Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na Identificaçao

+6
Jorge Saraiva
PNicolau
pedrocardia
pedro121
António Beira Alta
Ramalho
10 participantes

Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Ramalho Ter Jan 31, 2012 6:47 pm

Desculpem a minha ignorancia: Poderiam ajudar a identificar /confirmar as seguintes aves

Ajuda na Identificaçao 6798801125_29bb988783_z
rap030 by mar.da.palha, on Flickr

Ajuda na Identificaçao 6798790131_959260beb5_z
rap010 by mar.da.palha, on Flickr

Ajuda na Identificaçao 6798789293_1484c086d3_z
rap002 by mar.da.palha, on Flickr

Ajuda na Identificaçao 6798579907_6290224ec0_z
Milhafre(?) by mar.da.palha, on Flickr

Ajuda na Identificaçao 6798798951_b089e83e7c_z
pas008 by mar.da.palha, on Flickr

Obrigado desde ja

Ramalho

Número de Mensagens : 179
Data de inscrição : 29/06/2009

http://www.wix.com/marramalho/mar-da-palha

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por António Beira Alta Qua Fev 01, 2012 12:36 am

A primeira parece-me águia cobreira , a 2ª é um peneireiro-comum , 3ª e 4ª é milhafre -real e quanto á ultima passo a bola para os veteranos das aves aquaticas que não é o meu forte .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por pedro121 Qua Fev 01, 2012 2:07 am

Eu concordo com quase tudo, mas a primeira é um peneireiro-comum, a ultima é um perna vermelha
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por António Beira Alta Qua Fev 01, 2012 4:22 am

pedro121 escreveu:Eu concordo com quase tudo, mas a primeira é um peneireiro-comum, a ultima é um perna vermelha

Bem visto Pedro , já estive a comparar com mais atenção imagens das duas especies e é realmente um peneireiro , bem hajas pela correção .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por pedrocardia Qua Fev 01, 2012 5:21 am

Olá,

O perna-vermelha da última foto poderá ser um Perna-vermelha-escuro Tringa erythropus dado que na foto a ave aparenta ter o bico bastante fino e a a mandíbula superior toda escura.
Mas posso estar enganado, pois a foto não tem a melhor qualidade e a ave está num ângulo pouco favorável.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por PNicolau Qua Fev 01, 2012 8:20 am

Também posso estar enganado, mas a última foto parece me um Tringa totanus. O bico parece normal, e não creio que a mandíbula superior seja toda preta. A ave também tem um aspecto muito escuro, os Tringa erythropus costumam ser mais claros em plumagem de Inverno, e é pouco "elegante".
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Jorge Saraiva Qua Fev 01, 2012 11:35 am

A 2ª foto não tem as unhas brancas? Ando mesmo pitosga mas parece me, ainda por cima tem poucas pintas nas costas... inclusivé na 1ª foto quase que jurava que as centrais da cauda são mais salientes.... Isto de ver passaros a seguir a um almoço bem regado tem destas coisas, vê-se tudo muito mais giro hehe
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Ramalho Qui Fev 02, 2012 4:07 pm

Obrigado pela ajuda. A titulo de curiosidade fica uma segunda foto mais ampliada.

Obrigado mais uma vez

Ajuda na Identificaçao 6809017645_3b73e46e1a_z
pv01 by mar.da.palha, on Flickr

Ramalho

Número de Mensagens : 179
Data de inscrição : 29/06/2009

http://www.wix.com/marramalho/mar-da-palha

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por RuiCaratao Qui Fev 02, 2012 4:22 pm

Sim Jorge, as unhas parecem brancas, mas é concerteza um efeito da luz porque a ave é um tinnunculus, repara que a cauda é longa, mas as primarias são curtas e mesmo para um macho imaturo de naumanni, o padrão de muda estaria errado, poderia realmente ser uma ave marcada, mas seria-o nas coberturas da asa e terciárias, e não nas escapulares

abraço,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por pedrocardia Qui Fev 02, 2012 5:04 pm

Olá,

Esta segunda foto confirma a minha impressão. A ave é mesmo um Tringa erythropus.

Boas observações,

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Paulo Lemos Qui Fev 02, 2012 8:55 pm

RuiCaratao escreveu:Sim Jorge, as unhas parecem brancas, mas é concerteza um efeito da luz porque a ave é um tinnunculus
Rui

As unhas brancas nem são exclusivas do F. naumanni, são igualmente comuns a alguns tinnunculus principalmente machos.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Fev 03, 2012 2:12 am

Boas Paulo,

Podes elaborar mais sobre isto? Se as aves têm unhas brancas, como sabes que são F. tinnunculus e não F. naumanni?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por pedro121 Sex Fev 03, 2012 2:25 am

pedrocardia escreveu:Olá,

Esta segunda foto confirma a minha impressão. A ave é mesmo um Tringa erythropus.

Sim, concordo, com esta foto fica mais claro.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Jorge Saraiva Sex Fev 03, 2012 3:34 am

Paulo Lemos escreveu:
RuiCaratao escreveu:Sim Jorge, as unhas parecem brancas, mas é concerteza um efeito da luz porque a ave é um tinnunculus
Rui

As unhas brancas nem são exclusivas do F. naumanni, são igualmente comuns a alguns tinnunculus principalmente machos.

Olha esta dos tinnunculus com unhas brancas é que eu nem fazia ideia pale
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por PNicolau Sex Fev 03, 2012 6:18 pm

pedrocardia escreveu:Olá,

Esta segunda foto confirma a minha impressão. A ave é mesmo um Tringa erythropus.

Boas observações,

Pedro Cardia
Sem dúvida.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por RuiCaratao Sex Fev 03, 2012 6:26 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Boas Paulo,

Podes elaborar mais sobre isto? Se as aves têm unhas brancas, como sabes que são F. tinnunculus e não F. naumanni?

Tambem gostava de saber, se é observação pessoal ou descrita na literatura, não que fique muito surpreendido, e até porque mesmo presente em femeas a distinção naumanni vs tinnunculus continua a ser possivel.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Paulo Lemos Sex Fev 03, 2012 8:52 pm

Olá.

As observações sâo do Oeste litoral, todas elas de tinnunculus sem margem de erro possível (e nunca aqui detectei um naumanni no campo, se bem que não admire com atenção todos os peneireiros livres e longe da vista desarmada).

As unhas podem ser total ou parcialmente claras. Nas "mistas", a intensidade de claro nas unhas varia conforme o tamanhos mesmas, mais clara nas unhas de dedos "mais pequenos". Em geral a duas patas de um indivíduo são cópia uma da outra. A mesma ninhada pode ter aves diferentes quanto à cor das unhas.

Já não me recordo quantos exemplares vi com unhas claras. Uns 10/15 talvez. Quantos da espécie "contei" ao todo, é mesmo impossível recordar-me. Só uma fêmea apresentava as unhas parcialmente claras, os outros eram todos machos.

O contexto de mais pormenorizado colocarei numa apresentação condigna, mal encontre disponibilidade, tentando não me estender muito no assunto.

Basicamente quando era puto tentava saber as datas dos rebentamentos em pedreiras e criei muitos assim, depois de resgatados se muito jovens, eram depois reintegrados (umas duas semanas após periodo de emancipação do ninho, em semi-liberdade). Tive tb cativos confesso, que se reproduziram e tal facto proporcionou a visão mais exemplares (o macho adulto tb tinha unhas claras).

A quantidade destas aves que passou pelas minhas mãos é "grande".
Até há uns anos atrás também recolhia uma grande quantidade de aves feridas, etc, a recuperar, entre as quais esta espécie, e passou-me pelas mãos mais um exemplar com unhas claras (todas e totalmente).

Antes do aumento de população de Bufo-real por aqui, a quantidade de peneireiros em certas pedreiras do Oeste era muito elevada. Até a súbita predação/dízima desta ave me fez chegar muitos restos às mãos, de onde detectei alguns casos.
Nas pedreiras do sobral da Lagoa contavam-se anualmente acima de 15 casais (semi-colónia pode se dizer). Na Serra do Bouro não tantos (10 no máximo num ano, e era um vasto nicho).

A população desta espécie retrocedeu entretanto (não só devido à acção do Bufo provavelmente).
De qualquer modo, nas referidas pedreiras os peneireiros já não nidificam tão abertamente nas plataformas e dormem em nichos mais refundidos.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Fev 04, 2012 1:00 am

Viva Paulo,

Obrigado pela explicação.

Mas acho que não fui claro na minha questão: como sabes que esses indivíduos de unhas claras eram F. tinnunculus e não F. naumanni?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por RuiCaratao Sáb Fev 04, 2012 3:26 pm

O que são unhas claras para ti Paulo? Aproximam-se da tonalidade de naumanni?
Referes-te tanto a aves selvagens como nascidas em cativeiro ou mantidas em cativeiro?
Peço dsculpa pela insistencia, mas já vi a minha dose de peneireiros e nunca vi tinnunculus com unhas de naumanni.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Fev 04, 2012 5:57 pm

Perante a questão, daria até para imaginar se não seriam híbridos férteis de naumanni ou vestígios de tal Smile Mas não.
Nunca tive um naumanni nas mãos, limito-me a umas observações atentas em campo na zona de Évora e são recentes. Nas apreciações que retiro da informação exposta online, sublinho que o faço apenas por ter alguma experiência com tinnunculos (porque pesquisas via net são geralmente algo a evitar) em observação de campo e atenção intíma a detalhes anatómicos em exemplares manipulados.

Parte da explicação estava implícida, perante conhecimento local.
No contexto que referi não tendi sequer à possibilidade de se tratar dessa espécie.

Bem... mas vista de perto, a variedade no Falco tinnunculus ainda é grande: tamanho, padrões, coloração, estruturas, proporção das asas (primárias), voz (nas formas de vocalização típica da espécie), há inclusivé fêmeas com caudas parcialmente acizentadas (logo após primeira muda e nas seguintes), etc, até cinza na cabeça, machos adultos com caudas semi-estriadas, machos adultos com mais ou menos cinza definido na cabeça, etc.
As primeiras retrizes a sofrer muda são as duas centrais, às vezes caíndo e crescendo sem que as seguintes quedem, e como nos primeiros anos da ave e a cada muda as penas ficam mais longas, nem as penas centrais da cauda vistas em voo (com pouca atenção) significam algo.

Os exemplares que referi tinham em comum:

- A falta de leveza que inspira o aspecto e movimentos do F. naumanni.
- Todo o dorso bastante marcado em todos os machos adultos, tons nunca anormalmente claros.
- Cauda típica de tinnunculus (forma).
- Vocalizações (mais agudas ou graves conforme a robustez do indivíduo ou sexo, algumas bastante poderosas).
- Comportamento sempre intolerante em ambos os sexos excepto entre casais perto do ninho (ninhos separados).
- Macho cativo até aos 5 anos (devido a doença e comportamento anormal nunca o libertei), unhas claras, muito marcado, escuro, até abundantes marcas (estrias) tinha na cauda.
- O grau de territorialidade dos (da maioria) tinnunculos não é muito elevado a ponto de não nidificarem perto uns dos outros.

Desejando ver um naumanni, cheguei a imaginar que cada tinnunculus com os qual me cruzei fosse um.
Cheguei a discutir esse facto com amigos e a afirmar: era bom era!

Quanto aos juvenís, a visibilidade dos reprodutores nos locais era evidente para descartar hipotese, e nessa altura observava atentamente (às vezes horas só por gosto) as aves que voavam e nidificavam nas vertentes.

Infelizmente nessa época não tinha acesso a informação científica de ambito ornitiológico e muito menos internet, influências para concretizar sistemetização de dados, grande parte da informação está assim parcialmente perdida. Neste caso, é-me impossível precisar dados concretos a partir da memória. Fica apenas este testemulho tal como está.

Se esta característica é algo rara, localizada ou mal conhecida no F. tinnunculos, posso este ano tentar conseguir umas imagens. O número é reduzido e as aves mais tímidas, mas tudo é possível, talvez.
Julgo que tenho ainda uma péssima foto analógica do tal macho cativo no 2º ano, tenho de a procurar.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Fev 04, 2012 6:17 pm

RuiCaratao escreveu:O que são unhas claras para ti Paulo? Aproximam-se da tonalidade de naumanni?
Referes-te tanto a aves selvagens como nascidas em cativeiro ou mantidas em cativeiro?
Peço dsculpa pela insistencia, mas já vi a minha dose de peneireiros e nunca vi tinnunculus com unhas de naumanni.
.
Rui, é mais comum encontrar essa característica como "parcial". Tenta visualizar as unhas dos 2º e 4º dígitos, especialmente o 4º.
Atenção que as observações foram no Oeste. Não sei se este facto é importante.

Nota: nas unhas claras mas algo melânicas, a parte escura é a ponta.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Rafael Matias Sáb Fev 04, 2012 7:03 pm

Caro Paulo,
apenas por curiosidade: os Falco tinnunculus que referes foram observados na mão, a olho nú ou com binóculos e a que distância?
A ave em cativeiro poderia ter as unhas claras por estar, como é dito, doente. Nessas circunstâncias é compreensível.
Boas observações,
Rafael

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Paulo Lemos Dom Fev 05, 2012 2:30 am

Não me inclino para outro factor além do genético. Podendo haver de facto a possibilidade de ser uma afecção transmissível na população local, não notei nada de anormal.

Essa ave já tinha as unhas claras antes disso, cerca de 3 semanas. Nem cheguei a saber que doença era (respiratória) mas afectou as aves depois de trazer um pombo que encontrei na rua. Ficou muito fraca, leve, embora os outras tivessem reagido de modo diferente.
Não sei se é do conhecimento geral que a constituição muscular básica de uma ave é desenvolvida até determinada fase durante o crescimento, depois disso pouco há a acrescentar mesmo com o exercício. O animal até era arrastado pelo vento moderado contra as árvores Smile

Essa ave, e a outra que me foi trazida viva, adulta e saudável, tanto de perto como de mais longe dariam sempre a impressão de unhas claras. Estou já convicto de só ter "visto" essas duas com esse aspecto, não me recordo de mais (se vi, foi a distancia de uns metros como tantas outras nas falésias).
As aves selvagens eram confiantes nos locais, especialmente se trepasseum pouco à falésia ignoravam-me.

O mal foi quase nunca tirar fotos a nada. Sempre completamente alheado de uma máquina :/ Mas também eram tempos diferentes.

Quando referi uns 10 lá atrás, quis dizer numero aproximado de todas as aves que vi de unhas claras seja em que intensidade.
Estou a tentar recordar-me se já vi tb um em cativeiro, num parque qualquer ou Zoo de Lisboa talvez... mas posso ter visto mal e ser um naumanni (mas não me pareceu). Se foi no zoo, na altura estava junto com um Bufo-real :S

Já vi peneireiros ainda mais impressionantes. Entre o e Cadaval e Bombarral criava há uns 10 anos um casal "produziu" uma cria totalmente melânica (essa só vi já voadora). Mas este é outro assunto.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Identificaçao Empty Re: Ajuda na Identificaçao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos