Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seca Invernal - Comportamento das Aves

+9
JDGS
João Ferreira
pedro121
Jorge Saraiva
Flávio Oliveira
Gonçalo Elias
Ricardo Bastos
Carlos Vilhena
Paulo Lemos
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Paulo Lemos Qua Fev 22, 2012 12:25 pm

Poderia enumerar algumas observações flagrantes do impacto que a presente seca está já a ter na biodiversidade, visivelmente tambem nas aves.
Refiro-me a algumas das ditas "palustres/aquáticas", para não dizer as terrestes.

Em condições normais, uma vasta comunidade de seres vivos depende do chão húmido, assegurando-se nestas condições o equilibrio ecológico até à chegada da Primavera e ao longo desta. A saúde dos próprios solos é assim mantida.
Pelo menos no Centro Litoral Oeste, uma das visíveis consequências da presente seca invernal é o ressecamento dos solos, que se faz sentir fortemente em áreas com maior exposição solar. A seca superficial chegou também às zonas melhor florestadas e sombreadas.

Há dias, julguei ter visto um grupo de pequenas Phylloscopus collybita em campo aberto, numa zona silvestre de erva baixa submetida ao orvalho.
Ao aproximar-me, reparei serem Piscos-de-peito-ruivo (uns 15 ou mais, provavelmente ainda da população invernante) todos eles exibindo comportamentos menos habituais (por ex. exposição exagerada, hábitos de caça que lembram os das referidas felosas ou talvez papa-moscas).
A procura por bagas menos "apetecíveis" pelos tordos também aumentou, nos locais onde em anos normais apodreciam sem que nenhuma aves lhes tocasse.

Estas duas espécies dependem largamente de pequenos invertebrados do solo húmido no Inverno, pois só daqui a algumas semanas, ou mais, surgirão boas quantidades invertebrados menos adaptados ao frio *.

O que têm notado noutras zonas?


* Se chegarem a surgir!


Última edição por Paulo Lemos em Qua Fev 22, 2012 12:41 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Carlos Vilhena Qua Fev 22, 2012 12:33 pm

Viva,



Bem visto, vou começar a reparar nesses comportamentos também.


Cump,

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Ricardo Bastos Qua Fev 22, 2012 1:20 pm

Hoje uma Toutinegra-de-barrete alimentava-se no meu jardim de uma clementina em início de putrefação. Penso não se tratar de um comportamento típico da espécie. Mesmo quando me aproximei dela, ela não fugiu, achei muito estranho. Mas realmente nota-se a escassez de insetos. Também noto um comportamento similar nos rabirruivos da zona, cada vez dispendem mais tempo na procura de alimento, mesmo sobre o sol do meio-dia. Acho que vou começar a deixar água fresca e algum alimento enquanto a chuva não vem.

Ricardo Bastos

Número de Mensagens : 221
Idade : 28
Local : Aveiro, Águeda
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 22, 2012 1:36 pm

Durante a seca prolongada que houve entre 1992 e 1995 andei a fazer o trabalho de campo para o Atlas das Aves Invernantes do Baixo Alentejo. Como nesse anos havia pouca água, as barragens estavam todas cheias de patos e outras aves aquáticas.

Em contrapartida, nos anos mais húmidos, como há água por todo o lado (ou seja, o habitat disponível é mais vasto), as grandes barragens têm relativamente menos bicharada.

Nesta ordem de ideias, suponho que este ano algumas barragens estarão com bastantes patos, por comparação com anos anteriores.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Fev 22, 2012 2:33 pm

Gonçalo Elias escreveu:Nesta ordem de ideias, suponho que este ano algumas barragens estarão com bastantes patos, por comparação com anos anteriores.

Quanto às barragens não sei, mas a pateira de S. Jacinto tinha muito mais patos em 15 de Fevereiro comparativamente a 4 de Janeiro.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 22, 2012 2:52 pm

Flávio isso pode ter sido uma consequência do arrefecimento.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Paulo Lemos Qua Fev 22, 2012 3:17 pm

Quando muito, alguns charcos temporários estão secos ou com níveis baixos para a época e poderão concentrar mais patos (Pato-real) nesta fase em que a espécie pareja, dispersa e procura qualquer nicho alagado. Nesta altura costumam ser observados em voo aos pares e já a explorar qualquer superfície de água, até as mais escondidas e cobertas por vegetação, mas confesso que não os tenho visto. Será que a seca/ausencia de chuva pode ser de algum modo dissuasora de reprodução na espécie e dispersão pelo território (em termos "biológicos" ou por razões circunstanciais)?
Noto também menos garças-boieiras, guinchos e abibes nos campos habituais.

Nota: acabam por não se reproduzir em muitos dos locais que visitam nesta época (pois secam na Primavera ou não reunem condições), mas é um facto que começam a explorar território e passam por eles.


Última edição por Paulo Lemos em Qua Fev 22, 2012 3:26 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Jorge Saraiva Qua Fev 22, 2012 3:25 pm

Sei que este ano no aterro do Seixal e de Palmela teem andado numeros anormais de ridibundus/melanocephalas e são umas chatas do cacete
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Paulo Lemos Qua Fev 22, 2012 3:36 pm

Jorge Saraiva escreveu:Sei que este ano no aterro do Seixal e de Palmela teem andado numeros anormais de ridibundus/melanocephalas e são umas chatas do cacete

Havia aqui uma zona nas Caldas brutalmente ideal para a proliferação de minhocas e, mesmo sendo na cidade, gaivotas e abibes concentravam-se lá em grande número. O local era tão bom que os pescadores de enguias vinham de longe para apanhar grandes vermes para as suas armadilhas.
Suponho, desde há anos, que parte da dieta dessas gaivotas seja minhocas, aliás com bastante vocação para as encontrar.
Essas e outras espécies eram muito comuns em campos agricolas que identifiquei tambem como "ideais para minhocas" (nem todos o são).

Em terra seca não há minhocas à superfície e elas nem se reproduzem sequer.


Última edição por Paulo Lemos em Qua Fev 22, 2012 3:38 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Jorge Saraiva Qua Fev 22, 2012 3:38 pm

Tá bem visto! Caso pa se dizer... a bixeza tem sempre razão!
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Fev 22, 2012 3:53 pm

Gonçalo Elias escreveu:Flávio isso pode ter sido uma consequência do arrefecimento.

Pois... é bem lembrado. E mesmo o aumento notado poderá ter sido apenas circunstancial.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por pedro121 Qui Fev 23, 2012 3:47 am

Flávio Oliveira escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Flávio isso pode ter sido uma consequência do arrefecimento.

Pois... é bem lembrado. E mesmo o aumento notado poderá ter sido apenas circunstancial.

Sim, nas ultimas semanas houve um grande influxo de aves a fugir do frio, principalmente trombeteiros e marrequinhas, mas tambem alguns arrábios.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por João Ferreira Qui Fev 23, 2012 3:50 am

Por aqui notei que as poucas Garças-Reais que frequentavam os lameiros desapareceram, (devem estar tão duros e secos) e tenho visto mais D. Fafes (não deve ter relação nenhuma, mas nunca vi tantos por aqui).
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Fev 23, 2012 4:13 am

pedro121 escreveu:Sim, nas ultimas semanas houve um grande influxo de aves a fugir do frio, principalmente trombeteiros e marrequinhas, mas tambem alguns arrábios.

Embora eu próprio tenha feito referência ao arrefecimento como possível justificação para o aumento do número de patos, nunca é demais lembrar que as aves não migram para "fugir ao frio", mas sim para procurar locais que lhes disponibilizem mais ou melhores recursos alimentares, nomeadamente quando esses recursos deixaram de estar acessíveis em determinados locais (por exemplo pelo facto de os lagos terem gelado).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por pedro121 Qui Fev 23, 2012 4:20 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Sim, nas ultimas semanas houve um grande influxo de aves a fugir do frio, principalmente trombeteiros e marrequinhas, mas tambem alguns arrábios.

Embora eu próprio tenha feito referência ao arrefecimento como possível justificação para o aumento do número de patos, nunca é demais lembrar que as aves não migram para "fugir ao frio", mas sim para procurar locais que lhes disponibilizem mais ou melhores recursos alimentares, nomeadamente quando esses recursos deixaram de estar acessíveis em determinados locais (por exemplo pelo facto de os lagos terem gelado).

Sim, elas não migram para fugir do frio, mas sim das consequencias da onda de frio, diga-se que mesmo assim esperava mais, não apareceu nem uma raridade... Crying or Very sad Crying or Very sad
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Fev 23, 2012 4:43 am

Eu creio que nestas condições as aves se mexem apenas o suficiente até encontrarem os recursos que procuram. Se calhar não precisaram de vir até cá... Wink

(Nota: pessoalmente sempre tive muitas dúvidas na correlação que muitas vezes é feita entre as ondas de frio e o número de raridades - nota que Janeiro foi um mês ameno e as raridades foram aos magotes; certamente há outros factores limitantes a actuar, que nenhum de nós consegue identificar).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por pedro121 Qui Fev 23, 2012 4:56 am

Gonçalo Elias escreveu:
(Nota: pessoalmente sempre tive muitas dúvidas na correlação que muitas vezes é feita entre as ondas de frio e o número de raridades - nota que Janeiro foi um mês ameno e as raridades foram aos magotes; certamente há outros factores limitantes a actuar, que nenhum de nós consegue identificar).

Sim é verdade, mas tirando as Gavias, que estão mais associadas ao mau tempo, não ao frio mas a tempestades, e que este ano apareceram aos bandos em condições de tempo optimas (lá se foi um mito) as outras raridades que apareceram em Janeiro não são especies que apareçam associadas a vagas de frio de este, com uma vaga de frio como a que se verificou, as especies que eu esperava ver a moverem-se são os patos e gansos, e aves como os abibes, tarambolas e narcejas, que precisam de campos sem neve ou de lama que não esteja congelada para se alimentarem, e de facto apareceram (pelo menos aqui) grande numero de patos abibes e tarambolas, só na etar da atouguia apareceram de um dia para o outro mais de 100 trombeteiros e igual numero de reais. E em Espanha apareceram nas ultimas semanas gansos, patos e mergansos, alguns raros. estas aves foram provavelmente deslocadas pelo frio, não foram foi deslocadas o sufeciente, nesta altura do ano eles devem parar logo no primeiro sitio com agua sem gelo que apareça.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por JDGS Qui Fev 23, 2012 5:38 am

Ultimamente tenho notado que as felosas aventuram-se mais nos locais habitados....Por exemplo têm andado à procura de alimento no meu jardim, coisa que faziam raramente, mas não sei se isto se deverá à seca....
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Fev 23, 2012 6:06 am

pedro121 escreveu:as especies que eu esperava ver a moverem-se são os patos e gansos, e aves como os abibes, tarambolas e narcejas, que precisam de campos sem neve ou de lama que não esteja congelada para se alimentarem, e de facto apareceram (pelo menos aqui) grande numero de patos abibes e tarambolas, só na etar da atouguia apareceram de um dia para o outro mais de 100 trombeteiros e igual numero de reais

De acordo, mas nota que o número de aves que aparece num dado ano pode não estar apenas relacionado com o tempo mais frio (apesar de ser este um dos factores que mais frequentemente é referido). O sucesso da época de nidificação precedente também desempenha um papel no número de invernantes. Ou seja, se a época de nidificação para uma dada espécie for um desastre e morrerem muitas aves, então nesse Inverno provavelmente vai haver poucas, faça frio ou calor.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Telmo Ribeiro Qui Fev 23, 2012 6:30 am

Tenho Chapins carvoeiros, Totinegras de cabeça preta, viuvas e felosas a vir alimentar-se ao meu pomar/jardim desde o inicio do ano, algo que anteriormente era raro. Aqui na zona a seca é já bastante grave, a maioria dos ribeiros estão já secos, os charcos estão em regressão acentuada, a erva mal nasce=S Lá se vai a época de macros de odonatae de 2012=S
Por essa razão comecei em Janeiro a pôr comedouros e bebedouros na propriedade com boa resposta dos animais, algo que em anos anteriores só acontece a meio do verão, altura em que todos os charcos e ribeiros estão secos. É preferivel começar já, do que ter a passarada a ir beber dos vasos de plantas após a rega e do meu lago de plantas aquáticos e peixes ornamentais...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Fev 23, 2012 6:39 am

Telmo Ribeiro escreveu:Tenho Chapins carvoeiros, Totinegras de cabeça preta, viuvas e felosas

A que espécies chamas viuvas? Serão os chapins-rabilongos?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Telmo Ribeiro Qui Fev 23, 2012 6:46 am

A Viuva é aquilo a que vocês chamam rabirruivo
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Jorge Saraiva Qui Fev 23, 2012 11:08 am

Quem é que somos nós e quem é que são vocês? hehehe

Era tão fixe se todos tentássemos falar a mesma linguagem, não era? E nem é preciso inventar nada. É só olhar para os livros. "Phoenicurus ochrurus", ou escrever ambos os nomes, ao principio parece complicado, mas depois até é giro, e além do mais toda a gente vai aprendendo e entendendo.

Nós e vocês, estamos aqui neste cantinho a não mais de umas dezenas ou centenas de kms de distancia uns dos outros e mesmo assim temos alguma dificuldade em nos entender. Imagina teres de explicar a um japonês.

Não sou ninguem para ensinar, nem o 12º ano tenho, mas tive a sorte (muita sorte eu sei) de quando era miúdo levar uns carolos de pessoal mais sabido nestas artes e agora quando vejo alguem escrever "viuva" nem sei o que pensar. Viuva faz me lembrar aqueles pássaros africanos aos saltos ou as aranhas. Enfim, fico a anhar!
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Fev 23, 2012 11:45 am

Ocorreu-me que pudesse ser o chapim-rabilongo porque um dos nomes vernáculos para essa espécie é "viúva-alegre" Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Paulo Lemos Qui Fev 23, 2012 1:01 pm

Por acaso já tinha ouvido esse nome. Há uns bons anos o pessoal velhote chamava-lhe Pisco-preto ou Viuva.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Seca Invernal - Comportamento das Aves Empty Re: Seca Invernal - Comportamento das Aves

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos