Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas

5 participantes

Ir para baixo

Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas Empty Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 02, 2012 9:48 am

Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas Oenhisformas1000

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas Empty Re: Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas

Mensagem por Gonçalo Elias Dom maio 06, 2012 7:03 am

Tenho alguns dados pessoais que fui recolhendo ao longo dos anos e que evidenciam a predominância de aves da forma escura. Vou ver se encontro esses dados e depois colocarei aqui.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas Empty Re: Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas

Mensagem por PNicolau Dom maio 06, 2012 7:46 am

Pela minha (curta) experiência, as aves da forma escura predominam claramente, de tal modo que nunca observei um indivíduo na fase clara.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas Empty Re: Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas

Mensagem por Gonçalo Elias Dom maio 06, 2012 8:07 am

Eu comecei a registar isso há uns 10 ou 12 anos atrás: sempre que vejo um macho, anoto qual é a forma a que pertence (registar de forma sistemática é bom na medida em que elimina potenciais enviesamentos e falhas de memória).

Até 2008, num total de cerca de 40 machos observados em Portugal ao longo de vários anos, registei 13 da forma clara e 27 da forma escura (estou a citar de memória, mas como referi vou ver se encontro os números exactos e além disso faltam alguns registos recentes que não estão incluídos neste total).

No entanto, a proporção de indivíduos da forma escura varia consoante as regiões. Isto vem referido em detalhe no BWP, que cito:

Taken from the BWP on CD-ROM: copyright Oxford University Press.

Proportion of black-throated morph increases towards east, though with some local variation: in Algeria and Tunisia 45% black-throated (n=49), in Morocco 52% (n=35), in Iberia and France 67% (n=15), in Italy and western Yugoslavia 52% (n=31), in southern Yugoslavia 52% (n=23), in Asia Minor (mainly from Aydin along Menderes river) 86% (n=21), but in another sample from Priene along Menderes 31% (n=36), in Levant 54% (n=37), in Iran 64% (n=39), and on migration in Egypt 62% (n=68) (Weigold 1914; Stresemann 1920; Meinertzhagen 1930; Vaurie 1949; Mayr and Stresemann 1950; RMNH, ZMA; data combined).

A proporção que eles referem para a Península Ibérica (67%) é semelhante à que encontrei.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas Empty Re: Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas

Mensagem por João Ferreira Dom maio 06, 2012 8:32 am

Muito interessante!!!!
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas Empty Re: Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas

Mensagem por António A Gonçalves Seg maio 07, 2012 1:32 pm

Interessante!

Não é uma ave das quais tenha muitas observações e não tenho dados precisos, mas diria que cerca 2/3 dos machos da espécie que observei tinham a garganta preta.

Curiosamente no grupo http://www.flickr.com/groups/aves_de_portugal/pool/with/7007171056/ das 74 fotos de machos que encontrei 41 eram de garganta clara e 33 de garganta escura, ou seja 55% dos modelos são da forma clara. Certamente que algumas fotos apresentam o mesmo ind. "repetido", mas ainda assim podiamos concluir que os de garganta clara são mais fotogénicos. Very Happy


António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas Empty Re: Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas

Mensagem por António Beira Alta Seg maio 07, 2012 1:41 pm

Interessante , é um pormenor que até agora me passava despercebido . Vou dar uma vista de olhos nas minhas fotos .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas Empty Re: Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 07, 2012 2:28 pm

António A Gonçalves escreveu:
Curiosamente no grupo http://www.flickr.com/groups/aves_de_portugal/pool/with/7007171056/ das 74 fotos de machos que encontrei 41 eram de garganta clara e 33 de garganta escura, ou seja 55% dos modelos são da forma clara. Certamente que algumas fotos apresentam o mesmo ind. "repetido", mas ainda assim podiamos concluir que os de garganta clara são mais fotogénicos. Very Happy


É curioso teres feito essa pesquisa.

De facto a proporção é diferente, mas tal como sugeres, é possível que os machos de garganta clara sejam mais fotogénicos, ou por outra, que se deixem fotografar melhor. A verdade é que a amostra pode estar enviesada, porque não só não terão sido fotografadas todas as aves, como não estarão expostas as fotos de todas as aves que se deixaram fotografar.

Outro aspecto que poderá ser relevante: nada nos garante que a proporção seja a mesma em todo o país.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas Empty Re: Chasco-ruivo: a ave que tem duas formas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos