Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Otis tarda

+5
Francisco Barros
Pedro Fernandes
pedro121
Gonçalo Elias
Correia
9 participantes

Ir para baixo

Otis tarda Empty Otis tarda

Mensagem por Correia Ter maio 06, 2008 5:59 am

Lembrei-me agora de uma ocasião...há muito, muito tempo... em que fiz uma observação surpreendente de uma grande ave voadora.
Isto passou-se em 1979, tinha eu 6 anos e lembro-me que fiquei eufórico com o que vi, pois aquela ave parecia maior que eu. Só me lembrei de uma aveztruz voadora Razz .

Fui para casa e fiz um croqui da ave que tinha acabado de ver e mostrei a todos lá em casa para me dizerem o que seria... mas ninguém sabia e os meus irmãos (mais velhos) ainda gozaram comigo Razz .

Mas guardei aquele momento na minha memória e alguns anos mais tarde (não sei quantos) pude concluir, através do primeiro guia de aves a que tive acesso, que se tratava de uma Abetarda.

Por acaso alguém me sabe dizer, por curiosidade, qual seria a distribuição da espécie nessa altura (estamos a falar de cerca de 30 anos atrás)? Isto seria normal, ou terá sido algum indivíduo completamente perdido?

Já agora isto passou-se na Primavera de 1979, na aldeia de Bárrio, Concelho de Alcobaça.

Obrigado!

Marco Correia
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 06, 2008 8:23 am

Olá Marco,

Antes de te responder com mais detalhe, permite-me uma pergunta: tens presente a data exacta da observação ou, pelo menos, o mês?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por pedro121 Ter maio 06, 2008 10:19 am

Boas

Eu não sei a data exacta mas algures no inicio da década de 80 também observei uma abetarda no Oeste, mais concretamente nas varzeas de Obidos, ia a andar de bicicleta por uma estrada rural que atravessava um milheiral e ao sair do mesmo levanto uma abetarda que estava mesmo ao lado da estrada, devo dizer que ainda apanhei um susto porque o bicho era mesmo grande e levantou mesmo ao meu lado


Última edição por pedro121 em Ter maio 06, 2008 11:44 am, editado 1 vez(es)
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por Pedro Fernandes Ter maio 06, 2008 10:30 am

A Otis, tal como a justica, tarda mas nao falha! Dizem...
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por Francisco Barros Ter maio 06, 2008 2:25 pm

Bom... eu sou um azarado do caraças e nunca observei abetardas por estas bandas (para observar a espécie pela 1ª vez, precisei de ir até Castro Verde...), mas conheço 2 observadores que observaram a espécie por estes lados durante o outono.
- O Paulo Marques observou, salvo erro, em 1989 um exemplar em voo na zona de Alvados.
- O Fernando Pereira observou também a espécie em 2 anos durante a década de 1980, nos campos de Alfeizerão (não sei concretamente os anos, mas quando estiver com ele, irei certamente perguntar).

Pelos vistos a observação de abetardas não é assim tão incomum na zona oeste (pelo menos na década de 80), parece é tratar-se de indivíduos em dispersão outonal e que têm um comportamento algo divagante...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por Correia Qua maio 07, 2008 6:03 am

Gonçalo Elias escreveu:Olá Marco,

Antes de te responder com mais detalhe, permite-me uma pergunta: tens presente a data exacta da observação ou, pelo menos, o mês?

1 abraço,
Gonçalo


Olá Gonçalo,

como referi no texto eu tinha apenas 6 anos e há pormenores que me escapam. Apesar de ter referido a Primavera, poderá ter sido no Outono. Mas tenho a certeza da idade que tinha, por isso terá sido de Maio para a frente.

Lembro-me tb de umas pessoas que se encontravam no terreno ao lado a trabalhar a terra, logo só poderia ser uma destas estações (agora já estão muito velhotes e jamais eles tinham visto tal ave por aquelas bandas).



Pelos vistos a observação de abetardas não é assim tão incomum na zona oeste (pelo menos na década de 80), parece é tratar-se de indivíduos em dispersão outonal e que têm um comportamento algo divagante...

Olá Francisco,

A dispersão outonal está associada indivíduos imaturos, certo? Pois este individuo que eu vi só posso assegurar que seria uma macho, mas não sei se seria adulto.

Pelos vistos já houve mais avistamentos da espécie pela região, apesar de não ter sido muito comum. Nessa altura tb ainda haviam culturas cerealíferas no Oeste.

Abraço
Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por Pedro Pereira Qua maio 07, 2008 6:08 am

Olá boa tarde,

Os machos adultos nidificantes depois da época das paradas nupciais (pricipalmente Abril), dispersam para fora dessas áreas, e ainda hoje alguns desses individuos são observados em áreas do Alentejo onde não nidificam e mesmo no Ribatejo (no Oeste desconheço). As fêmeas, que cuidam das crias sozinhas, permanecem nas áreas de reprodução.

espero ter ajudado,
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Idade : 39
Local : Centro-Sul
Data de inscrição : 30/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 07, 2008 10:00 am

Ora bem, após a resposta do Marco e após as várias respostas entretanto recebidas vou dar algumas achegas sobre este tema:


pedro121 escreveu:Boas

Eu não sei a data exacta mas algures no inicio da década de 80 também observei uma abetarda no Oeste, mais concretamente nas varzeas de Obidos, ia a andar de bicicleta por uma estrada rural que atravessava um milheiral e ao sair do mesmo levanto uma abetarda que estava mesmo ao lado da estrada, devo dizer que ainda apanhei um susto porque o bicho era mesmo grande e levantou mesmo ao meu lado

Francisco Barros escreveu:conheço 2 observadores que observaram a espécie por estes lados durante o outono.
- O Paulo Marques observou, salvo erro, em 1989 um exemplar em voo na zona de Alvados.
- O Fernando Pereira observou também a espécie em 2 anos durante a década de 1980, nos campos de Alfeizerão (não sei concretamente os anos, mas quando estiver com ele, irei certamente perguntar).

Pelos vistos a observação de abetardas não é assim tão incomum na zona oeste (pelo menos na década de 80), parece é tratar-se de indivíduos em dispersão outonal e que têm um comportamento algo divagante...


Eu na década de 80 costumava ir passar férias a São Martinho do Porto e no Verão de 1988, quando tinha menos de dois anos de experiência de observação de aves, conheci um indivíduo (que na altura já devia ter perto de 50 anos) que era caçador mas que me pareceu ter bastante conhecimento sobre a identificação e a distribuição de aves. Ele referiu-me, por exemplo, que já tinha visto cegonhas-pretas em Monfortinho (espécie que consegui ver no mês seguinte, precisamente nesse local).
O mesmo indivíduo referiu-me que costumava ver sisões e abetardas nos campos de Alfeizerão (que ficam a 2 km de São Martinho).
As abetardas nunca as vi por lá mas os sisões observei-os em mais de uma ocasião e julgo que têm sido vistos em anos recentes (durante o atlas?).
Nunca mais encontrei o indivíduo em causa mas guardei esta referência interessante.


Correia escreveu:como referi no texto eu tinha apenas 6 anos e há pormenores que me escapam. Apesar de ter referido a Primavera, poderá ter sido no Outono. Mas tenho a certeza da idade que tinha, por isso terá sido de Maio para a frente.
Essa informação já é útil. Vê por favor o meu comentário mais abaixo.

Pedro Pereira escreveu:
Os machos adultos nidificantes depois da época das paradas nupciais (pricipalmente Abril), dispersam para fora dessas áreas, e ainda hoje alguns desses individuos são observados em áreas do Alentejo onde não nidificam e mesmo no Ribatejo (no Oeste desconheço). As fêmeas, que cuidam das crias sozinhas, permanecem nas áreas de reprodução.

Exacto, Pedro. Pessoalmente já vi abetardas no estuário do Tejo em Julho e conheço observações nessa época no estuário do Sado e na Serra do Gerês (!). Penso que também já foram publicadas observações noutras regiões, nomeadamente na Beira Alta.
Julgo que a maioria das observações efectuadas entre Junho e Agosto fora das áreas tradicionais de reprodução se referem a infivíduos em dispersão.

1 abraço a todos,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por Francisco Barros Qua maio 07, 2008 2:07 pm

Francisco Barros escreveu: - O Fernando Pereira observou também a espécie em 2 anos durante a década de 1980, nos campos de Alfeizerão (não sei concretamente os anos, mas quando estiver com ele, irei certamente perguntar).

Hoje Falei com o Fernando acerca deste assunto.

Parece que o "manancial" de observações dele para os campos de Alfeizerão são muito superiores àquilo que referi.
Desde a década de 70 que ele tem observações de abetarda, com alguma regularidade, para aquele local, nomeadamente nos meses de Agosto e Setembro (altura em que passa férias todos os anos em S. Martinho do Porto).
A última parece que data de 2006 (há 2 anos atrás).

Se ele me conseguir arranjar as datas de todas as observações, eu coloco aqui, pois acho que seria bastante interessante. Wink
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por Correia Qua maio 07, 2008 6:23 pm

Muito obrigado a todos, foi muito esclarecedor!

Abraços

Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 26, 2008 6:35 am

Aproveito este tópico para divulgar uma observação muito recente de abetarda fora dos locais de reprodução: 1 ind. em voo para norte entre Forcalhos e Aldeia da Ponte, concelho de Sabugal (Beira Alta), no dia 22 de Maio. Este registo foi efectuado no âmbito do curso de Cantos e Vocalizações nível III, organizado pela SPEA, e que decorreu na zona de Vilar Formoso e na Serra da Estrela.

Esta observação é um pouco mais precoce que as outras que aqui foram referidas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Observação em Elvas

Mensagem por redragon Seg Jun 23, 2008 8:27 am

Só para que conste o ano passado também observei um grupo de cerca de 15 individuos durante o mês de junho e julho em Torre de Bolsa (Elvas). Este ano espero ter a mesma sorte...antes que o TGV (programado passar na zona) chegue...

redragon

Número de Mensagens : 133
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Mais um registo incrivel

Mensagem por Agostinho Tomás Seg Jun 30, 2008 3:38 pm

Já tinha esta informação a algum tempo, mas só agora com as fotos resolvi divulgar.

No princípio deste mês de Junho embateu uma Abetarda (Otis tarda) no telhado de um café/bar geralmente utilizado por guardas prisionais, mesmo nas imediações da prisão de Caxias.

Embateu, em principio, de noite pois ninguém deu por nada só na manhã do dia seguinte é que deram com o corpo do "bitcho", que partiu algumas telhas do telhado e caiu para dentro do edificio. O corpo foi entregue ao SEPNA, não sabendo eu de mais nada a partir de então.

Agradeço as fotos gentilmente cedidas por amigos guardas prisionais, que embora não tenham a qualidade desejada servem perfeitamente para a identificação.


Otis tarda 96275110

Otis tarda Abetar10

A mim parece-me uma fêmea ou um macho com plumagem não nupcial, embora tenha alguma dificuldade em tirar isso a limpo. Assim agradeço a vossa colaboração.

Saudações
A. Tomás
Agostinho Tomás
Agostinho Tomás

Número de Mensagens : 173
Idade : 46
Local : Ponte de Sôr
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por Pedro Pereira Ter Jul 01, 2008 10:02 am

boas tardes,
pelas fotos não consigo ter a certeza. Além das diferenças mais óbvias do tamnho, aqui vão umas dicas:

macho adulto não reprodutor: cabeça tão alta quanto a largura do pescoço, branco na asa visivel mesmo quando asa dobrada, colar no pescoço.

pela foto não me parece ter muito branco na asa pelo que apontaria mais para uma dasseguintes hipóteses:

fêmea adulta: cabeça mais alta que a largura do pescoço, muito pouco ou nenhum branco visivel com asa dobrada.

macho imaturo: como a fêmea adulta, com manchas na coroa e nas infracaudais.

por ultimo: a observação de femeas no dito mês em áreas onde a espécie não nidifica são muito ocasionais.

(não dá para fazer zoom nas fotos)

um abraço
Pedro Pereira
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Idade : 39
Local : Centro-Sul
Data de inscrição : 30/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Otis tarda e tgv

Mensagem por ribeiroa Seg Ago 04, 2008 3:44 pm

redragon escreveu:Só para que conste o ano passado também observei um grupo de cerca de 15 individuos durante o mês de junho e julho em Torre de Bolsa (Elvas). Este ano espero ter a mesma sorte...antes que o TGV (programado passar na zona) chegue...


Ouvi ontem nas noticias que foi reprovado o projecto da passagem do tgv na zona da torre de bolsa,com o contributo inerente á preservaçao da fauna esteparia que caracteriza a zona sendo de salientar a abetarda.
Alguem tem conhecimento de qual podera ser o traçado alternativo?

Cumprimentos

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por redragon Ter Ago 05, 2008 5:01 am

ribeiroa escreveu:
redragon escreveu:Só para que conste o ano passado também observei um grupo de cerca de 15 individuos durante o mês de junho e julho em Torre de Bolsa (Elvas). Este ano espero ter a mesma sorte...antes que o TGV (programado passar na zona) chegue...


Ouvi ontem nas noticias que foi reprovado o projecto da passagem do tgv na zona da torre de bolsa,com o contributo inerente á preservaçao da fauna esteparia que caracteriza a zona sendo de salientar a abetarda.
Alguem tem conhecimento de qual podera ser o traçado alternativo?

Cumprimentos

Antonio Ribeiro


Pelo que sei não existe um itenerário alternativo, e pelo que sei o ministro diz que não irá haver alteração nenhuma ao traçado....mais uma à Portugal!

redragon

Número de Mensagens : 133
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Otis tarda Empty Re: Otis tarda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos