pequena.
tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Pluvialisdominicapontad



tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Pluvialisdominicapontad



Saudações
J Meneses

JFMeneses

Número de Mensagens : 228
Data de inscrição : 08/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por PNicolau Qua Out 05, 2011 3:13 pm

Consegues redimensioná-las? Estão mesmo muito grandes!
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por pedro121 Qua Out 05, 2011 3:30 pm

Obrigado pelas fotos, vieram reforçar a minha opinião que a ave da lagoa de Obidos é uma Siberiana, eu quando vi as da Ponta da Erva foi num dia nublado, mas com estas fotos com condições de luz mais parecidas reforça a minha ideia.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por RuiCaratao Qua Out 05, 2011 6:36 pm

A projeção das primarias é de facto diferente nas duas aves, mas estão em muda........ depois de ver inumeras fotos de uma e de outra a unica caracteristica visivel que vejo e que é recorrente em fulva, é o supercilio mais ténue, sobretudo a seguir ao olho, onde até inclusivamente estreita e desce ligeiramente no sentido do pescoço, ao passo que nas dominica, o supercilio torna-se inclusivamente mais largo e contrastante após passar o olho.
E claro, em voo, patas projectadas para além da cauda...

Em ambas as aves da leziria, o supercilio tipo dominica, está presente, e na tua ave de óbidos tambem, a meu ver.

Quanto á cor, é tambem referido na literatura, uma grande variabilidade nas duas especies. No Guide to the identification and ageing of Holartic waders da BTO, referem inclusivamente sobreposição no comprimento da asa em populações do Alaska.


cumps,
Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por pedro121 Qui Out 06, 2011 3:23 am

RuiCaratao escreveu:A projeção das primarias é de facto diferente nas duas aves, mas estão em muda........ depois de ver inumeras fotos de uma e de outra a unica caracteristica visivel que vejo e que é recorrente em fulva, é o supercilio mais ténue, sobretudo a seguir ao olho, onde até inclusivamente estreita e desce ligeiramente no sentido do pescoço, ao passo que nas dominica, o supercilio torna-se inclusivamente mais largo e contrastante após passar o olho.
E claro, em voo, patas projectadas para além da cauda...

Em ambas as aves da leziria, o supercilio tipo dominica, está presente, e na tua ave de óbidos tambem, a meu ver.

Quanto á cor, é tambem referido na literatura, uma grande variabilidade nas duas especies. No Guide to the identification and ageing of Holartic waders da BTO, referem inclusivamente sobreposição no comprimento da asa em populações do Alaska.

Sim, bem, seja como for venham as tarambolas que AGORA estou preparado para elas!!! Very Happy Very Happy

Nada como entrar numa situação em que ficamos com duvida na id por causa de 1 pormenor para ficarmos a saber tudo sobre a ave.,

Em relação ao supercílio devo dizer que eu tenho duvidas que encaixe melhor em dominica do que fulva, tenho que fazer capturas do vídeo para ver melhor, é que quando ela estava a favor do sol o supercílio ficou muito destacado nas fotos, mas pronto, lá está a minha preocupação na altura foi verificar que era dominicana e não apricaria, e só depois comecei a pensar noutras hipóteses, e nessa altura já era tarde para ver a projecção das patas, felizmente que está uma fulva na Terceira por isso no sábado de manha posso estuda-la á vontade.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

tarambola dourada americana na lagoa de Obidos Empty Re: tarambola dourada americana na lagoa de Obidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos