Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PEEC 2008 - Qta do Arrife

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qua Mar 26, 2008 6:17 pm

Viva,
Decorreu hoje a 1ª sessão de anilhagem na Qta. do Arrife com dados para o PEEC.
1- Embora após as 8:00h se levantasse uma ventania tal, que as redes mais pareciam as velas da "nau Catrineta" de vento em popa, e que como é lógico, fez com que os resultados fossem fracos, mesmo assim ocorreram capturas interessantes.
2- Mesmo durante o periodo "sereno", embora houvesse um interminável "chinfrim" das mais variadas espécies a cantar e mesmo em evidentes "ritos nupciais", o facto é que cair nas redes "tá quieto"! Parece que já começam a perceber as linhas e evitam-nas.

Resultados [ entre () correspondem a recapturas]:

C. chloris - 1 (1)
P. domesticus - 3
C. carduelis - 1
C. spinus - 1
S. torquata - 1
P. collybita - 1 (2) *
P. pyrrhula - 2 **
P. ater - 2
S. melanocephala - 1
P. caeruleus - 1
S. atricapilla - 1

* - Embora andassem por lá P. ibericus a cantar o tempo todo, o facto é que apenas capturamos P. collybita. Ainda por cima confirmados pelas vocalizações após a libertação.

** - Trata-se do registo mais tardio de P. pyrrhula nesta zona. O record estava na captura de um exemplar em 21.03.07 e anteriormente apenas a 2 do mesmo mês. Por norma, os Dom-fafes estão por estas bandas apenas até final de Fevereiro, mas este ano resolveram ficar até mais tarde.


Última edição por Francisco Barros em Qua Abr 30, 2008 3:10 pm, editado 1 vez(es)
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Sex Abr 04, 2008 5:10 am

Viva,

Mais informação que me esqueci de referir entretanto...

No dia 02.04.2008 (quarta-feira passada) foi capturado mais um indivíduo fêmea de P. pyrrhula na Qta do Arrife. Este facto é inédito na Estação de Anilhagem e parece-me inédito na região, pois em tempo algum me lembro de observar Dom-fafe em Abril por aqui.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por scirpaceus Sex Abr 04, 2008 5:15 am

Olá Francisco

Os Pyrrhula pyrrhula tambem ainda estão a ser observados no Paul da Madriz, inclusive alguns que já estão anilhados. Nessa fêmea capturada, reparaste se já apresentava inicio de pelada de incubação. Nesta altura já começam a apresentar.

Um abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 04, 2008 5:17 am

Olá Francisco,

Do tempo em que andei a fazer atlas lembro-me de facto que os Pyrrhulas se viam habitualmente nas zonas de invernada até finais de Março.

A data mais tardia que tenho para esta espécie foi, salvo erro, em 6 de Abril, data em que vi um perto de Proença-a-Nova (em 2003, acho). Já na altura achei muito tarde. Mas tenho de confirmar a data exacta no meu caderno de campo...

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Sex Abr 04, 2008 5:34 am

scirpaceus escreveu:Olá Francisco

Os Pyrrhula pyrrhula tambem ainda estão a ser observados no Paul da Madriz, inclusive alguns que já estão anilhados. Nessa fêmea capturada, reparaste se já apresentava inicio de pelada de incubação. Nesta altura já começam a apresentar.

Um abraço

Paulo

Olá Paulo,
Não, de facto ainda não apresentava qualquer início de pelada de incubação. Isso foi logo aquilo que me ocorreu verificar assim que a retirei da rede, pois seria muito interessante.

Por falar de peladas de incubação, ainda observei muito pouca coisa nas femeas das espécies capturadas. E o que observei é maioritariamente de código 1. Parece que a reprodução lá pela Qta do Arrife anda um bocadinho tardia este ano...

PS: Não registamos mudas nem massa muscular nestas sessões. O pessoal não está habituado e esquece-se. Para a próxima sessão, vou afixar lá o manual como lembrete. Wink
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 04, 2008 9:58 am

Já confirmei nos apontamentos, foi de facto em 06.04.2003, na quadrícula NE90 (Proença-a-Nova).

Pelos vistos a minha memória continua de boa saúde. Very Happy

1 abraço,
Gonçalo

P.S. - Era uma fêmea. Desta parte eu não me lembrava, há que dizê-lo com frontalidade Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qua Abr 16, 2008 3:04 pm

Continuando com o PEEC da Qta. do Arrife, hoje (16.04.08 ) ainda deu qualquer coisinha: 20 aves.

Anilhadores: Francisco Barros, Fernando Pereira e Gabriel Simões

Espécies:
P. caeruleus - 1 (2)
C. carduelis - 1
C. cannabina - 3
P. domesticus - 6
C. chloris - 2 (1)
S. europaea - 1
E. astrild - 1
P. ochrurus - (1)
S. torquata - (1)

Por incrível que pareça, os E. rubecula e as S. atricapilla cantam afincadamente junto às redes e nenhum cai. Estão muito territoriais e nada de movimentações.

Nota1- Quase todas as femeas capturadas já mostram pelada de incubação, na maioria com nível 2.

Nota2- Foi capturada uma femea de P. domesticus sem PI e com um índice de gordura de 7!! Pelo facto do peso do animal (28,6g) e da massa muscular (2) não corresponder ao índice de gordura, estou convencido tratar-se de algum problema de saúde do mesmo, nomeadamente ao nível hormonal...

Alguem já registou algo semelhante e/ou tem alguma explicação para isso?

PS: Isto é uma cambada de "tesos" e ninguem levou máquina fotográfica para registar a "ocorrencia"... Neutral
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 16, 2008 6:16 pm

Francisco Barros escreveu:Nota2- Foi capturada uma femea de P. domesticus sem PI e com um índice de gordura de 7!! Pelo facto do peso do animal (28,6g) e da massa muscular (2) não corresponder ao índice de gordura, estou convencido tratar-se de algum problema de saúde do mesmo, nomeadamente ao nível hormonal...

Alguem já registou algo semelhante e/ou tem alguma explicação para isso?

Nunca ouvi falar de gordura 7.

O que é que vcs beberam ao almoço? lol!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qua Abr 16, 2008 6:36 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Francisco Barros escreveu:Nota2- Foi capturada uma femea de P. domesticus sem PI e com um índice de gordura de 7!! Pelo facto do peso do animal (28,6g) e da massa muscular (2) não corresponder ao índice de gordura, estou convencido tratar-se de algum problema de saúde do mesmo, nomeadamente ao nível hormonal...

Alguem já registou algo semelhante e/ou tem alguma explicação para isso?

Nunca ouvi falar de gordura 7.

O que é que vcs beberam ao almoço? lol!

Laughing
Só se foi ao pequeno-almoço... tongue
As redes foram abertas entre as 6 e 6:30 da manhã e recolhidas entre as 11.30 e 12:00.

Segundo o manual PEEC, gordura 7 é isto:
PEEC 2008 - Qta do Arrife Gordura1

PEEC 2008 - Qta do Arrife Gordura
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 16, 2008 6:41 pm

Ah pois a famosa escala de 0 a 8. Estamos sempre a aprender. Smile

É que eu ainda sou do tempo em que a escala era de zero a cinco... ou era o frango que era a 49 escudos o quilo? Epá já não me lembro... Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qua Abr 16, 2008 6:48 pm

Gonçalo Elias escreveu:Ah pois a famosa escala de 0 a 8. Estamos sempre a aprender. Smile

É que eu ainda sou do tempo em que a escala era de zero a cinco... ou era o frango que era a 49 escudos o quilo? Epá já não me lembro... Cool

Epá Gonçalo,

Eu faço o trabalho com os elementos e informações que me colocam na mão...

Mas se quizeres considerar como 5, tudo bem... Aquilo que queria referir era mesmo a "anormalidade" da situação... e se já alguem tinha registado algo semelhante...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 16, 2008 6:54 pm

Eu percebi Francisco Wink
Sabes que a esta hora da madrugada é preciso dar o desconto.

Mas respondendo directamente à tua questão: nunca registei porque acho que nunca andei a medir a gordura de pardais. Se calhar, devia... Rolling Eyes

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por scirpaceus Qui Abr 17, 2008 7:42 am

Boas

Na sexta feira passada ainda estavam Pyrrhula no Paul da Madriz em intensa actividade vocal e uma fêmea com um comportamento muitoooooo estranho. Ontem, antes de seguir para a Margaraça, não os observei.

Quanto à gordura dos passer domesticus, nos meus registos nunca passaram de 4, se bem que o mais frequente varia entre 0 e 2.

Caro Francisco, se não há máquina, dado o teu jeito, posso mandar daqui uma caixinha de lápis de cor. 6 ou 12? Very Happy

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por scirpaceus Qui Abr 17, 2008 7:52 am

Quanto à escala de 0 a 5, dada as diversas variações/interpretações desta escala, tens algum documento que a exemplifique? Serve a tua descrição caso não exista nada em papel.

A escala de 0 a 8, que foi publicada em 1993, pode ser encontrada aqui http://elibrary.unm.edu/sora/JFO/v064n02/p0246-p0255.pdf

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Abr 17, 2008 8:05 am

scirpaceus escreveu:Quanto à escala de 0 a 5, dada as diversas variações/interpretações desta escala, tens algum documento que a exemplifique? Serve a tua descrição caso não exista nada em papel.

Olá Paulo,

Não tenho qualquer documento, por isso dou a descrição que corresponde ao que aprendi em 1990 e 1991, quando comecei a minha formação como anilhador (no Algarve).

Apenas se observa o ventre e não o peito. O critério é este:

0 - sem gordura visível
1 - apenas em torno da cloaca
2 - tem na metade inferior do ventre mas não na metade superior, sendo visível uma "linha divisória"
3 - tem gordura em toda a extensão do ventre mas a pele faz uma concavidade (cova)
4 - tem gordura em toda a extensão do ventre e não há qualquer concavidade (cova), o ventre está "liso"
5 - tem gordura em toda a extensão do ventre e este apresenta-se convexo ("cheio" ou "inchado").

Esta é a escala que utilizo desde 1992.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por scirpaceus Qui Abr 17, 2008 10:18 am

Muito interessante, porque é a primeira vez que me descrevem esta escala. Nunca até hoje me descreveram esta escala de 0 a 5 analisando o ventre. Era simplesmente o oposto: nunca se analisava o ventre e sim a furcula e o peito.

O que quer dizer que a escala de 0 a 5 têm três variações. Uma analisa o ventre e as outras o peito mas com variação nos códigos 4 e 5.

Pessoalmente prefiro a de 0 a 8, que está a ser utilizada pela maioria dos anilhadores que têm EEC em funcionamento.

Um abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qui Abr 17, 2008 2:05 pm

scirpaceus escreveu: Boas

Na sexta feira passada ainda estavam Pyrrhula no Paul da Madriz em intensa actividade vocal e uma fêmea com um comportamento muitoooooo estranho. Ontem, antes de seguir para a Margaraça, não os observei.

Pois... por aqui cairam as flores dos salgueiros e deixaram de se ver.

scirpaceus escreveu:
Quanto à gordura dos passer domesticus, nos meus registos nunca passaram de 4, se bem que o mais frequente varia entre 0 e 2.

Pois eu não me recordo de alguma vez ter registado gordura em pardais superior a 2 e agora apareceu-me aquela "aberração"...
Mas a pergunta inicial (e independentemente do código usado na medição da gordura) não tinha a ver concretamente e/ou somente com pardais, mas sim com qualquer ave (sobretudo as sedentárias) em altura de nidificação.

scirpaceus escreveu:
Caro Francisco, se não há máquina, dado o teu jeito, posso mandar daqui uma caixinha de lápis de cor. 6 ou 12? Very Happy

Abraço

Paulo

Laughing Não é necessário... o desenho do manual já ilustra bem a coisa. Wink
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por scirpaceus Qui Abr 17, 2008 4:09 pm

Normalmente a gordura em aves a nidificar varia entre 0 e 2. Mas é mais frequente o Zero

Agora pardal com esse código nunca encontrei, nem outra ave em periodo de nidificação

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qui Abr 17, 2008 4:31 pm

scirpaceus escreveu:Normalmente a gordura em aves a nidificar varia entre 0 e 2. Mas é mais frequente o Zero

Agora pardal com esse código nunca encontrei, nem outra ave em periodo de nidificação

Abraço

Paulo

Então a minha "teoria" de doença (hormonal ou não...) pode não ser descabida...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Sex Abr 18, 2008 5:01 pm

Francisco Barros escreveu:
scirpaceus escreveu:Normalmente a gordura em aves a nidificar varia entre 0 e 2. Mas é mais frequente o Zero

Agora pardal com esse código nunca encontrei, nem outra ave em periodo de nidificação

Abraço

Paulo

Então a minha "teoria" de doença (hormonal ou não...) pode não ser descabida...

Aliás, mais uma vez relembro que o nível de gordura não era proporcional à massa muscular e ao peso do indivíduo. Um indivíduo "normal" com este índice de gordura teria que ter forçosamente maior massa muscular e sobretudo maior peso.
Já por mais que uma vez tive que mudar de "pesola", pois algumas fêmeas de pardal em altura de postura chegam a ultrapassar os 30 g e com gordura zero!

Por acaso gostava de recapturar este indivíduo para ver se conseguia perceber (se é que dá para perceber...) esta anormalidade...

Não é que ache que os pardais tenham importancia de maior, mas estas "anormalidades" poderão, quiçá, ocorrer noutras espécies sedentárias.

Por exemplo: O facto deste indivíduo não apresentar qualquer indício de pelada de incubação juntamente com a situação referida anteriormente, não poderá indiciar um individuo infértil devido a problemas hormonais?

Isto é apenas expeculação minha...

Alô Pedro Ramalho e restante pessoal ligado à reprodução de aves em cativeiro. Isto tem algum fundamento?? Já foram detectadas situações destas em cativeiro?

Não é que este episódio tenha grande relevância no panorama da avifauna selvagem (pelo menos no meu ponto de vista), mas já agora, se houver explicação, gostava de satisfazer a minha curiosidade... Very Happy
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qua Abr 30, 2008 3:46 pm

4ª sessão do PEEC - 30.04.08:

Anilhadores: Francisco Barros (FJB), António Frazão (AFP), António Rosa (AMR) e Luis Ferreira (LAF).

Bom dia para anilhagem. Vento praticamente nulo e muito pouco sol.
Embora, como já tem sido habitual, a 1ª hora não desse nada, a partir da 3ª hora começou a dar passarada. E quanto mais tarde mais dava. Se não tivessemos fechado as redes ás 11:45h, continuavam as capturas.
Conseguimos 30 aves. Os nºs entre () correspondem a recapturas.

E. rubecula - 3 (2)
S. atricapilla - (1)
S. melanocephala - 1
P. ochrurus - 1
P. major - 2 (2)
E. astrild - 4
S. serinus - 1 (1)
C. chloris - 4
P. domesticus - 4 (1)
S. europaea - 1 (1)
J. torquilla - (1)

Nota#1- Neste momento TODAS as fêmeas capturadas exibiam pelada de incubação. Se bem que a maioria tinha código 1 ou 2, registámos algumas situações de código 3 e duas de código 4 (em recessão).

Nota#2- Capturamos o 1º juvenil do ano (cod. 3). Tratava-se de um S. serinus e pelo aspecto de juvenil voador já "batido", pela actividade de muda já presente no peito e pela ausencia já total de comissura, presumo tratar-se de um exemplar que já abandonou o ninho pelo menos há 30 dias ou mais...

Nota#3- Ao contrário do que se tem verificado nas ultimas sessões, capturamos um nº significativo de Piscos (5), sendo que um correspondia a uma fêmea com placa de incubação de código 3! Também um macho foi capturado com massa muscular bastante reduzida (isto de acasalar desgasta qualquer um... Cool )...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qua maio 07, 2008 2:20 pm

Boas,

5ª sessão do PEEC para a Qta. do Arrife.

Esteve mais fraquinho que na sessão anterior... apenas 16 aves...

T. troglodytes - 1
S. melanocephala - 2 (1)
P. Caeruleus - 1
F. coelebs - 1
P. ochruros - 1*
P. major - 1
C. chloris - (3)
E. rubecula - (2)
P. domesticus - (1)
S.torquata - (1)
T. merula - (1)

* - fêmea adulta de pelo menos 2 anos e que não mostrava sinais de qualquer início de pelada de incubação.
Provávelmente ficou para "tia" este ano... Cool
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qua maio 21, 2008 10:03 am

Viva,

Lá foi hoje a 6ª sessão do PEEC para a Qta. do Arrife.

Anilhadores: Francisco Barros (FJB) e António Frazão (AFP).

Esteve bastante bom, sem vento, sem sol e sem chuva. Wink

Resultados:
37 aves capturadas e alguma diversidade. As recapturas estão (). Hoje notou-se uma quebra proporcional a nível de recapturas.


Saxicola torquata - 2 (0)
Parus ater - 2 (0)
E. cirlus - 1 (0)
Erithacus rubecula - 4 (1)
Motacilla alba - 2 (0)
Sylvia melanocephala - 2 (1)
Carduelis carduelis - 3 (0)
Serinus serinus - 1 (0)
Carduelis chloris - 3 (1)
Turdus viscivorus - 1 (0)
Upupa epops - 0 (1)
Passer domesticus - 9 (3)

Já começa a dar juvenis do ano. Neste caso 3 P. domesticus e 1 E. rubecula.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qua maio 28, 2008 6:59 pm

Boas,

- 7ª Sessão do PEEC - Qta. do Arrife.

Anilhadores: Francisco Barros, António Frazão e Luis Ferreira

Resultados:
23 aves, incluindo 4 juvenis do ano (1 Turdus merula, 1 Sylvia melanocephala e 2 Erithacus rubecula).

Emberiza cirlus - 1 (0)
Erithacus rubecula - 3 (0)
Sylvia melanocephala - 2 (2)
Carduelis cannabina - 2 (0)
Phoenicurus ochrurus - 1 (0)
Parus ater - 1 (0)
Passer domesticus - 3 (0)
Turdus viscivorus - 1 (0)
Turdus merula - 1 (1)
Serinus serinus - 1 (0)
Parus caeruleus - 0 (1)
Saxicola torquata - 0 (1) *
Certhia brachydactyla - 0 (1)
Jynx torquilla - 0 (1)

* - Este individuo foi predado na rede por um Lanius meridionalis... tendo ficado quase irreconhecivel...
E o "filho da mãe" não caiu lá... Neutral
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 29, 2008 12:40 am

Boas Francisco,

O jynx estava anilhado, certo? Era de quando? Era o mesmo de 30 de Abril?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

PEEC 2008 - Qta do Arrife Empty Re: PEEC 2008 - Qta do Arrife

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos