Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela

4 participantes

Ir para baixo

Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela  Empty Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela

Mensagem por António Beira Alta Sáb Jul 07, 2012 6:02 am

Vou deixar-vos o link dos percursos pedestres promovidos pela Câmara Municipal de Manteigas , na minha opinião estes abrangem o que a Serra tem de melhor a nivel de fauna , flora e geologia . No geral e pelo que eu conheço , os percursos estão bem sinalizados , mas para quem possuir um receptor GPS este não deve ser dispensado pois a Serra é matreira e mesmo no Verão as condições metereologicas podem mudar em questão de minutos e com o baixar do nevoeiro tornar dificil a orientação a " olho " .
Votos de boas caminhadas ou passeios de Btt .

http://www.manteigastrilhosverdes.com/?trilhos-pedestres&cod=3
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela  Empty Re: Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela

Mensagem por Helder Vieira Sáb Jul 07, 2012 7:33 am

Antes de mais, obrigado António pela partilha. Logo mais exploro o site... entretanto respondi no tópico do "melro das rochas", colocando uma dúvida que provavelmente consigo esclarecer no teu link Wink

António Beira Alta escreveu:No geral e pelo que eu conheço , os percursos estão bem sinalizados

Pode ter sido azelhice, mas até eramos 3... chegar ao covão da ametade ao raiar do dia e andar mais de meia hora à procura de um trilho Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
De facto o raio do trilho estava lá (acabamos por fazer parte), mas a sinalização era essencialmente (se não na totalidade!!) uns montinhos de pedras amontoados aqui e ali, sobre as rochas maiores. O trilho em si era o verdadeiro "caminho de cabras", muito inseguro e intuitivo... mas adorei o local. Infelizmente não fiz o percurso todo.
Depois de explorar o link partilho a que trilho me refiro.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela  Empty Re: Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela

Mensagem por António Beira Alta Sáb Jul 07, 2012 8:42 am

Helder , em principio vais conseguir identificar e localizar o trilho que tentaste usar no link que aqui coloquei , pois o site está muito bem conseguido pois utilizam o plug-in do Google-earth e assim torna-se mais facil visualizar e até orientar em relação á nossa memoria visual . No site do Instituto Geográfico do Exercito : http://www.igeoe.pt/ encontramos um campo onde podemos visualizar e até imprimir imagens das cartas militares , basta para tal inserires o distrito , concelho e freguesia pretendidos e vai-te abrir um pop-up com a carta coorespondente , a aplicação ás vezes é meia manhosa e perde-se um bocado mas com uma boa ligação á net isso não deve acontecer . Podes visualizar a carta , fazer ampliação e imprimir a parte que desejares , a impressão vai ficar com o copyrigth do IGEOE , mas para o fim a que se destina , que é a nossa orientação no terreno serve perfeitamente , eu recorro muitas vezes a este meio para conseguir chegar a locais que me suscitem duvidas .
Falando agora na questão do terreno propriamente dito e da marcação dos percursos , o problema é que os percursos são criados , são marcados e as entidades que os lançam "normalmente" , e ponho entre aspas pois nem sempre é assim , não voltam a ligar nenhuma aos mesmos , os pontos de informação acabam por ser vandalizados , as marcas do terreno desaparecem com a erosão , ficam tapadas pela vegetação etc , vai valendo a iniciativa de quem por lá vai passando fazer a manutenção aos mesmos , na minha ultima caminhada por lá levantei imensos castelinhos caidos , pois havia locais onde não se conseguiam ver os colaterais e tive duvidas sobre o caminho a seguir .
A utilização dos montes de pedras que referes , chamados vulgarmente de castelinhos é uma mais valia no caso da Serra da Estrela ou outros locais onde não exista trilho definido , pois has-de conseguir ver o proximo e orientares-te nesse sentido , e as marcas de tinta vermelha e amarela vão servindo apenas de complemento para escolher o melhor percurso .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela  Empty Re: Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela

Mensagem por Helder Vieira Sáb Jul 07, 2012 5:06 pm

António Beira Alta escreveu:A utilização dos montes de pedras que referes , chamados vulgarmente de castelinhos é uma mais valia no caso da Serra da Estrela ou outros locais onde não exista trilho definido , pois has-de conseguir ver o proximo e orientares-te nesse sentido , e as marcas de tinta vermelha e amarela vão servindo apenas de complemento para escolher o melhor percurso .

Sim, sem dúvida. Sem os castelinhos seria muito mais difícil. Aliás, no início da subida, quando o trilho era praticamente impreceptível, foi ao olhar pela encosta acima que percebemos que aqueles amontoados estrategicamente distribuidos estavam a chamar por nós Very Happy

O percurso (parcialmente) que conheço é o PR5MTG - cor rosa, "rota do maciço central".
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela  Empty Re: Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 07, 2012 5:15 pm

Além de que os castelinhos continuam visíveis mesmo quando neva Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela  Empty Re: Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela

Mensagem por José Frade Dom Jul 08, 2012 11:56 am

Se alguém precisar de percursos pedestres de todo o país, eu tenho 3 dossiers cheios com folhetos e mais alguns ficheiros no PC.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4820
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela  Empty Re: Percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos