Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Phylloscopus collybita - nidificação?

+10
Paulo Lemos
isidoro S Teodoro
Alexandre_Leitão
Pedro Pereira
Filipe Martins
Arade
Francisco Barros
Henk Feith
Correia
Gonçalo Elias
14 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 08, 2017 2:14 pm

Paulo Lemos escreveu:pela possibilidade de hibridação.

Não me recordo de ler ou ouvir acerca de casos de hibridação neste par de espécies.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Jul 08, 2017 3:49 pm

Mas eu já li por aqui várias sugestões acerca dessa possibilidade. Que ambas são propensas e há oportunidade, disso não há duvida e a dificuldade de ID deverá ser responsável então, pela tal falta de casos documentados? Como confirmar sem análise de ADN (que deverá resolver?)? Será esta a questão.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Jul 08, 2017 3:54 pm

Não tenho nada contra a ID adiantada no ebird, pois para já, o conhecimento disponível e os dados recolhidos apontam para essa espécie.

O mesmo para a ID da maioria da biodiversidade ainda mal estudada, até se provar em contrário? Mas, mais tarde outra visão poderá surgir sobre o assunto e sobre estes registos...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 08, 2017 4:37 pm

Paulo Lemos escreveu:Mas eu já li por aqui várias sugestões acerca dessa possibilidade.

É normal que se conjecture. Todas as hipóteses podem (e devem) ser exploradas.

Paulo Lemos escreveu:Que ambas são propensas e há oportunidade, disso não há duvida

Certo, mas muitas vezes duas espécies podem ser simpátricas sem que haja hibridação.
Dois exemplos:
Galerida cristata e Galerida theklae - ocorrem frequentemente em conjunto em muitíssimos locais de Portugal, Espanha e até Marrocos e tanto quanto sei não costumam hibridar (nem sei se há algum caso documentado
Passer domesticus e Passer hispaniolensis - neste caso a hidridação é uma realidade e há muitos casos documentados, no entanto importa salientar que são a minoria, é frequente ver as duas espécies a nidificar em conjunto e a quase totalidade dos machos apresenta características claras de uma das espécies; isto sugere que as aves "sabem muito bem" quais são os da sua espécie.

Paulo Lemos escreveu:e a dificuldade de ID deverá ser responsável então, pela tal falta de casos documentados?

Ou isso ou a falta de casos  Wink
De qualquer forma concordo que vale a pena irmos acompanhando a evolução da informação sobre este tema.

Já agora sugiro a leitura deste texto, que descreve a situação de ambas as espécies em Espanha (retirado do segundo atlas de nidificantes).

http://www.mapama.gob.es/es/biodiversidad/temas/inventarios-nacionales/mosquitero_comun_e_iberico_tcm7-21812.pdf
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Jul 08, 2017 5:03 pm

Exactamente pela sua distribuição complementar (responsável pela hibridação?), ao contrário das Galerida (que não sei porque não hibridam, se não o fazem, talvez pela preferência de habitat ou outra comportamental "incompatibilizante"... nem sei qual o contexto de especiação dstas mas provavelmente distinto do das Phy), há forte possibilidade de as duas Phy hibridarem quando se encontram.
Durante anos que observo e discuto a hibridação em aves, parecem ter "tudo a favor" na propensão em fazê-lo, à mínima oportunidade, e os híbridos seriam de muito complicada de distinção. Não se haverá diferenças que incompatibilizam o parejamento, como canto ou outras, mas duvido...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 09, 2017 2:52 am

Paulo Lemos escreveu:há forte possibilidade de as duas Phy hibridarem quando se encontram.
Durante anos que observo e discuto a hibridação em aves, parecem ter "tudo a favor" na propensão em fazê-lo, à mínima oportunidade, e os híbridos seriam de muito complicada de distinção. Não se haverá diferenças que incompatibilizam o parejamento, como canto ou outras, mas duvido...

Pois não faço ideia se há possibilidade de hibridação ou não, entendo o raciocínio mas desconheço se existe na prática. E creio não ser frequente a hibridação entre aves canoras (passeriformes) de espécies diferentes, ou seja, tenho a sensação de que o canto funciona como elemento segregador importante. Claro que aqui surge a questão dos cantos mistos, e estes é que baralham tudo, já ouvi aves a fazer esses cantos mistos (não foi o caso ontem).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por João Tomás Dom Jul 09, 2017 11:09 am

Que excelente descoberta Gonçalo. E a gravação é mais do que suficiente para se chegar à conclusão de que se trata de uma Phy col Smile Agora é acompanhares o bicho!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Paulo Lemos Dom Jul 09, 2017 5:21 pm

João Tomás escreveu:conclusão

E pronto..

Então eu conheci uma ibericus que "tinha dias"... às vezes pendia para os dois lados flower , ora cantava como uma ibe, ora transformava-se numa col. Sobre estas coisas tenho a minha opinião (já a disse), até porque vejo sempre por aí o "impensável" confirmar-se mais vulgar do que se pensa. Mas há limites Very Happy, uma ave não se transforma. Ou é uma ibe, ou uma col ou um híbrido. Para mim podia ser qualquer das 3 hipóteses.

Existe algum estudo que caracterize a evolução do canto das Phy juvenis em condições controladas? Até por aí podia haver "gato"...

Bem... foi só uma discussão.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Litos Seg Jul 10, 2017 6:22 am

E a gravação é mais do que suficiente para se chegar à conclusão de que se trata de uma Phy col

Olá a todos,

Não querendo complicar e desejando acima de tudo que se trate de Phylloscopus colybita, esta questão das vocalizações, nem sempre é linear (ou pelo menos uma vez não o foi), curiosamente com as "Phylloscopus":

http://www.rarebirdalert.co.uk/v2/Content/humes_scilly_2012.aspx?s_id=404183462

Saudações,


Litos'
Litos
Litos

Número de Mensagens : 33
Idade : 49
Local : Sintra
Data de inscrição : 05/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por PNicolau Seg Jul 10, 2017 4:29 pm

No Reino Unido têm as possíveis trochilus x collybita que se assemelham a ibéricas no canto. Mas não conheço provas de que sejam híbridos, podendo ser apenas trochilus jovens.

As Phylloscopus apresentam algumas sobreposições nos chamamentos, mas não tanto nos cantos

A ave do Gonçalo é collybita
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jul 10, 2017 5:34 pm

Parece-me a mim é que não há provas de quase nada, para conseguir-se sequer fundamentar boas opiniões sobre isto.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jul 10, 2018 5:33 am

Paulo Lemos escreveu:Parece-me a mim é que não há provas de quase nada, para conseguir-se sequer fundamentar boas opiniões sobre isto.

Não sei o que entendes por provas. As evidências que há é que temos aves que cantam como ibericus e aves que cantam como collybita. E que as zonas de ocorrência de ambas as populações são diferentes, com preferências de habitat distintos. Claro que sobre isto podemos inventar todas as teorias e mais alguma Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 14, 2021 5:38 am

Esta manhã um macho de felosa-comum a cantar activamente na Portagem, concelho de Marvão.

Tenho um registo na mesma área, também de um macho a cantar, em Junho de 1997.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Agostinho_MRCM e JBaldaia gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 22, 2021 2:15 am

O macho de felosa-comum continua pela Portagem, passa a nidificação provável.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Luis Reino Qui Jul 22, 2021 8:38 am

Este ano detectei um macho a cantar na encosta da Mourela de Tourém. No distrito de Viana do Castelo foram detectados vários machos em período reprodutor (Maio-Junho). Portanto parece ser um nidificante escasso, mas distribuindo-se pela franja mais setentrional do Norte do território e muito pontual nas demais zonas.

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Phylloscopus collybita - nidificação? - Página 2 Empty Re: Phylloscopus collybita - nidificação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos