Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abertura aos patos foi única questão controversa na definição do calendário da caça

Ir para baixo

Abertura aos patos foi única questão controversa na definição do calendário da caça Empty Abertura aos patos foi única questão controversa na definição do calendário da caça

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 24, 2012 6:42 pm

Abertura aos patos foi única questão controversa na definição do calendário da caça
Data: 24.04.2012
Fonte: Lusa

A abertura da caça aos patos foi a única questão controversa na definição do calendário venatório da época 2012-2013, tendo ficado definidas duas datas distintas para aquela espécie, disse nesta terça-feira o presidente da Federação Portuguesa de Caça.

“A abertura ao pato foi a única grande questão. Ficou decidido que a caça ao pato-real e às marrequinhas irá abrir a 19 de Agosto. Às espécies mais ameaçadas, como o pato zarro comum, será a 1 de Outubro”, disse Jacinto Amaro.

O presidente da Federação Portuguesa de Caça participou nas reuniões para o calendário venatório juntamente com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo.

Em declarações à Lusa, Jacinto Amaro disse ainda que a caça ao pato vai acabar uma semana mais cedo esta época do que o costume: será a 20 de Janeiro.

Na base dessa decisão está uma recomendação da União Europeia, segundo a qual Portugal estava a terminar a caça aos patos “muito tarde, já em época de reprodução” e, por isso, poderia ser alvo de coima, explicou.

“Não queríamos que Portugal entrasse em incumprimento”, afirmou.

Jacinto Amaro contestou ainda a época de caça ao pombo e aos tordos ser apenas até 19 de Fevereiro, enquanto em Espanha e em França decorre até mais tarde.

“Isso faz com que os nossos caçadores comecem a ir para Espanha caçar e a deixar lá muito dinheiro”, alertou.

Segundo o presidente da Federação Portuguesa de Caça, o Governo deve divulgar o calendário venatório até ao final do mês.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1543385
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos