Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PS quer Estudo de Impacte Ambiental e Plano de Pormenor para Parque da Cidade

Ir para baixo

PS quer Estudo de Impacte Ambiental e Plano de Pormenor para Parque da Cidade Empty PS quer Estudo de Impacte Ambiental e Plano de Pormenor para Parque da Cidade

Mensagem por jheitor Dom Jul 08, 2012 8:24 am

PS quer Estudo de Impacte Ambiental e Plano de Pormenor para Parque da Cidade

8 de Julho, 2012

fonte : sol.sapo.pt/

O PS Porto disse hoje que a Câmara do Porto é «irresponsável» por autorizar um circuito de desportos motorizados no Parque da Cidade e pede um Estudo de Impacto Ambiental e um Plano de Pormenor para aquele espaço verde.

O Parque da Cidade é o maior parque urbano do país, com uma superfície de 83 hectares de áreas verdes naturalizadas que se estendem até ao Oceano Atlântico, uma característica particular a nível mundial, lê-se no sítio da Internet da autarquia do Porto.

«Consideramos de uma irresponsabilidade permitir essa instalação sem um estudo prévio de impacte ambiental, nomeadamente de impacto em termos de ruído», referiu à Lusa, o deputado e presidente da Comissão Política Concelhia do PS, Manuel Pizarro, considerando que a Câmara do Porto tem de assumir «responsabilidades».

O PS alerta que a instalação de um circuito de desportos motorizados pode gerar «graves danos ambientais para o Parque da Cidade» e avisa que a estrutura afectará «profundamente» o conforto dos «milhares utilizadores».

A avaliação do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) deve ser «apresentada ao executivo municipal» posteriormente, defendem os socialistas.

A Câmara Municipal do Porto anunciou recentemente a instalação de um parque de actividades radicais no Parque da Cidade.

Segundo o PS, o novo equipamento para o Parque da Cidade terá sido proposto ao município por um «promotor privado» e incluirá uma área significativa destinada aos desportos motorizados.

Na proposta do PS, contra a instalação de um circuito no Parque da Cidade, é referido que devem também ser elaborados um Plano de Pormenor do Parque da Cidade, incluindo a elaboração de um «regulamento de utilização».

A criação de uma comissão de acompanhamento para o Plano de Pormenor do Parque da Cidade, incluindo organizações ambientalistas com actividade na cidade do Porto, é outra das propostas dos socialistas.

Manuel Pizarro alertou também para a necessidade de retomar o diálogo com a Câmara Municipal de Matosinhos, para definir um programa e um projecto conjunto para a requalificação da Estrada da Circunvalação na área do Parque.

Segundo o deputado, a obra que pode candidatar-se a fundos comunitários no actual ou no futuro quadro de apoio Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

O Parque da Cidade foi inaugurado no início da década de 90 e é um dos equipamentos mais importantes da cidade do Porto e daquela área metropolitana.

Nos últimos anos tem sido autorizada a instalação de diversos equipamentos e a realização de actividades naquele espaço tais como: o queimódromo para a Queima das Fitas, instalações desportivas do Sport Club do Porto, Sea Life ou o festival de música 'Primavera Sound'.

Lusa/SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=53853
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos