Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cientistas acusam Governos de progressos “insignificantes” na protecção dos oceanos

Ir para baixo

Cientistas acusam Governos de progressos “insignificantes” na protecção dos oceanos Empty Cientistas acusam Governos de progressos “insignificantes” na protecção dos oceanos

Mensagem por jheitor Sex Jun 15, 2012 4:26 am

Cientistas acusam Governos de progressos “insignificantes” na protecção dos oceanos

15.06.2012

fonte : publico.pt

Pouco foi feito desde a Cimeira da Terra, em 1992 no Rio de Janeiro, para proteger a vida marinha, concluiu nesta sexta-feira um grupo internacional de cientistas, que acusa os Governos de progressos “insignificantes”.

Especialmente lamentável tem sido a protecção de habitats cruciais e a restrição da dimensão das frotas pesqueiras, dizem os cientistas numa análise publicada na revista Science e que está a ser discutida na preparação final da conferência Rio+20, que se realiza no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de Junho.

“A nossa análise mostra que quase todos os compromissos assumidos pelos Governos para proteger os oceanos não foram cumpridos”, diz Jonathan Baillie, director de conservação na Sociedade Zoológica de Londres (ZSL) e um dos cientistas que assinaram o artigo.

Os cientistas analisaram o trabalho feito desde a Cimeira da Terra, em 1992, e desde a Cimeira de Joanesburgo sobre desenvolvimento sustentável, em 2002. Os Governos comprometeram-se com a criação de redes de vastas áreas marinhas protegidas até 2012, eliminar os subsídios que contribuem para a pesca ilegal, proteger habitats críticos, prestar mais atenção às dificuldades da pesca local e recuperar stocks até 2015.

“Dez anos depois [da cimeira de Joanesburgo], nenhum destes objectivos foi cumprido e em alguns casos, a situação piorou”, afirmam os investigadores.

“O esgotamento dos stocks de peixe ameaça a integridade dos ecossistemas marinhos e os riscos colocados pelas alterações climáticas e outros factores terão um impacto enorme nos ecossistemas já fragilizados pela pesca excessiva, poluição e outras actividades humanas nefastas”, acrescentam.

Ainda assim, salientam iniciativas encorajadoras, como a recente criação de três vastas reservas marinhas em redor das ilhas do arquipélago dos Chagos, no Oceano Índico, e ao largo da Escócia. Na quinta-feira, a Austrália anunciou que vai criar a maior rede de áreas marinhas do mundo, com 3,1 milhões de quilómetros quadrados.

Os oceanos estarão na mesa das negociações da Rio+20, nomeadamente as reservas marinhas.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1550432
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos