Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Passarinheiros

3 participantes

Ir para baixo

Passarinheiros Empty Passarinheiros

Mensagem por João Rodrigues Sex Fev 17, 2012 5:37 am

Olá colegas.

Na sequência do tópico que introduzi há pouco, sobre a caça (com arma de fogo), venho lançar outro desafio: a partilha de informação e histórias sobre caça aos pássaros com armadilha, as de arame, tipo armadilha de urso (devem ter um nome, mas não o conheço), ramos com visco ou outras.

Falando da minha experiência: nunca cacei pássaros desta forma em pequeno. Há cerca de dez anos encontrei em Sagres várias armadilhas "tipo armadilha de urso", com formiga de asa como isco. Peguei nelas e trouxe-as para casa, de recordação. No ano passado dei com dois adolescentes a montar armadilhas de visco (incluía um pássaro engaiolado como chamariz) na base do "foguetão", um marco de sinalização para a navegação que existe num morro em Carnaxide (concelho de Oeiras). Fiz denúncia ao SEPNA.

Penso que este tipo de caça é ilegal, quer pelas espécies envolvidas (pássaros), quer pelos métodos empregues. Se estiver enganado, peço que me corrijam.

Apesar de ser essencialmente contra esta actividade, para mim existe uma zona "cinzenta", que é a situação em que são miúdos a fazê-lo (desde que não seja em larga escala). Se esta é uma forma de alguma miudagem tomar contacto com os pássaros, de os conhecer e aprender a apreciar e de, no futuro, passar a defendê-los, não será que, fazendo o balanço, o resultado é positivo? Conheço um caso assim. Mas talvez esta seja a excepção, não acompanhei a evolução de outros passarinheiros.

Abraço,
João

João Rodrigues

Número de Mensagens : 29
Local : Linda-a-Velha
Data de inscrição : 07/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Passarinheiros Empty Re: Passarinheiros

Mensagem por kasko Sex Fev 17, 2012 6:54 am

Boa tarde,

João acho pertinente essa questão porque eu sou um dos casos em que, quando em criança, pelo Alto Alentejo, desafiado pelo meu pai e um tio, comecei a caçar aves dessa forma e, penso que, isso foi decisivo para desenvolver o meu gosto especial por estes seres vivos. Contudo, acredito que estes casos sejam uma excepção, a avaliar pela penetração desta actividade noutras regiões da Península Ibérica, em Malta ou Chipre.

Penso que as tradições quando são muito levadas a sério tornam-nos mais incapazes de lhes resistir e de as contestar do ponto de vista moral.

Continuação de boas observações.
Paulo Leitão Pereira

João Rodrigues escreveu:
Apesar de ser essencialmente contra esta actividade, para mim existe uma zona "cinzenta", que é a situação em que são miúdos a fazê-lo (desde que não seja em larga escala). Se esta é uma forma de alguma miudagem tomar contacto com os pássaros, de os conhecer e aprender a apreciar e de, no futuro, passar a defendê-los, não será que, fazendo o balanço, o resultado é positivo? Conheço um caso assim. Mas talvez esta seja a excepção, não acompanhei a evolução de outros passarinheiros.
kasko
kasko

Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Passarinheiros Empty Re: Passarinheiros

Mensagem por scirpaceus Sex Fev 17, 2012 12:54 pm

lol!
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Passarinheiros Empty Re: Passarinheiros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos