Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Remiz pendulinus - nidificação?

+8
Paulo Alves
PNicolau
Eduardo Realinho
José Frade
Carlos Pacheco
conspicillata
Henk Feith
Gonçalo Elias
12 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 Empty Re: Remiz pendulinus - nidificação?

Mensagem por João Tomás Dom Abr 03, 2022 11:11 am

Recupero este tópico, mas agora para outra região do país. Eu sei que não é em Portugal mas é muito próximo da fronteira, o que levanta a dúvida se não haverá nidificação da espécie do lado tuga.

Ontem em Ayamonte, mais precisamente no Arroyo de Pedraza (ligeiramente a norte de Ayamonte), observei um macho adulto a construir o ninho num tamarisco. Apesar de ter visto a ave a transportar material, o ninho já estaria practicamente terminado. Nunca cheguei a ver uma fêmea, e a avaliar pelo canto incessante dele devia de andar a tentar atrair alguma. Nesta zona o ribeiro é formado por tabúa e é rodeado pontualmente por alguns tamariscos. Depois de ter dado com este ninho, fui olhar para o recente Atlas de Reprodução de Espanha, e a confirmação de reprodução mais próxima deste local é em Doñana. É verdade que a cobertura para a espécie foi muito insuficiente na província de Huelva, por isso acho que haverá mais casos de reprodução a oeste de Doñana.

Isto levou-me a pensar se a espécie poderia nidificar no Sotavento Algarvio, nomeadamente em Castro Marim junto ao Guadiana. Do que conheço da área (que ainda é muito limitado), acho existem umas lagoas formadas por tabúa e pequenas valas de tamariscos e que estão à mesma latitude do local onde encontrei o ninho em Ayamonte. O problema é que estão em campos de golf e por isso são mais difíceis de visitar: são eles a Quinta do Vale Golf Resort e o Castro Marim Golf Resort. Em Outubro passado vi no primeiro campo um grupo de 5 aves numa das lagoas. Era Outono, pelo que pensei que poderiam ser aves dispersantes ou invernantes. Mas será que eram mesmo dispersantes/invernantes? Alguém conhece outras áreas de tabúa com tamariscos ou até com outras espécies ripícolas no concelho de Castro Marim?

No último atlas de Portugal a reprodução da espécie foi confirmada em Mértola. Sei que estamos já no limite da distribuição da espécie, por isso é que se reproduz de forma irregular. No entanto, acho que o aparecimento destes campos de golf poderão ter trazido algum habitat favorável à reprodução da espécie. E sendo de acesso mais complicado a prospeção é difícil. Nas próximas semanas conto visitar os dois campos de golf em busca da espécie e espero dar boas novidades Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Rogerio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 Empty Re: Remiz pendulinus - nidificação?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 04, 2022 2:29 am

João Tomás escreveu:Ontem em Ayamonte, mais precisamente no Arroyo de Pedraza (ligeiramente a norte de Ayamonte)

Isso é ao pé daquele campo de golfe da Costa Esuri?

João Tomás escreveu:Depois de ter dado com este ninho, fui olhar para o recente Atlas de Reprodução de Espanha, e a confirmação de reprodução mais próxima deste local é em Doñana. É verdade que a cobertura para a espécie foi muito insuficiente na província de Huelva, por isso acho que haverá mais casos de reprodução a oeste de Doñana.

Tenho ideia que em anos recentes vi a espécie em época de nidificação bastante mais para oeste, mais concretamente no Estero Domingo Rubio, que fica perto da capital provincial. Mas não me recordo se confirmei nidificação, tenho de procurar.

João Tomás escreveu:Mas será que eram mesmo dispersantes/invernantes? Alguém conhece outras áreas de tabúa com tamariscos ou até com outras espécies ripícolas no concelho de Castro Marim?

Em minha opinião o habitat do lado português tem menos qualidade que do lado espanhol. Para além desses locais que referes não me ocorre mais nenhum.

João Tomás escreveu:No entanto, acho que o aparecimento destes campos de golf poderão ter trazido algum habitat favorável à reprodução da espécie. E sendo de acesso mais complicado a prospeção é difícil. Nas próximas semanas conto visitar os dois campos de golf em busca da espécie e espero dar boas novidades Smile

Na Quinta do Vale eu costumo (costumava) aceder pela parte noroeste que não se encontra vedada nem tem (ou pelo menos não tinha) qualquer tipo de sinalização a proibir o acesso. Uma visita às 7 da manhã quando não anda lá ninguém geralmente compensa bastante.

Aproveito para referir que há 1-2 anos houve uma confirmação (?) na zona de Vilamoura. Ver a minha resposta anterior neste mesmo tópico.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 Empty Re: Remiz pendulinus - nidificação?

Mensagem por João Tomás Ter Abr 05, 2022 1:57 pm

Gonçalo Elias escreveu:Isso é ao pé daquele campo de golfe da Costa Esuri?

Esse mesmo.

Gonçalo Elias escreveu:Tenho ideia que em anos recentes vi a espécie em época de nidificação bastante mais para oeste, mais concretamente no Estero Domingo Rubio, que fica perto da capital provincial. Mas não me recordo se confirmei nidificação, tenho de procurar.

Mas então não fizeste lista no eBird, certo? Porque no eBird não aparece mais nenhum registo da espécie a oeste deste que fiz em época de reprodução (Mar-Jun).

Gonçalo Elias escreveu:Em minha opinião o habitat do lado português tem menos qualidade que do lado espanhol. Para além desses locais que referes não me ocorre mais nenhum.

Concordo com o que dizes, pelo menos para as áreas que conheço claro. E diria que estes dois campos de golf, principalmente o que está mais próximo do Guadiana, são os locais com melhor habitat.

Gonçalo Elias escreveu:Na Quinta do Vale eu costumo (costumava) aceder pela parte noroeste que não se encontra vedada nem tem (ou pelo menos não tinha) qualquer tipo de sinalização a proibir o acesso. Uma visita às 7 da manhã quando não anda lá ninguém geralmente compensa bastante.

Pois, eu já fiz o mesmo mas não entrei no campo. Das únicas vezes que entrei foi em trabalho! Tenho de pedir autorização para lá ir em lazer Smile

Gonçalo Elias escreveu:Aproveito para referir que há 1-2 anos houve uma confirmação (?) na zona de Vilamoura. Ver a minha resposta anterior neste mesmo tópico.

Sim eu vi. Loulé ainda é Sotavento (dúvida existencial)?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 Empty Re: Remiz pendulinus - nidificação?

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 05, 2022 3:24 pm

João Tomás escreveu:Mas então não fizeste lista no eBird, certo? Porque no eBird não aparece mais nenhum registo da espécie  a oeste deste que fiz em época de reprodução (Mar-Jun).

Fiz sim.
https://ebird.org/portugal/checklist/S55995389

João Tomás escreveu:Sim eu vi. Loulé ainda é Sotavento (dúvida existencial)?

Essa é uma discussão antiga. Há quem diga que sim, há quem diga que é Algarve Central.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 Empty Re: Remiz pendulinus - nidificação?

Mensagem por João Tomás Ter Abr 05, 2022 4:08 pm

Gonçalo Elias escreveu:Fiz sim.
https://ebird.org/portugal/checklist/S55995389

Mas então esse registo fica mais para leste relativamente ao meu. Pensei que te referias a um registo mais próximo da fronteira.

Gonçalo Elias escreveu:Essa é uma discussão antiga. Há quem diga que sim, há quem diga que é Algarve Central.

Pois x)
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 Empty Re: Remiz pendulinus - nidificação?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 06, 2022 7:17 am

João Tomás escreveu:Mas então esse registo fica mais para leste relativamente ao meu. Pensei que te referias a um registo mais próximo da fronteira.

Eu estava a comentar esta parte

João Tomás escreveu:Depois de ter dado com este ninho, fui olhar para o recente Atlas de Reprodução de Espanha, e a confirmação de reprodução mais próxima deste local é em Doñana. É verdade que a cobertura para a espécie foi muito insuficiente na província de Huelva, por isso acho que haverá mais casos de reprodução a oeste de Doñana.

Ou seja, tu sugeriste que não haveria qualquer outro registo a oeste de Doñana e eu disse que tinha um que fica entre Doñana e a fronteira.

Ou seja, fica a leste do teu mas a oeste de Doñana. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 Empty Re: Remiz pendulinus - nidificação?

Mensagem por João Tomás Qua Abr 06, 2022 3:25 pm

Gonçalo Elias escreveu:Ou seja, tu sugeriste que não haveria qualquer outro registo a oeste de Doñana e eu disse que tinha um que fica entre Doñana e a fronteira.

Ou seja, fica a leste do teu mas a oeste de Doñana. Smile

Ok, entendido. Eu falei de registo de reprodução no atlas, daí que não estava a perceber Razz Tudo esclarecido.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 Empty Re: Remiz pendulinus - nidificação?

Mensagem por João D. Esteves Qui Abr 27, 2023 3:36 pm

João D. Esteves escreveu:Este ano pelo menos um casal da espécie tentou reproduzir-se na campina de Idanha, em Castelo Branco.
Depois do ninho estar feito, acabou por cair após alguns dias de mau tempo.
Não foram vistas mais aves no local desde então.

Soube há dias que os bichos insistiram e têm-se reproduzido na zona desde então, mesmo com a pressão dos amendoais intensivos e destruição de algum habitat.
João D. Esteves
João D. Esteves

Número de Mensagens : 283
Idade : 21
Local : Castelo Branco
Data de inscrição : 13/01/2019

https://ebird.org/profile/MTE4NzE2Ng/PT-05

Ir para o topo Ir para baixo

Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 Empty Re: Remiz pendulinus - nidificação?

Mensagem por pedro121 Sex Abr 28, 2023 2:20 am

Olha que fixe
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 Empty Re: Remiz pendulinus - nidificação?

Mensagem por JP Gonçalves Qui Abr 25, 2024 5:12 pm

Hoje encontrei um ninho de Remiz na albufeira do Pisão em Beja. O ninho encontra-se num salgueiro numa zona com muitas tabuas e caniços na envolvente. O macho teve sempre próximo do ninho e a cantar persistentemente. Primeiramente ouvi-o e depois dei com o ninho. Vou continuar a acompanhar para ver se ocorre nidificação.

Apercebi-me há pouco que na semana passada houve também um registo de uma ave na albufeira dos 5 Reis aqui em Beja. Pode ser apenas um registo tardio, mas quando tiver oportunidade dou lá um salto para ver se há também tentativa de nidificação no local.

No inicio do mês houve um registo de 2 aves no Guadiana numa zona com algum potencial (Serpa) e eu ouvi um num salgueiral no meio do Guadiana (tipo ilha) sensivelmente há 1 mês numa zona que apresentava muito potencial, mas entretanto ainda não consegui lá voltar...

Vou continuar a acompanhar a situação aqui no concelho  Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 1f604

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Remiz pendulinus - nidificação? - Página 2 Empty Re: Remiz pendulinus - nidificação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos