Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abutre visitou a Torreira e surpreendeu população

Ir para baixo

Abutre visitou a Torreira e surpreendeu população Empty Abutre visitou a Torreira e surpreendeu população

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Out 29, 2011 7:26 am

Abutre visitou a Torreira e surpreendeu população
Data: 11 de Outubro de 2011
Fonte: ribeirinhas.com




O insólito aconteceu na Torreira. Um abutre, decidiu visitar esta vila e aterrar mesmo em cima do telhado da casa afonso, na Avenida Eng. Duarte Pacheco, no dia 3 de Outubro, ao início da tarde.
O abutre-fouveir conhecido pelo nome de grifo, é um abutre que ocorre nas montanhas do sul da Europa, do sudoeste asiático e da África. Tais abutres chegam a medir até 1 metro de comprimento e 2,7 metros de envergadura, e pesam de 6 a 12 kg.
Alimenta-se quase exclusivamente de carne morta, passando longo tempo a pairar alto no céu à procura de cadáveres, voando em círculos. Em voo tem uma silhueta típica, enormes asas, muito maiores que o corpo, cauda curta e arredondada, completamente aberta, e pescoço encolhido. É normalmente gregário e estabelece colónias de até 200 casais. Registaram-se casos raros de grifos atacarem presas vivas, especialmente animais jovens, fracos ou doentes.

A parte superior e inferior do corpo apresenta uma cor castanha clara, distinguindo-se as rémiges e a cauda pretas. O pescoço apresenta um colar espesso de penas claras na base, sendo depois coberto de pequenas penas brancas até à cabeça, com um aspecto lanoso. Tem patas cinzentas bastante débeis, pois não as usa para agarrar as presas como as águias.
Na Península Ibérica o seu número tem vindo a crescer desde 1980, quando existiam apenas cerca de 1000 exemplares. No entanto, desde que as normas da UE proíbem o abandono de gado morto no campo, sobretudo a partir da crise das vacas loucas, o alimento para estes animais diminuiu, o que deu origem à diminuição da sua população no resto da Europa.
Em Portugal, o grifo distribui-se sobretudo pelas zonas fronteiriças. As principais colónias situam-se no Parque Natural do Douro Internacional, no Parque Natural do Tejo Internacional e nas Portas de Ródão, também existindo alguns espécimes na Serra de São Mamede mais a sul.
Não é normal este tipo de animais desviarem-se da sua rota e virem parar a estes lados, mas talvez este espécie seja um indivíduo novo e se tenha desviado da sua rota, perdendo-se e vindo parar à Torreira.
Rui Vaz, técnico da reserva de São Jacinto, foi chamado e conseguiu apanhar o animal que agora vai ter cuidados veterinários e vai ser preparado para voltar à liberdade.

http://www.ribeirinhas.com/jornal/2011/10/11/abutre-visitou-a-torreira-e-surpreendeu-populacao/

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos