Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melanitta nigra em migração nocturnal no interior

3 participantes

Ir para baixo

Melanitta nigra em migração nocturnal no interior Empty Melanitta nigra em migração nocturnal no interior

Mensagem por Magnus Seg Mar 19, 2012 9:59 am

A semana pasada fiquei uns dias em Mértola. Uma noite, estive a gravar Tyto alba nas Minas de São Domingos quando ouvi chamamentos estranhos a aproximarem-se. O som bonito, flautiado e suave sugeriu um bando de patos, pelo menos 3 machos. Tentei a identificar a especie mas não consegui ligar o som ás especies de patos esperadas. O som desaparaceu na noite, e fiquei a pensar... A final lembrei me de Melanitta nigra, que gravei há muitos anos na Islândia e há menos anos na Holanda. Entretanto comparei as gravações e fico convencido que gravei um bando de M nigra a migrar durante aquela noite. Não é raridade na costa, mas daquele sitio até ao mar são 53 quilômetros! No norte de Europa, em Finlândia, é normal ouvir M nigra em migração noctural no interior durante a primavera, mas no sul... nunca ouvi falar. Alguem conhece outras observações no interior?

A gravação (original sem modificação) fica aqui durante uns dias para quem a quiser ouvir:

https://www.wetransfer.com/dl/2HlJ0s75/b5bd3bd8e83f5e5328ae20877c73fc89dd1f75347e3640f7a65d76a8cc0e3b42b9f77e842c0b9ec

Ouve-se bem o Efeito Doppler: o som começa mais aguda quando o bando se aproxima, e desce quando se afasta.

Outras especies em migração/ em vôo durante a mesma noite: Clamator glandarius 6, Turdus philomelos 3, Fulica atra 2, Erithacus rubecula 2, Anas platyrhynchos 1, Tachybaptus ruficollis 1. Em Mértola também ouvi Ardea cinerea, Charadrius dubius e Gallinula chloropus em vôo durante outras noites.

Boas observações,

Magnus Robb
[i]

Magnus

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 28/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Melanitta nigra em migração nocturnal no interior Empty Re: Melanitta nigra em migração nocturnal no interior

Mensagem por Paulo Lemos Seg Mar 19, 2012 12:34 pm

Muito interessante.
Os sons mais conhecidos são os dos Turdus philomelus e Turdus iluacus, por vezes audíveis bem alto em voo na cidade.

Uma boa parte das minhas observações da natureza é mesmo de noite, fazem-se observações (ou audições) muito interessantes, tanto em termos de espécies como de ecologia. Na maioria dos casos "ouvem-se" apenas, mas o conjunto de sons pode revelar uma "imagem acústica" não menos interessante do que a visual.

Nalgumas áreas alagadas a actividade e presença nocturna de aves é bastante superior, são sujeitas a deslocações de espécies ou individuos que durante o dia permanecem noutros locais ou mais escondidos. Ainda hoje estive num dos melhores locais da minha região para o efeito... e ia agora meter um post a abordar o assunto noutro tópico Smile.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Melanitta nigra em migração nocturnal no interior Empty Re: Melanitta nigra em migração nocturnal no interior

Mensagem por pedro121 Seg Mar 19, 2012 3:03 pm

Excelente observação Magnus, será que eles para durante o dia em barragens do interior?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Melanitta nigra em migração nocturnal no interior Empty Re: Melanitta nigra em migração nocturnal no interior

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos