Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pérolas

+8
Paulo Lemos
Luis Silva
João Tomás
Gonçalo Elias
Helder Vieira
Flávio Oliveira
Carlos Vilhena
trataruga
12 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Pérolas Empty Pérolas

Mensagem por trataruga Dom Dez 04, 2011 2:48 pm

E mais uma preciosa pérola...

http://ww1.rtp.pt/noticias/?t=Populacao-de-cegonha-branca-esta-a-aumentar-em-Portugal.rtp&headline=20&visual=9&article=506136&tm=

é de mim, enganaram-se no video? (População de cegonha-branca está a aumentar em Portugal)
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Carlos Vilhena Dom Dez 04, 2011 2:56 pm

Boa noite,

É verdade, a população de cegonha aumentou muito.Graças a cada vez mais alimentar-se de lagostim americano penso eu.

Um abç,

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Flávio Oliveira Dom Dez 04, 2011 2:59 pm

Pode ter sido falha minha mas não vi nada de estranho nesta reportagem...
Pode não se gostar do estilo mas o conteudo pareceu-me correcto.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Helder Vieira Seg Dez 05, 2011 5:46 am

trataruga escreveu:E mais uma preciosa pérola...

http://ww1.rtp.pt/noticias/?t=Populacao-de-cegonha-branca-esta-a-aumentar-em-Portugal.rtp&headline=20&visual=9&article=506136&tm=

é de mim, enganaram-se no video? (População de cegonha-branca está a aumentar em Portugal)

Tu não gostas mesmo do artista What a Face
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por trataruga Seg Dez 05, 2011 5:51 am

População de cegonha-branca está a aumentar em Portugal

Onde é que esta reportagem corresponde a este título?

trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 05, 2011 6:17 am

trataruga escreveu:População de cegonha-branca está a aumentar em Portugal

Onde é que esta reportagem corresponde a este título?


De facto o conteúdo a reportagem nada tem a ver com o título...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 12, 2018 12:59 pm

O caimão ou galinha-sultana Porphyrio porphyrio é uma espécie rara restringindo-se a sua presença em Portugal à Ria Formosa. Por outro lado, trata-se de uma espécie ameaçada: a sua dimensão e a plumagem vistosa tornaram-na, durante muito, alvo dos caçadores enquanto a progressiva drenagem de zonas húmidas destruiu parte importante do seu habitat.

Fonte: ICNF

Estamos sempre a aprender Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 12, 2018 1:39 pm

Olha que giro, não sabia que há chasco-preto na serra do Açor... Rolling Eyes

Fonte
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por João Tomás Seg Mar 12, 2018 2:56 pm

Gonçalo Elias escreveu:Olha que giro, não sabia que há chasco-preto na serra do Açor... Pérolas Icon_rolleyes 

Fonte

Não percas muito tempo nesse site porque senão este tópico fica inundado de pérolas Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 12, 2018 5:09 pm

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Olha que giro, não sabia que há chasco-preto na serra do Açor... Pérolas Icon_rolleyes 

Fonte

Não percas muito tempo nesse site porque senão este tópico fica inundado de pérolas Smile

Mas é a informação oficial... Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por João Tomás Seg Mar 12, 2018 5:57 pm

Gonçalo Elias escreveu:Mas é a informação oficial... Pérolas Icon_rolleyes

Eu não disse que não era x) apenas disse que há muito mais pérolas para além dessa. Segundo esse site a gralha-de-bico-vermelho continua a nidificar na Serra do Alvão! E, em 5 anos que passei por Vila Real nunca dei com um casal....
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Luis Silva Seg Mar 12, 2018 6:00 pm

Gonçalo Elias escreveu:Olha que giro, não sabia que há chasco-preto na serra do Açor... Rolling Eyes

Fonte


Se não me falha a memoria acho que há um registo lá na decada de 90(?).
(também a falar de cor) no 1º atlas das nidificantes existe um ponto que deve corresponder algures a serra da lousa (ou açor, só indo confirmar o ponto). De qualquer das formas parece-me bem provável que tenham ocorrido por ali, umas décadas atrás, antes de ter sido tudo corrido a árvores. Parte do que os incêndios do ano passado deixam ver do antigo uso de solo diria que houve muitos mais locais propícios para eles que alguma vez imaginaria pelo que conheço actualmente da região.

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Mar 13, 2018 1:46 am

De acordo Luís, não ponho em dúvida que tenham ocorrido no passado, a questão aqui é que a informação que está no site do ICNF parece ter sido colocada "no tempo da outra senhora" e nunca mais foi actualizada... fica a sensação de que ninguém, mas ninguém, olha para aquilo há anos... mas aquilo é suposto ser um retrato do presente, parece-me.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Luis Silva Ter Mar 13, 2018 2:09 am

Gonçalo Elias escreveu:De acordo Luís, não ponho em dúvida que tenham ocorrido no passado, a questão aqui é que a informação que está no site do ICNF parece ter sido colocada "no tempo da outra senhora" e nunca mais foi actualizada... fica a sensação de que ninguém, mas ninguém, olha para aquilo há anos... mas aquilo é suposto ser um retrato do presente, parece-me.


Podes interpretar como registos históricos Smile

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por João Tomás Ter Mar 13, 2018 7:31 am

Pois, e podes ainda interpretar o ICNF como uma entidade que tem, pelo menos nos últimos 10 anos, passado à história.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Paulo Lemos Qua Mar 14, 2018 6:19 pm

Mas faz sempre sentido incluir espécies que ocorreram no passado (deve-se é apontar esse detalhe de informação).

Quando foi observada pela ultima vez a nidificação desta espécie na Berlenga?
A ilha foi perdendo a sua densa vegetação inicial ao longo de muitas décadas (seria de estrato médio, e por fim raso até quase solo nú), e independentemente de ratos e coelhos que existem há séculos, a "extinção" do chasco foi relativamente recente.
Portanto não creio que na referidas serras, que conservam ainda bastantes áreas num somatório bastante vasto de habitat propicio, o exodo rural e uma diferente alternância de zonas florestadas acabasse por si só com a população desta espécie.

E porquê só as insectívoras (ou ninhegas insectívoras) regrediram a olhos vistos nessa região? Até o Dom-fafe continua presente, ainda que o habitat deste sim, se encontre em regressão.
Essa região (centro montanhoso) tem sido a mais afectada das que conheço, com um redução drástica de populações invertebrados que constituem presas de aves insectívoras desse tipo. Desde inícios de 80s pelo menos, e abruptamente em meados. Neste contexto, a região é hoje comparativamente um deserto, independentemente da existência de matos, solo nú, rocha, erva, ambiente rural ou floresta.

Se já nos 90s, no litoral Oeste passei a confirmar muitos insucessos de casais de várias espécies de insectívoras, nas beiras sobretudo acima dos 600m o problema intensificou-se regularmente (região mais agreste, clima imprevisível, e comparativamente drástica redução de presas).
As aves insectívoras têm algumas defesas contra a escassez, ou grandes necessidades temporárias de alimento, por exemplo fornecem a prole com presas menos preferenciais (abelhas, carabideos, percevejos, joaninhas, etc.) e até substancias antídotas para as suas toxinas, mas há limites, quanto até estes insectos são menos abundantes.
Continuo a ver, cada vez mais, vastos territórios sem aves e o efeito de clima instável que resulta numa actividade frenética de progenitores, ocorrendo mais frequentemente morte de ninhadas inteiras (ainda que supostamente em óptimos territórios, e tempestades apenas moderadas), até nas aves comuns.

É sempre imprudente apontar meras alterações na paisagem como causa de declínio de certas espécies. Ecologia não é só paisagem. A serra sempre conservou áreas bastante nuas por natureza, até hoje, e até onde foi plantado/propagado Pinus, eucalipto e acácias (isto há muitas mais décadas do que os anos 90) e onde aconteceu, não deixa de ser espaço bastante aberto na maioria dos casos, ou suficiente para a espécie poder ocupar (floresta aberta, esparsa e com rocha nua, etc.).


Última edição por Paulo Lemos em Qua Mar 14, 2018 8:37 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Paulo Lemos Qua Mar 14, 2018 6:21 pm

(e agora vou sair de mansinho...)
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por João Tomás Qua Mar 14, 2018 6:51 pm

Paulo Lemos escreveu:Mas faz sempre sentido incluir espécies que ocorreram no passado (deve-se é apontar esse detalhe de informação)

Pois mas isso não acontece, ou seja a informação que lá existe é enganosa para o leitor.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Paulo Lemos Qua Mar 14, 2018 8:39 pm

Já desde puto vejo "tudo" ultrapassado e enganoso em Portugal, mas habituei-me :p




Também pode dar-se o caso de a espécie ainda existir, rara, e não é vista. Afinal tornou-se rara em PT.

Se na verdade há menos território disponível, será esta uma causa de regressão também (mas como principal causa de total extinção, não concordo).

Território não falta para prospectar, mas para mim essa região é sempre um pesadelo para esquadrinhar devidamente.

´
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Mar 15, 2018 5:07 am

Paulo Lemos escreveu:Mas faz sempre sentido incluir espécies que ocorreram no passado (deve-se é apontar esse detalhe de informação).

Quando foi observada pela ultima vez a nidificação desta espécie na Berlenga?
A ilha foi perdendo a sua densa vegetação inicial ao longo de muitas décadas (seria de estrato médio, e por fim raso até quase solo nú), e independentemente de ratos e coelhos que existem há séculos, a "extinção" do chasco foi relativamente recente.
Portanto não creio que na referidas serras, que conservam ainda bastantes áreas num somatório bastante vasto de habitat propicio, o exodo rural e uma diferente alternância de zonas florestadas acabasse por si só com a população desta espécie.

Tens alguma razão na parte da possibilidade de ainda ocorrer a espécie nalgum desses locais.

O problema aqui, como creio que terá ficado claro, é referir-se a ocorrência da espécie como sendo algo do presente quando não há evidências de que seja o caso. Seria como eu escrever que "possivelmente a águia-pesqueira nidifica no litoral centro", é certo que não há observações há dezenas de anos, mas já nidificou no passado e quem nos garante que não há aí algum casal escondido. Em teoria é possível? É. Isto faz sentido? Não, não faz. É ridículo.

Olha e a propósito de Berlengas, aqui vai mais uma:

O airo Uria aalge, ave adotada como símbolo da Reserva Natural e, em muitos aspetos, muito semelhante ao pinguim das paisagens antárticas, tem na Berlenga o seu único local de nidificação em Portugal.

Fonte
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por scirpaceus Qui Mar 15, 2018 8:27 am

Foi feita uma observação de Chasco-preto nuns socalcos próximos à Mata da Margaraça por mim e pelo João Petronilho, durante os trabalhos de recenseamento de avifauna da Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor nos finais da década de 90.

Tal como em muitos registos do tipo, não existindo continuidade neste tipo de trabalho, a referencia perpetua-se e generaliza-se. Existe um unico registo de Acrocephalus paludicola na Reserva Natural do Paul de Arzila datado de 1977 e esta referencia ainda anda pelos planos de gestão e ordenamento como se tivesse sido ontem. No ano passado, depois de muita insistência para ser dotado de meios que permitissem trabalhar para o actual Atlas, entregaram-me a mim e aos restantes 3 colegas da equipa a que pertenço, entregaram-me o Guia de Aves editado pela FAPAS e uns binóculos usados, deram-me uma palmada nas costas e um "já está, agora é que é".

Mas que o Chasco-preto foi visto, foi

Cumprimentos
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Mar 15, 2018 8:49 am

Olá Paulo,

Em momento algum pus em dúvida a existência de uma observação de chasco na região.

A questão é que no link que indiquei não se refere simplesmente que a espécie "foi vista" (pretérito) mas sim que "habita" (presente), sendo que este termo e o tempo verbal utilizado sugere que a sua presença é, ainda hoje, regular na zona, o que me parece não ser de todo o caso, dado que a tua observação tem quase 20 anos e tanto quanto sei não existem registos posteriores.

Como certamente terás percebido, o meu post sobre o chasco, tal como outros da mesma linha, é uma crítica à falta de revisão da informação que é colocada online no site oficial.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por scirpaceus Qui Mar 15, 2018 8:58 am

Eu entendi Gonçalo.

Essa informação data do tempo do ICN e era normal naqueles tempos, colocarem nos meios de divulgação ao público as "coisas raras" como se fossem comuns. Eu sempre discuti que era preferivel colocar disponivel o que o público podia encontrar com facilidade nas áreas protegidas ao invés de tratar observações ocasionais como fossem frequentes e comuns. Quando não existe actualização da informação, dificil será rever o que quer que seja.
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por João Tomás Qui Mar 15, 2018 12:52 pm

Gonçalo Elias escreveu:Como certamente terás percebido, o meu post sobre o chasco, tal como outros da mesma linha, é uma crítica à falta de revisão da informação que é colocada online no site oficial.

Exacto, esta é a questão central deste post.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Paulo Lemos Qui Mar 15, 2018 4:45 pm

Gonçalo Elias escreveu:

O airo Uria aalge, ave adotada como símbolo da Reserva Natural e, em muitos aspetos, muito semelhante ao pinguim das paisagens antárticas, tem na Berlenga o seu único local de nidificação em Portugal.

Fonte

A divulgação da natureza está cheia de "historias da carochinha". Mas já nem sei se é o publico-alvo que é infantil, ou se antes o educam assim... e já critico isto há décadas sem me conformar com os métodos (pobres putos já desde tenra idade em educação ambiental). Geralmente vejo os putos levarem a coisa mais a sério do que os educadores Very Happy. É assunto sério, ou não é?

---

Por acaso já prospectei há 2 anos, não muito longe da Mata da Margaraça, umas belas encostas que ainda hoje me lembram nicho favorável para essa espécie (de acordo com a descrição de habitat).
Gosto tanto ver belos locais, mas infelizmente já sem esperança de encontrar seres interessantes a habitá-los... fica apenas na imaginação o que podiam albergar no passado. Por acaso não me lembro desta espécie na região (nem vista através da janela do carro dos pais ou avós, como muitas outras das serras mais despidas).

Pela mesma ordem de ideias (possibilidade de ainda existir) o chasco poderia talvez nidificar no litoral Oeste, pois boa paisagem não falta na costa (todavia, foi entre dunas e pinhais litorais que observei recentemente um chasco "escuro", sem mais repetir a observação).

Quanto aos finais da década de 90, ainda permanecia muita coisa nessas datas, que hoje não se ouve, nem se vê. No concelho das Caldas ainda se viam nidificar picanços-barreteiros e dezenas de casais de papa-figos, centenas de casais de rouxinol comum (omnipresente), etc.

Hoje saio na primavera para apanhar uma caixa de gafanhotos (quando antigamente rendia 6 caixas cheias por cada tarde, durante anos a fio, hoje a caixa só vem "cheia" a 1/4 do seu volume, se ocasionalmente preciso de uma.
Nas beiras, pior...

Devido à escassez de recursos alimentícios, nas terras de relevo do centro (em xistos), também não estou muito confiante de que "uma espécie supostamente rara" possa ainda existir, quando outras insectívoras me parecem ter sofrido declínio abrupto (na generalidade de habitats).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pérolas Empty Re: Pérolas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos