Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quercus interpõe providência cautelar para travar barragem em Montesinho

Ir para baixo

Quercus interpõe providência cautelar para travar barragem em Montesinho Empty Quercus interpõe providência cautelar para travar barragem em Montesinho

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 19, 2012 6:41 am

Quercus interpõe providência cautelar para travar barragem em Montesinho
19.06.2012
publico.pt

A Quercus anunciou nesta segunda-feira que interpôs uma providência cautelar para anular a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável à barragem das Veiguinhas, por estar prevista para uma zona do Parque Natural de Montesinho.

“Não temos nada contra o abastecimento de água a Bragança, mas os valores ambientais deviam ser considerados quando se projecta uma barragem no topo da serra de Montesinho”, disse nesta terça-feira ao PÚBLICO Domingos Patacho, ambientalista da Quercus. “Aquele era o último sítio onde devia ter sido aprovada a barragem, não só pelo lobo, mas porque é uma zona de diversos habitats protegidos”, acrescentou.

Numa área abrangida pelo Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho, vive uma das últimas alcateias de lobo-ibérico (Canis lupus signatus) que habita áreas selvagens, a Alcateia de Montesinho. Mas é também nesta área que a barragem de Veiguinhas está projectada.
A zona está também classificada como Rede NATURA 2000 - Sítio de Importância Comunitária Montesinho – Nogueira; Zona de Protecção Especial (ZPE) para Aves Selvagens das Serras de Montesinho - Nogueira; e ainda Áreas Importantes para Aves (Important Bird Area).

“O projecto constitui uma clara violação da legislação nacional e comunitária, nomeadamente das leis de protecção ao lobo-ibérico, pondo ainda em causa a legislação de protecção de habitats”, disse a Quercus, num comunicado de imprensa divulgado na segunda-feira.

Além disso, a associação ambientalista considera que existem alternativas à localização da barragem e lembrou que "já foi aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente, em 2005, o abastecimento de água a partir da barragem do Azibo".

“O uso da barragem do Azibo apresenta um custo económico superior em 11% [em relação à barragem das Veiguinhas], mas este valor não pode ser reproduzido ecologicamente”, afirmou Domingos Patacho.

Em comunicado, a Quercus salientou que não foi feito qualquer estudo sobre poupança e racionalização do consumo de água em Bragança, o que poderia resolver os problemas de abastecimento. Na sua opinião, este seria "um caminho bem mais preferível em comparação com soluções baseadas no aumento do consumo de água e na expansão do betão dentro de áreas protegidas".

No plano de Avaliação de Impacto Ambiental iniciado a 13 de Maio de 2011 foram estudadas três soluções possíveis para o reforço de abastecimento de água a Bragança. No somatório dos impactos, a localização no Parque Natural de Montesinho é descrita como a melhor solução.

O proponente deste projecto, a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, está condicionada a "garantir a continuidade da exploração da captação da Cova da Lua, em Montesinho, como alternativa complementar usual e de emergência do sistema de abastecimento público de água a Bragança". Para tal, acrescenta a DIA, a empresa terá de efectuar a avaliação do estado actual das captações do aquífero da Cova da Lua, construir novos furos e definir um plano de exploração e monitorização.

http://www.publico.pt/Local/barragem-de-veiguinhas-esta-para-ser-construida-numa-area-protegida-denuncia-a-quercus-1551023
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos