Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conservação de aves no Alentejo ganha 18 hectares

Ir para baixo

Conservação de aves no Alentejo ganha 18 hectares Empty Conservação de aves no Alentejo ganha 18 hectares

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 07, 2012 7:34 am

Conservação de aves no Alentejo ganha 18 hectares
06.07.2012
publico.pt

As abetardas, sisões e peneireiros-das-torres, aves que dependem das estepes cerealíferas do Alentejo, ganharam recentemente 18 hectares de zonas de refúgio, através da compra de terrenos pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) em Castro Verde.

Os terrenos agrícolas foram adquiridos em Maio com 75% de financiamentos comunitários e 25% divididos entre fundos da própria LPN e de donativos de empresas.

“Estes 18 hectares são zonas nucleares para a conservação destas aves, que precisam de áreas muito extensas, e têm condições de excelência. São territórios onde as abetardas fazem paradas nupciais e onde nidificam, por exemplo”, disse nesta sexta-feira ao PÚBLICO Rita Alcazar, responsável da LPN pelo projecto LIFE Estepárias (2009-2012).

Os novos terrenos juntam-se agora a outros 150 hectares que a associação ambientalista – a mais antiga do país, criada em 1948 – havia adquirido em Fevereiro de 2011.

Naqueles 168 hectares existem cerca de 50 abetardas (Otis tarda), a maior e mais pesada das aves da fauna portuguesa, e outras aves como o sisão (Tetrax tetrax), o peneireiro-das-torres (Falco naumanni) e a perdiz-comum (Alectoris rufa).

“Vamos manter parte da gestão agrícola, semeando searas todos os anos em algumas zonas e mantendo outras em pousio. Mas iremos fazer melhoramentos do habitat para estas aves, como a construção de uma torre de nidificação, a remoção de vedações, a acessibilidade a pontos de água e a proibição da caça”, explicou a responsável.

“Nestes terrenos, a gestão agrícola assegura abrigo e alimento sem perturbação para estas espécies, que nidificam no solo e que dependem de extensas áreas planas e desarborizadas para se alimentar e caçar”, segundo uma nota da associação ambientalista.

Os 168 hectares fazem parte de uma área maior, com 85.000 hectares, ou seja, a Zona de Protecção Especial (ZPE) de Castro Verde. De acordo com a LPN, nesta ZPE, o número de abetardas passou das 400 em 1997 para as cerca de 1300 abetardas no final desta Primavera; destas, 50 ocorrem nas propriedades adquiridas desde Fevereiro de 2011.

Quando o Programa LIFE Estepárias terminar, no final de 2012, a conservação destas aves vai sofrer alterações. “A nossa presença no terreno terá de ser reduzida e teremos de deixar de fazer algumas acções, como a vigilância das colónias de peneireiros, para resgatar os juvenis feridos que caem dos ninhos, a sensibilização junto dos caçadores, ou a intervenção para diminuir os impactos negativos das centenas de quilómetros de vedações”, disse Rita Alcazar.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1553780
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos