Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco -

5 participantes

Ir para baixo

Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Empty Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco -

Mensagem por Sérgio Guerreiro Qua Jan 18, 2012 5:25 am

Meus caros amigos,

É com enorme prazer que vos apresento o Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto. Trata-se de uma parceria com a Divisão de Gestão e Manutenção do Parque Florestal de Monsanto da Câmara Municipal de Lisboa. Este projecto, tem como principal objectivo o valor pedagógico e a sensibilização ambiental recorrendo ao registo fotográfico de toda a biodiversidade que ocorre em Monsanto (nesta primeira fase Aves).

Para tal, foram instalados comedouros e abrigos perto de linhas de água para uma melhor observação das espécies. Semanalmente tenciono colocar neste fórum uma fotografia que ilustra todo esse trabalho. A todos, desde já o meu obrigado.

E por falar no Turaco.

Foi curioso o aparecimento desta espécie. Foi no dia 28 de Outubro, estava no meu abrigo, em Monsanto, a 5 metro de uma linha de água que formava um pequena poça com 30 centímetros de diâmetro e 1 centímetro de profundidade quando, sem que nada o fizesse o prever, todos os Chapins que alegremente tomam o seu banho, debandaram muito agitados. Por entre as árvores surgiu uma ave que nunca tinha visto. O espanto foi enorme. Apenas consegui uma fotografia que não ajudava em nada na identificação do animal. Entretanto, a ave desceu dos ramos para beber água e foi nesse momento que pude admirar a sua beleza única. De imediato contactei o LXCRAS e outros amigos, Nuno Luz, Nuno Ventinhas, o Carlos Pacheco, o Gonçalo Elias (aos quais desde já agradeço a colaboração) e as conclusões a que chegamos foram estas:

Trata-se de uma ave de origem Africana, proveniente do Jardim Zoológico de Lisboa (os mesmos, quanto sei, estão notificados do facto).
A sua resistência ao frio não será muita e a sua alimentação é feita à base de frutos. A última observação foi realizada há duas semanas e pareceu-me apresentar boa saúde mas com o agravar das condições climatéricas, temo pela sua sobrevivência.

Partilho com todos vocês as fotos do meu amigo Turaco.


[img]Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Turaco [/img]


[img]Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Turaco1 [/img]


[img]Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Turaco3 [/img]


[img]Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Turaco4 [/img]

Sérgio Guerreiro

Número de Mensagens : 80
Idade : 52
Local : Carcavelos
Data de inscrição : 02/07/2010

http://macropoema.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Empty Re: Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco -

Mensagem por Rafael Matias Qua Jan 18, 2012 7:38 am

Ficaram umas fotos excelentes. Já agora, acrescento que o Tauraco erythrolophus é endémico de Angola (não cria em mais nenhum país).
Para o bem da própria ave era bom que o Zoo fizesse algum esforço de captura da mesma... digo eu...

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Empty Re: Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco -

Mensagem por Simon Wates Qua Jan 18, 2012 7:56 am

Sérgio Guerreiro escreveu:O espanto foi enorme. [/img]

Acredito! Shocked

Concordo plenamente na captura da ave.

Cumprimentos

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Empty Re: Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco -

Mensagem por Sérgio Guerreiro Qua Jan 18, 2012 1:13 pm

Obrigado amigos. Eu também concordo com a captura da ave, mas o que podemos fazer?

Sérgio Guerreiro

Número de Mensagens : 80
Idade : 52
Local : Carcavelos
Data de inscrição : 02/07/2010

http://macropoema.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Empty Re: Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco -

Mensagem por Rafael Matias Qua Jan 18, 2012 1:56 pm

Bem, penso que a responsabilidade é do Zoo, tanto da fuga como de tentar recuperar a ave. Se eles estão informados, deveriam tomar a iniciativa de abordar as autoridades competentes (mas posso estar a ser injusto, pois não sei o que poderão estar a fazer...).

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Empty Re: Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco -

Mensagem por Paulo Alves Ter Ago 21, 2012 11:04 am

Recupero este tópico para saber notícias da ave... ainda anda por Monsanto ou já foi capturado?
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Empty Re: Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco -

Mensagem por José Frade Ter Ago 21, 2012 1:39 pm

Paulo Alves escreveu:Recupero este tópico para saber notícias da ave... ainda anda por Monsanto ou já foi capturado?
Que saiba ainda à pouco tempo lá andava.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Empty Re: Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco -

Mensagem por Sérgio Guerreiro Ter Set 04, 2012 3:27 pm

Paulo Alves escreveu:Recupero este tópico para saber notícias da ave... ainda anda por Monsanto ou já foi capturado?


No passado dia 31 de Agosto fui informado pela veterinária do LXCRAS que o "nosso" Turaco foi capturado pelo pessoal do Jardim Zoológico de Lisboa, regressando assim para perto da sua Turaca Smile

e assim acaba, com um final feliz, a aventura desta magnifica ave no Parque Florestal de Monsanto.

Obrigado.

Abraços
SG

Sérgio Guerreiro

Número de Mensagens : 80
Idade : 52
Local : Carcavelos
Data de inscrição : 02/07/2010

http://macropoema.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco - Empty Re: Projecto Quatro Estações Sobre Monsanto - Red-Crested Turaco -

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos