Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

+10
Helder Vieira
Araújo da Silva
João Ferreira
VozdoBerço
Jlourenço
sérgio moreira
pedro121
Flávio Oliveira
RuiCaratao
Camilo Carneiro
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Camilo Carneiro Ter Dez 06, 2011 11:10 am

Boa tarde

Esta manhã observei um Oenanthe deserti e um Corvus cornix no estuário do rio Ave.

Foto do Corvus cornix:
Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Fozdoavecorvuscornix.th

Foto do Oenanthe deserti:
http://www.flickr.com/photos/camilocarneiro/6466952401/

Cumprimentos
Camilo
Camilo Carneiro
Camilo Carneiro

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por RuiCaratao Ter Dez 06, 2011 11:17 am

Grande malha, tenho a ideia que estas aves (chascos) ficam por algum tempo na área, mas o Pedro deve saber mais sobre o assunto, a gralha pelos vistos ficou, até porque é bem provavel que tenha tido uma viagem assistida da Europa central para Portugal.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Dez 06, 2011 11:22 am

Viva,
no flickr dizes que foi em Mindelo, podes especificar melhor o local onde fotografaste o chasco?
Cumprimentos
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por pedro121 Ter Dez 06, 2011 11:32 am

Boa!!!!!!!!!


Os chascos do deserto costumam ficar algum tempo, dado que nos próximos dias vamos ter baixas pressões pode ser que se aguente até quinta, a ave está no mesmo sitio da gralha? e a gralha esta no mesmo sitio do ano passado?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por sérgio moreira Ter Dez 06, 2011 11:54 am

A gralha, não a vi durante este ano, nem na primavera,nem no verão... Tenho de lá ir amanhã Very Happy
sérgio moreira
sérgio moreira

Número de Mensagens : 121
Data de inscrição : 19/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Camilo Carneiro Ter Dez 06, 2011 1:25 pm

Não sei ao certo onde a gralha foi vista no ano passado, mas pelo que o Luís Gordinho me disse acho que é está na mesma zona. Observei-a a atravessar o rio para N e depois novamente para S.

O chasco estava numa zona com muitos bocados de paus, raízes e lixo trazido pelo mar, junto ao início do quebra-mar da margem Sul.
Camilo Carneiro
Camilo Carneiro

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Jlourenço Ter Dez 06, 2011 3:19 pm



Parabéns. Grandíssima observação.

Esperemos que se mantenha algum tempo. Gostava de a observar.

João Lourenço

Jlourenço

Número de Mensagens : 54
Data de inscrição : 06/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por VozdoBerço Ter Dez 06, 2011 4:23 pm

Muitos parabéns pela observação!
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por João Ferreira Qua Dez 07, 2011 4:10 am

Boa Observação!!!!!
E mais pormenores do local??? A ver se lá dou um salto amanhã!!!
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Camilo Carneiro Qua Dez 07, 2011 6:58 am

Esta manhã o Oenanthe ainda lá andava, no mesmo sitio, portanto boa sorte para quem lá vai amanhã! O cornix não vi.

O local é o mesmo. Com indicações que disse dá-se logo com o bicho!

Boas observações!
Camilo Carneiro
Camilo Carneiro

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Araújo da Silva Qua Dez 07, 2011 9:51 am


Viva Camilo!

Muitos parabéns pelo chasco, não será de mais repetir que, assim como a toda a “comunidade”, também a mim me deixaste pasmado com esta belíssima descoberta. Bem-hajas pela partilha.

Quanto à cornix, e em jeito de desafio, gostava de deixar aqui expressa uma opinião pessoal sobre a sua ocorrência entre nós. Quando comecei a praticar observação de aves no estuário do Cávado, há cerca de 15 anos, observava todos os dias uma gralha desta raça a visitar o juncal. Entretanto soube que o “bicho” era mantido em cativeiro mas em regime de semi-liberdade por um morador da zona (Fão) que o tinha trazido da Córsega. Mais um corvídeo ornamental, como é prática corrente por cá.

É claro que não tenho como saber da proveniência da “tua” gralha. Mas como já cheguei a transmitir ao Sérgio Moreira, que localizou uma o ano passado nesta região, estou convencido que entre a larga comunidade de jovens de Vila do Conde, da Póvoa e de Esposende que emigraram para aquela ilha do Mediterrâneo, haja mais alguns que repetiram a “graça” do de Fão. E isto se a ave não for a mesma, pois entretanto a do Cávado desapareceu.

Abraço e continuação de excelentes observações!

Jorge

Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Camilo Carneiro Qui Dez 08, 2011 7:59 am

Olá Jorge

Eu não faço ideia de qual será a proveniência da gralha que observei lá no estuário, mas de facto isso não é uma hipótese a excluir...
Camilo Carneiro
Camilo Carneiro

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Helder Vieira Qui Dez 08, 2011 10:51 am

Camilo Carneiro escreveu:Esta manhã o Oenanthe ainda lá andava, no mesmo sitio

Hoje andou por lá o dia todo... Very Happy

Não vi a gralha...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por pedro121 Qui Dez 08, 2011 12:15 pm

Helder Vieira escreveu:
Hoje andou por lá o dia todo... Very Happy

Não vi a gralha...

Humm, pelos vistos desencontramo-nos... Eu de manha vi a gralha aqui:

http://maps.google.com/?ll=41.340842,-8.73913&spn=0.001017,0.002411&t=h&z=19&vpsrc=6

e aqui: http://maps.google.com/?ll=41.343249,-8.741984&spn=0.001017,0.002411&t=h&z=19&vpsrc=6

O chasco andava aqui:

http://maps.google.com/?ll=41.339563,-8.745933&spn=0.001017,0.002411&t=h&z=19&vpsrc=6


diga-se que toda a zona tem excelente aspecto para escrevedeira da laponia
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 08, 2011 12:52 pm

pedro121 escreveu:
diga-se que toda a zona tem excelente aspecto para escrevedeira da laponia

anda pelo menos uma na galiza
https://www.facebook.com/sociedadegalegadeornitoloxia
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Helder Vieira Qui Dez 08, 2011 3:45 pm

pedro121 escreveu:
Humm, pelos vistos desencontramo-nos...

Essa malta vem cá acima e nem apita Evil or Very Mad
Estás imparável... um autêntico twitcher Wink
De qualquer modo de manhã eu não tinha hipótese. Andei por lá das 14:00h até às 16:30h...

pedro121 escreveu:
Eu de manha vi a gralha aqui:

http://maps.google.com/?ll=41.340842,-8.73913&spn=0.001017,0.002411&t=h&z=19&vpsrc=6

Pois, depois do Chasco estive aí de telescópio montado... e também aqui mas só deu mesmo Pegas e Estorninhos.

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por RuiCaratao Qui Dez 08, 2011 4:36 pm

Foi pena Helder, mas sempre pensei que te iriamos encontrar por lá.... Smile
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por pedro121 Sex Dez 09, 2011 5:22 am

RuiCaratao escreveu:Foi pena Helder, mas sempre pensei que te iriamos encontrar por lá.... Smile

Sim, eu tambem, eu ainda pensei em falar contigo para combinarmos qualquer coisa, mas como foi tudo decidido muito á presa... bem, eu penso que naquele sitio mais alguma coisa há de aparecer, portanto na proxima vamos as francezinhas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Helder Vieira Sex Dez 09, 2011 5:28 am

pedro121 escreveu:
RuiCaratao escreveu:Foi pena Helder, mas sempre pensei que te iriamos encontrar por lá.... Smile

Sim, eu tambem, eu ainda pensei em falar contigo para combinarmos qualquer coisa, mas como foi tudo decidido muito á presa... bem, eu penso que naquele sitio mais alguma coisa há de aparecer, portanto na proxima vamos as francezinhas.

Tá combinado cheers
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Júlio Neto Sáb Dez 10, 2011 12:24 am

Ontem voltei a observar o Oenanthe (tinha-o visto no primeiro dia juntamente com outros observadores confirmando a identificação e verificando tratar-se de um macho no primeiro inverno) e obtive algumas fotos decentes.
A análise detalhada da plumagem feita por mim e pelo Luís Gordinho permitiu concluir que não é a mesma ave que foi observada recentemente em Espanha (nas Astúrias), pois reteve 4 grandes coberturas externas, enquanto a ave de Espanha mudou todas as grandes coberturas na muda pós-juvenil.
Júlio
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Júlio Neto Sáb Dez 10, 2011 4:15 am

Vêr foto em http://www.flickr.com/photos/juliomneto/6485961529/lightbox/
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por alcedo Sáb Dez 10, 2011 3:10 pm

Ok, hoje tive vaga para ir ver o Oenanthe deserti e sem ter que esperar muito na fila, tirei a vez e lá cheguei em boa hora para o ver. Lá estava, no sítio referenciado e com ar bem disposto, lá se pôs em pose e fez de modelo para mais um fotografo de ocasião ( já devem ter passado por cá mais que muitos por isso nem estranha).
E agora, a sério, é uma ave lindíssima. Pareceu-me mais pequeno do que o chasco comum e, para além de permitir uma aproximação prudente, mexia-se entre as pedras e a areia num voltejar singelo. Interagiu com um rabirruivo negro, que também andava por ali e deixou-se fotografar facilmente. Foram 140 fotos. Bendita fotografia digital !....

Agora só um comentário ao "estuário" do Ave. Conheço-o bem, desde 1979, quando comecei a andar atrás das aves e tentava, desesperadamente, identificá-las num pequeno guia de campo editado pela Bertrand. O estuário era magnífico, com muito menos diversidade do que hoje, é certo (os caçadores percorriam-no com frequência, matando tudo o que mexia), mas viam-se, ano após ano, cerca de 25 narcejas, alguns patos, (trombeteiro e outros), passeriformes diversos escapando aos "anilhadores" que anilhavam o que não interessasse e guardavam os pintassilgos e serzinos para vender no Porto. As lavercas fascinavam-me a voar no Sol e demorei tempos infinitos a identificá-las.
Depois o entulho chegou. O lixo acumulou-se, o estaleiro cobriu o sapal e o regato transformou-se num esgoto a céu aberto. As casas encheram as dunas e o parque de campismo "urbanizou-se". Desapareceu a vivenda "Gaivota", para nascer mais uma urbanização e as dunas foram pisoteadas e destruídas. Hoje o local está limpo, o lixo desapareceu e a Natureza encontrou onde pode, no meio da plastificação da paisagem, um meio de se mostrar e é com encontros como o de hoje que sentimos que ainda há esperança, que estes sítios podem recuperar a riqueza do passado e que muitas raridades vistas aqui no passado poderão voltar e quem sabe deixar de o ser.
Hoje o estuário tem mais diversidade é certo, mas que saudades das caminhadas com botas de água na lama e a surpresa do voo de um limícola ou do silvar de um pica-peixe e do horizonte desimpedido até ao convento de Santa Clara.
E aqui vão as fotos
Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave 20111210chascododeserto
Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave 20111210chascododeserto
Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave 20111210chascododeserto
Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave 20111210chascododeserto

alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por alcedo Sáb Dez 10, 2011 3:24 pm

A gralha ouvi-a mas não a vi só que quando estava a passar a ponte passou uma gralha a voar alto seguindo na direcção do mosteiro de Santa Clara. Não sei se seria a cornix.
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por alcedo Ter Dez 13, 2011 3:08 pm

Já informei na Galeria hoje à tarde ainda lá estava
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por thysvalkenburg Qui Dez 15, 2011 6:34 pm

novidades do bichito?

Abraço
Thijs

(vou para cima no dia 23, pode ser que fique por lá!
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave Empty Re: Oenanthe deserti! e Corvus cornix no estuário do Ave

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos