Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinco barragens adjudicadas até ao final do ano

Ir para baixo

Cinco barragens adjudicadas até ao final do ano Empty Cinco barragens adjudicadas até ao final do ano

Mensagem por Andorinha-dáurica Ter Abr 01, 2008 3:30 pm

Cinco barragens adjudicadas até ao final do ano

Pinhosão, Girabolhos, Fridão, Alvito e Almourol

Os concursos para a construção das barragens de Pinhosão e Girabolhos vão ser lançados em meados de Abril e os das barragens de Fridão, Alvito e Almourol no final do mês.
O ministro do Ambiente, Nunes Correia, anunciou hoje que as cinco barragens, que fazem parte do Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), vão ser adjudicadas até ao final do ano e representam um investimento entre os 700 e os 800 milhões de euros.

O anúncio foi feito na cerimónia de lançamento do primeiro concurso público para a construção das barragens de Gouvães, Padroselos, Alto Tâmega e Daivões, num investimento entre 450 e 760 milhões de euros.

Nunes Correia classificou o lançamento do concurso como "um momento assinalável e um passo decisivo" por representar "um grande reforço do potencial hídrico que vai aumentar em 424 megawatts a capacidade de produção hídrica, passando a faltar 366 megawatts para o objectivo do Governo de alcançar os 7.000 megawatts (actualmente cerca de 5.000 megawatts)”.

"Acreditamos que a partir de 2014 as quatro barragens estarão a operar, as outras entre 2014 e 2015", disse o ministro do Ambiente, sublinhando que "todo este processo vai marcar a próxima década" e representa "uma nova lógica ambiental".

Também presente, o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, frisou que esta "é uma aposta muito importante e vai colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados no que diz respeito às energias renováveis".

"O hídrico, através do plano de barragens em Portugal é verdadeiramente fundamental por si mesmo, mas também para completar a grande aposta no eólico. Hoje temos 2000 megawatts de potência eólica instalada e queremos aumentar para 5000 megawatts em 2010", disse Manuel Pinho.

O ministro do Ambiente adiantou ainda que as obras de Ribeiradio, Baixo Sabor e o reforço de potência do Alqueva terão início ainda este ano.

A barragem de Foz Tua, à qual concorreu apenas a EDP, foi adjudicada segunda-feira e a sua construção terá início em 2009.

O prazo de entrega das propostas para o concurso público de atribuição de concessão, construção, exploração das barragens vai decorrer até 30 de Junho.

Fonte: Jornal de Notícias
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos