Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

+4
pedro121
Gonçalo Elias
José Frade
Araújo da Silva
8 participantes

Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por Araújo da Silva Ter Jun 19, 2012 6:45 am

Olá viva!

Com o interesse aguçado pelas insistências do amigo José Frade e pelo facto de no distrito de Braga apenas estar inscrito o Apus apus, também fui aos andorinhões e logo percebi que, entre aqueles festins constituídos por muitas dezenas de indivíduos seguramente desta espécie, aparece uma ou outra ave notoriamente mais clara.

Também cedo percebi que estes bichos são danados para lhes acertarmos com o auto-focus, mas em mais de 50 fotos, obtidas na margem esquerda do estuário do Cávado sobre o casario de Fão, lá escaparam estas duas:

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Apusapus



Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Apuspallidus



Apesar daquela asa esquerda esbranquiçada, a primeira imagem parece-me, com alguma segurança, de um A. apus. No entanto, a segunda, obtida às 8h35m, é de uma das tais aves mais claras (mesmo noutros ângulos, quando seguidas de binóculos, apresentam sempre estes tons). Será um juvenil, ou poderá ser um Apus pallidus? E porquê?

Grato!

Cumprimentos

Jorge



Última edição por Araújo da Silva em Ter Jun 19, 2012 6:51 am, editado 1 vez(es)
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por José Frade Ter Jun 19, 2012 6:49 am

São tramados, não são? Twisted Evil
Mas agora com máquina nova também já consegui umas bem melhores... cheers Aguardem...
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4820
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 19, 2012 7:29 am

Concordo que a primeira é A. apus.

Quanto à segunda ave, em minha opinião apresenta todas as características de A. pallidus, a saber:

- plumagem cor de "café com leite"
- mancha branca na garganta (mento) muito mais extensa que a que se vê em A. apus
- zona clara ("janela") nas secundárias e primárias interiores, contrastando com as primárias exteriores mais escuras

Normalmente para mim o tira-teimas são as vocalizações, que são diferentes nas duas espécies.

O facto de não haver registos de A. pallidus no distrito de Braga poderá ficar a dever-se à falta de cobertura. A espécie nidifica no Alto Minho, nomeadamente em Arcos de Valdevez (confirmei a nidificação nesta vila em 2005 e voltei a vê-los e ouvi-los lá este ano, no início deste mês de Junho).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por pedro121 Ter Jun 19, 2012 7:54 am

Concordo com o Gonçalo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por Araújo da Silva Ter Jun 19, 2012 10:14 am


Grato a ambos!

Gonçalo Elias escreveu: Normalmente para mim o tira-teimas são as vocalizações, que são diferentes nas duas espécies.

Estive a ouvir durante vários minutos as vocalizações (gravadas) das duas espécies e de facto nota-se sem grandes dificuldades que são distintas.

O problema será que, salvo raras passagens, as aves surgem misturadas e torna-se quase impossível separar os “gritos” das duas.

Mesmo assim vou seguir a sugestão.

Mais uma vez obrigado.

Jorge
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 19, 2012 11:32 am

Araújo da Silva escreveu:O problema será que, salvo raras passagens, as aves surgem misturadas e torna-se quase impossível separar os “gritos” das duas.

A minha experiência é oposta à tua: embora possam surgir misturadas nos locais de alimentação, existe uma segregação nos locais de nidificação, tornando a identificação auditiva mais fácil nesses sítios.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por PNicolau Ter Jun 19, 2012 11:57 am

Eu não consigo distinguir as vocalizações dos dois. Alguém tem alguma dica para me ajudar a fazê-lo?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 19, 2012 12:28 pm

Numa descrição muito sumária é assim:

A. apus: "iiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrrr"
A: pallidus: "iiiiiiiiiijjjjjjjjjjjjjjjj"
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por Helder Vieira Ter Jun 19, 2012 3:04 pm

José Frade escreveu:São tramados, não são? Twisted Evil

Em todos os aspectos! Pessoalmente não consigo distinguir a vocalização, pormenores em voo... até nas fotos às vezes é uma guerra!!!!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por António Beira Alta Ter Jun 19, 2012 3:19 pm

PNicolau escreveu:Eu não consigo distinguir as vocalizações dos dois. Alguém tem alguma dica para me ajudar a fazê-lo?

O xeno-canto é nosso amigo , e lá vais conseguir distinguir o exemplo que o Gonçalo deu .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por Sofia Melo Ter Jun 19, 2012 3:32 pm

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Forumdsc1899

Eu sei que não devia por esta imagem aqui... depois das anteriores,

Mas gostava muito de saber se há pálidos por aqui...

É possível identificar esta mancha?
Sofia Melo
Sofia Melo

Número de Mensagens : 130
Idade : 51
Local : Lisboa
Data de inscrição : 26/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por PNicolau Ter Jun 19, 2012 4:28 pm

A mancha é realmente muito grande, mas não creio que esse critério seja 100% definitivo.

Muito obrigado Gonçalo, proporcionaste-me um momento Eureka!
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por Araújo da Silva Qua Jun 20, 2012 11:33 am

Gonçalo Elias escreveu: embora possam surgir misturadas nos locais de alimentação, existe uma segregação nos locais de nidificação


GRANDE AJUDA GONÇALO!!!

Ainda ontem, mas de tarde, coloquei-me num local mais elevado aqui da urbe e percebi claramente o significado destas tuas palavras:

As aves claras vêm sempre de outra vertente para a “mesa” e, por mais que se baralhem com as aves mais escuras, ambas acabam sempre por seguir em direções distintas. Implacavelmente!

Num dos casos, descobri a “ruína” onde supostamente o indivíduo da foto que se segue instalou o ninho, mas não foi possível observá-lo pousado.

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Pallidus



Ainda hei-de fazer-lhe o “teste das vocalizações”, mas já estou seguro, depois de tanto tempo a observá-lo, de que é um A. pallidus.

Grato pela ajuda!

Jorge

Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 20, 2012 12:00 pm

Ainda bem que fui útil.

Bela foto, by the way Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões Empty Re: Andorinhões e mais andorinhões e mais andorinhões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos