Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fenómenos meteorológicos

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Fenómenos meteorológicos

Mensagem por António Beira Alta Sáb Jul 07, 2012 2:58 pm

Transferindo aqui para o sitio certo a conversa que começamos a ter ali ao lado , vou-vos deixar algumas das melhores fotos de trovoadas ( raios ) que tenho .

Fenómenos meteorológicos  Img3436no

Fenómenos meteorológicos  Img3438ki

Fenómenos meteorológicos  Img3444l

Fenómenos meteorológicos  Img3445ri

Fenómenos meteorológicos  Img3489km

Fenómenos meteorológicos  Img3493h

Fenómenos meteorológicos  Img3497vpt
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por jheitor Sáb Jul 07, 2012 3:06 pm

as fotos estão muito boas todas.



sempre ma fascinaram desde muito novo e fico a observar durante muito tempo principalmente durante a noite...
quando no Alentejo tinha, da casa do meu pai uma vista que atingia sem exagero 6\7 km quer para a frente quer para as traseiras da casa por ser no ponto mais alto da aldeia... é um espectáculo inigualável os raios iluminam tudo como de um flash se trate
agora tenho o privilégio de ter uma vista para a serra se Sintra a uma distancia de cerca de 10 km só que poucas trovoadas presenciei deste local ... estou a espera mesmo também a ver consigo alguma foto de jeito .. sei que é difícil de fotografar estes fenómenos mas tenta-se....

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por António Beira Alta Sáb Jul 07, 2012 3:15 pm

Eu posso dizer que tive muita sorte em captar o momento , pois a trovoada estava a seguir uma trajectoria que não é habitual nesta zona , e estava mesmo a vir ao meu encontro . Eu andava já desde o meio da tarde a guardar os cumulo-ninbus e a tentar perceber o seguimento , mas andaram ali ás voltas na Serra da Estrela e não seguiram para onde eu queria . Depois da hora do jantar vejo que começavam a aproximar-se da cidade e montei logo o tripé na varanda e comecei a regular a maquina e fiquei á espera , e valeu a pena esperar . No final posso dizer que fique com o chão do quarto , tripé e maquina e eu próprio molhados , mas também fiquei com um sorriso de orelha a orelha por presenciar e registar o espectaculo .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Upupa epops Sáb Jul 07, 2012 3:41 pm

Muito boas as fotos, também adoro registar a trovoada, quer em vídeos quer em fotografias, mas sempre tive muito cuidado em não me expor, pois uma vez quando filmava a trovoada com o estore entreaberto, apanhei um susto, pois um raio tinha caído a escassos metros num sítio ainda por determinar, o momento ficou registado, mas desde aí tive sempre mais cuidado...
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 07, 2012 4:16 pm

Eu também acho as trovoadas fascinantes do ponto de vista visual / estético (as fotos estão muito boas), no entanto tenho de admitir que só gosto de as ver à distância, pois há uns anos um amigo morreu ao ser atingido por um raio e dois outros companheiros também foram atingidos e sofreram sequelas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Upupa epops Dom Jul 08, 2012 3:27 am

Eu também acho as trovoadas fascinantes do ponto de vista visual / estético (as fotos estão muito boas), no entanto tenho de admitir que só gosto de as ver à distância, pois há uns anos um amigo morreu ao ser atingido por um raio e dois outros companheiros também foram atingidos e sofreram sequelas.

affraid Mas não estavam em casa nem abrigados num carro, isso é uma erro grave, mas dentro de casa, desde que a trovoada não esteja mesmo muito perto não faz mal estar a janela (com ela fechada).
A partir do susto que tive, nunca mais estive a janela com trovoada forte muito perto. Razz

P.s:. Adoro os documentários do Discovery Channel sobre estes assuntos. Very Happy
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 08, 2012 6:15 am

Upupa epops escreveu: affraid Mas não estavam em casa nem abrigados num carro, isso é uma erro grave

Upupa, é sempre um pouco arriscado fazer considerações e ajuizamentos sobre situações que não conhecemos. Rolling Eyes

Eu referi o que aconteceu mas não descrevi as circunstâncias. No entanto, devo acrescentar que, na ocasião, o grupo se refugiou numa casa precisamente por causa da trovoada e que logo a seguir caiu um raio nessa mesma casa, com as consequências que referi...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por António Beira Alta Dom Jul 08, 2012 6:22 am

Gonçalo Elias escreveu:Eu também acho as trovoadas fascinantes do ponto de vista visual / estético (as fotos estão muito boas), no entanto tenho de admitir que só gosto de as ver à distância, pois há uns anos um amigo morreu ao ser atingido por um raio e dois outros companheiros também foram atingidos e sofreram sequelas.

Gonçalo , lamento pelos teus amigos , a Natureza consegue ser realmente imprevissivel no que toca aos fenomenos metereologicos e geologicos e nem todos os cuidados que se possam ter são suficientes .
Eu sempre que as trovoadas andam longe utilizo uma torre de vigia numa quinta pedagogica perto de casa para fazer observação , mas sempre que se aproximam não abdico do abrigo que a minha casa proporciona .
O maior susto que apanhei foi na quinta , pois houve um raio que atingiu um poste metálico duma linha de média tensão a cerca de 200 m de mim , o estrondo foi ensurdecedor , e só passado uns minutos me consegui recompor . Quando fui ver os estragos no poste fique ainda mais assustado , o galvanizado do poste no local onde o raio passou ficou torrado e o proprio maciço de cimento na base estalou todo . Sempre que passo ao lado do poste me lembro do acontecimento , a ferrugem tomou conta do poste no local por onde passou a descarga .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Upupa epops Seg Jul 09, 2012 1:45 pm

Upupa, é sempre um pouco arriscado fazer considerações e ajuizamentos sobre situações que não conhecemos.

Pensava que em casa era totalmente seguro, por isso descartei logo a hipótese de estarem abrigados e foi isso que me levou à especulação. pale

Tens razão, fui um pouco direto e falei de mais (sem saber a situação). Mad Embarassed
Peço desculpa.
_______________________________________________________________________

Encontrei este documentário espectacular, que acho que todos os fascinados pela trovoada devem ver, tem algumas partes fortes, que nem todos podem querer ver.

Espero que gostem. bounce

https://www.youtube.com/watch?v=wetmWmpWxsw

Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 09, 2012 3:01 pm

Upupa, estás desculpado. Eu percebi que o teu comentário não foi feito com má intenção.

Por aquilo que sei (não conheço o local, que nem sequer fica em Portugal), a casa em questão era pequena, estava isolada e tinha componentes de metal na estrutura - isso poderá ter contribuído para que o raio tenha caído ali, atingindo todos os seus ocupantes, com maior ou menor gravidade.

De qualquer forma, a ideia que tenho é que durante as trovoadas as casas nem sempre são totalmente seguras (especialmente se estiverem isoladas ou em sítios altos) e foi exactamente por isso que se inventaram os pára-raios: ajudam a captar os raios, desviando-os para a terra.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Upupa epops Ter Jul 10, 2012 1:28 pm

Este foi o meu susto, coloquei-o no youtube, mas foi apenas para vocês verem e agradecia que não o partilhassem com outras pessoas.
Fiquei durante 5 minutos a pensar no sucedido, pois queimou os telefones e modem...
Por este motivo não aconselho ninguém a filmar/fotografar trovoada forte quando esta está perto... affraid

Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por António Beira Alta Ter Jul 10, 2012 3:26 pm

Gostei imenso do documentário que colocaste Upupa epops , foi muito elucidativo .
E quanto ao teu susto , tive um parecido há muitos anos ainda quando morava com os meus pais , o primeiro telefone sem fios que tivemos estoirou com uma trovoada subita , de salientar que o estoiro da bateria o fez saltar da base e ir cair longe .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jul 10, 2012 4:18 pm

Não consigo ver o vídeo (diz que é privado???)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Upupa epops Qua Jul 11, 2012 6:26 am

Não consigo ver o vídeo (diz que é privado???)

Já resolvi, pus a opção privado em vez de não listado. Mad
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jul 11, 2012 6:42 am

Agora já dá mas tem de se ver no youtube (não deixa ver no embed).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 14, 2012 8:01 am

Aproveito este tópico para vos alertar sobre a previsão de tempo muito quente para segunda dia 16 e terça dia 17.

As máximas previstas são (os dois valores correspondem a segunda e terça):
Bragança 32-35
Porto 31-34
Coimbra 35-39
Castelo Branco 37-39
Santarém 36-38
Lisboa 37-38
Évora 40-41
Faro 28-30

Como sempre o refúgio perfeito será o:
Cabo Carvoeiro 22-25
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por JDGS Sáb Jul 14, 2012 10:48 am

Gosto deste tópico....Sempre me interessei por tempestades, furacões, etc......As fotos estão muito boas....E também já apanhei alguns sustos com trovoada. Um deles, foi enquanto estava à espera do autocarro e um raio caiu à minha frente, a cerca de 1km... Fez bastante barulho Shocked A partir desse dia que tenho mais cuidado, quando saio de casa com trovoada... Uma das razões desse receio também se deve aos documentários que vejo, e ainda bem que é assim, pois não me sujeito a levar com um raio na cabeça Laughing
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por jheitor Sáb Jul 14, 2012 10:58 am

até ter saído do Alentejo vi muitas árvores atingidas por raios principalmente pinheiros ... então é assim o raio desce pela árvore em espiral arranca uma tira de casca com cerca de 4\10 centímetros passados cerca de 8\10 dias a árvore esta seca
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por António Beira Alta Sáb Jul 14, 2012 2:45 pm

jheitor escreveu:até ter saído do Alentejo vi muitas árvores atingidas por raios principalmente pinheiros ... então é assim o raio desce pela árvore em espiral arranca uma tira de casca com cerca de 4\10 centímetros passados cerca de 8\10 dias a árvore esta seca

É exactamente assim como referiste Jheitor , aqui na minha zona há muitos pinheiros e castanheiros atigidos , inclusivamente o maior castanheiro da Europa(supostamente) que fica aqui bem perto da Guarda já foi atingido mais que uma vez por raios , mas esse tem resistido . Curiosamente ainda nunca vi um carvalho atingido por raios .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Upupa epops Qua Jul 25, 2012 3:14 am

Pessoal, tenho a avisar que segundo o instituto de meteorologia, há possibilidade de trovoada no interior Norte e Centro. Smile bounce
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por António Beira Alta Qua Jul 25, 2012 4:34 am

Upupa epops escreveu:Pessoal, tenho a avisar que segundo o instituto de meteorologia, há possibilidade de trovoada no interior Norte e Centro. Smile bounce

As nuvens já se começam a fazer notar sobre as serras mais altas da beira interior e Castela e Leão . Eu estou de piquete de prevenção e trovoada costuma significar trabalhar fora de horas , vamos ver o que vai dar .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Upupa epops Qua Jul 25, 2012 2:40 pm

Pelo radar do IM e pelo mapa das descargas eléctricas em Portugal, houve algumas células que se formaram no interior Norte e Centro e deram origem a trovoadas. Wink

Descargas eléctricas aqui: http://www.meteo.pt/pt/otempo/trovoada/
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por António Beira Alta Qua Jul 25, 2012 2:53 pm

Upupa epops escreveu:Pelo radar do IM e pelo mapa das descargas eléctricas em Portugal, houve algumas células que se formaram no interior Norte e Centro e deram origem a trovoadas. Wink

Descargas eléctricas aqui: http://www.meteo.pt/pt/otempo/trovoada/

Também costumo ver essa funcionalidade do site do IM .
Realmente durante o dia formaram-se bastantes nuvens de trovoada aqui na minha zona , mas ao final da tarde dissiparam .
Por volta das 21h o Céu estava assim no ponto mais alto da Cidade da Guarda :

Fenómenos meteorológicos  IMG_5236

Fenómenos meteorológicos  IMG_5233
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Upupa epops Qua Jul 25, 2012 3:02 pm

Boa, essas nuvens vinham de Espanha e vinham de SE para NO.
Não participas no forúm de meteorologia de portugal?

-> site: http://www.meteopt.com/?lang=pt&time=1343073133

-> Fórum do site: http://www.meteopt.com/forum/
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por António Beira Alta Qua Jul 25, 2012 3:06 pm

Sei da existencia do fórum , mas ainda não participo , sabes como é não há tempo para tudo , e já me meto em tanta coisa que receio um dia não conseguir ter tempo para tudo , mas um dia destes vou lá espreitar . Quanto ao sentido das nuvens era exactamente esse .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fenómenos meteorológicos  Empty Re: Fenómenos meteorológicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos