Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ranchada

4 participantes

Ir para baixo

Ranchada Empty Ranchada

Mensagem por Pedro Fernandes Sáb Jun 21, 2008 3:11 am

(nota: nao sendo em Portugal, ainda assim acho que tem a sua piada, mais a mais para quem, como eu, nunca tenha visto este comportamento anteriormente)

Andava eu numa madrugada junto ao Lago Cayuga (estado de Nova Iorque) a ver o Sol raiar pelo nevoeiro (e na esperanca de ver uma mobelha ou coisa que o valha), quando vejo no meio do espelho de agua um enorme "V" que avancava na minha direccao.

Ranchada 110


Deitando o binoculo a massa que avancava, dei comigo preplexo perante a ranchada de gansos-do-canada que se acercava da margem. Contei uns sessenta putos de diversas idades, escoltados sob o olhar atento dos progenitores.


Achei piada a esta escolta colectiva. Duvido que os progenitores saibam que gansinhos sao da sua ninhada, mas a defesa colectiva deve render. Eu a confianca pus alguma distancia entre mim e o rebanho... Smile

Fica a nota e a surpresa ao descobrir este comportamento da gansaria.
Ranchada 210


E foi de modo determinado que esta massa de aves acostou, galgou a margem e sem mais demoras desatou a pastar, qual enorme aspirador aviano, sempre sob o olhar atento dos progenitores.

Ranchada 310
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ranchada Empty Re: Ranchada

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jun 21, 2008 3:24 am

Muito interessante, Pedro!

Só por curiosidade, quantos adultos havia no meio da ranchada?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ranchada Empty Re: Ranchada

Mensagem por scirpaceus Sáb Jun 21, 2008 6:22 am

Já observei várias vezes esse comportamento de grupo, em Anas platyrhynchos - Pato-real, no Paul da Madriz, quando as fêmeas deslocam-se com as suas ninhadas, das áreas de pinhal onde nidificaram para a área do paul e encontram-se no caminho com outras ninhadas.
Encontro esses grupos que chegam a atingir 60 indivíduos, muitas vezes nas valetas das estradas em direcção ao paul.

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ranchada Empty Re: Ranchada

Mensagem por Alexandre_Leitão Dom Jul 06, 2008 8:50 am

Olá Pedro:

ao contrário do que pensas, tanto as fêmeas como as crias reconhecem-se bastante bem. Penso que tal deve estar ligado com frequências altas nas vocalizações , que provavelmente não conseguimos ouvir. Acho que inclusive, elas podem reconhecer visualmente os progenitores. Digo acho, baseado nas famosas experiências do Konrad Lorenz - só assim se explica que as crias de ganso sigam sempre a mesma pessoa e não outro «marmelo» qualquer com quem se cruzavam.

Acho que este comportamento deverá estar mais relacionado com coincidência de «caminhos», tipo a marabunta de Lisboa a ir ao fim-de-semana para a Costa e a entravancar as artérias para a ponte.

Abraço, e boas observações aí pela América do Bush e do Obama
Alexandre_Leitão
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ranchada Empty Re: Ranchada

Mensagem por Pedro Fernandes Qui Jul 10, 2008 11:22 am

Alo!

Pois, e bem capaz de ser sonoro e visual o imprint, mas assim visto a papo seco e sem grandes reflexoes, foi o que pareceu.

Goncalo, nao contei os adultos, mas diria cerca de seis ou sete casais (pelo menos).

Entretanto voltei a ver este comportamento com Eiders, femeas arrebanhando grandes magotes de putos. Mas aqui a razao destes ajuntamentos era mais clara - Larus marinus. Reza a observacao que foi visto um ataque de uns quantos gaivotoes que comecaram por comer os putos um por um, acabando por se atirar a femea e retalha-la em fanicos em menos de um ai. E olha que Eider e bicho matulao... Reza ainda a observacao alheia de um ataque de Larus marinus a Plegadis em pleno ar! - e aparentemente nao foi ocasiao unica. Larus marinus e bicho de respeito...

Abracos!
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ranchada Empty Re: Ranchada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos