Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forbio financia investigação para resolução de problemas ambientais

Ir para baixo

Forbio financia investigação para resolução de problemas ambientais Empty Forbio financia investigação para resolução de problemas ambientais

Mensagem por jheitor Sex maio 25, 2012 11:16 am

Forbio financia investigação para resolução de problemas ambientais
2012-05-25

fonte : ambienteonline.pt/

Por ano cerca de 30 a 40 trabalhos na área de investigação são produzidos graças à linha de financiamento Forbio - Gestão da Biodiversidade em Sistemas Florestais, Aquáticos e Agro-florestais, do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia. Neste âmbito também são produzidas cerca de 50 comunicações, nomeadamente em conferências nacionais e internacionais.

Mas para Maria Teresa Ferreira, coordenadora do Forbio mais importante do que os números é a aplicabilidade dos projectos financiados. «Conseguimos fazer a ligação entre investigação pura, investigação aplicada e stakeholders», diz lembrando que, por exemplo, o índice de qualidade piscícola, que integra a Directiva Quadro da Água, e está a ser utilizado hoje no país, foi desenvolvido pelo Forbio. «O nosso maior contributo é de facto na resolução de problemas, porque a aplicação do que se pensa, não pode ser feita no final dos projectos, mas logo no início», sublinha a responsável.

Entre os projectos que estão actualmente a ser desenvolvidos no seio do Forbio há a destacar, um com a EDIA – Empresa de Desenvolvimento da Infra-estrutura de Alqueva para estudo de mecanismos para passagens de peixes em pequenas e grandes barragens, outro com a Altri para estudo do controlo de uma praga que se adaptou de tal forma à zona centro do País que se tornou mais agressiva do no seu país de origem , estando a afectar a produtora de pasta de papel. Com a Fundação para a Ciência e Tecnologia está a ser estudada a dispersão de pólen arbóreo nas cidades, e com a Fundação EDP estão a ser estudadas as áreas genéticas de proveniência das árvores ribeirinhas para quando se fazem os restauros saber-se exactamente qual o material genético das árvores existentes.

O Forbio tem como fontes de financiamento a Fundação para a Ciência e Tecnologia, entidades privadas e ainda projectos internacionais, através do 7º Programa Quadro. Com esta linha de financiamento pretende-se que a biodiversidade se insira nos usos múltiplos, ou seja, «conciliar tudo na matriz da paisagem». Maria Teresa Ferreira, investigadora responsável por esta linha explica que «esta medida visa a gestão integrada de ecossistemas e a preservação da biodiversidade, destacando as mais valias conservacionistas dos ecossistemas e que têm der preservadas pelas acção humana».

http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=12197
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos